quinta-feira, 29 de março de 2012

Variedade Alimentar

Eu estava a pensar sobre um comentário, alguém se espantou por eu estar há 3 meses na indução,  e realmente é um tempo bem longo e, comecei a perceber que as semanas em que eu não perdi peso foi porque eu comi algum alimento que eu não deveria comer. Na verdade somos ensinados a gostar de carboidratos desde criança, portanto sentimos muita falta dos alimentos que gostamos. Eu por exemplo, adoro bolos desde criança lembro-me que quando brincava na rua de minha casa e sentia o cheiro de bolo eu corria em casa para saber se era minha mãe que estava fazendo o bolo, a coisa é tão séria que toda vez que vou visitar minha mãe ela me espera com um bolo.
O que quero dizer com tudo isso, aprendi que é impossível seguir a dieta da proteína sem alternativas aos alimentos que gostamos de ingerir. No início eu não sabia que existia pão de indução ou bolo que poderia fazer com farelo de trigo ou aveia, depois que comecei a descobrir estas receitas com minhas amigas blogueiras, relutei muito para testar as primeiras receitas por dois simples motivos: o primeiro era puro preconceito, pensava que esses alimentos eram ruins, o outro motivo: como estou trabalhando bastante, tenho pouco tempo e ainda tenho que fazer a comida do pessoal aqui em casa, como postei uma vez não estão de dieta, às vezes era por pura preguiça mesmo. Só que tudo isto desencadeou numa compulsão alimentar, toda vez que sinto vontade de comer bolo, não sossegava enquanto não comia e como todas vocês sabem compulsão não se cura com uma única fatia. Porém esta semana dei um basta nisto e toda vez que sinto vontade de comer bolo faço um no micro-ondas que eu posso comer.
Vocês podem estar pensando que aprendi tudo isso sem pagar um preço né? Mas como diz minha filha: “nada a ver.” Semana passada eu não eliminei peso algum e pra variar enfiei o pé na jaca no final de semana, que por sinal iniciou-se na sexta e terminou no domingo e quase que se estende até a segunda (rsrsrsr) então vamos ao confessionário das culpas: na sexta-feira estava eu na pós-graduação quando uma amiga me chamou para ir lanchar como o instituto em que estudo é federal tem lanche gratuito para os alunos, mas como estava meio friozinho, eles resolveram servir um risoto, e eu comi o bendito risoto às 20h, chegando a casa por volta das 23h meus pupilos haviam feito pão de queijo, como já havia comido o que não devia resolvi comer unzinho e mais unzinho, e outro e outro e quando me dei por conta havia comido 8 pães de queijo (que espetáculo né), mas só estamos na sexta né? No sábado tive aula de 8 às 12 h e quando cheguei em casa por volta das 13 h, faminta diga-se de passagem, encontrei uma canjica quentinha que meu digníssimo  esposo havia preparado ai resolvi comer um pouco e comi aproximadamente 1 xícara (chá) e pra arrematar no domingo tomei café da manhã com a canjica novamente.
Depois desta jaca enorme morrendo de medo fui pesar-me na segunda-feira, o que para minha surpresa não havia mudança do meu peso (ufa!), mas como a justiça tarda, mas não falha (rsrsrs) na terça-feira quando fui me pesar a consequência estava lá, um quilo a mais (eu que pensava que iria sair impune desta). Resolvi erguer a cabeça e continuar como se nada houvesse acontecido, quando sentia vontade de comer algo comia um bolo permitido na indução e recebi um presente: hoje quando subi na balança já havia eliminado o quilo ganho no final de semana (Deus é Pai!).
Bom Pessoal, por hoje é só, no domingo conto a vocês se conseguirei eliminar mais alguma coisa até lá, prometo que postarei a receita do bolo que tem salvado minhas tardes também.
Beijinhos!

13 comentários:

  1. Ai Jo qui vontade de chorar .... ;( hoje faz 1 mes que estou parado por conta de um acidente no trabalho,e foi uma correria só pq cai da escada e torci o pé machuquei a coluna em 2 lugar...e ai já viu né dor e mais dor,anciedade e compulção por comida AFFFFFFFF.... acho qu to pirado ! eu tenho que conseguir voltar a dieta de novo,td dia prometo que vou conseguir e durante o dia acabo JACANDO!!!!!!! VOU TENTAR ATé CONsEGUIR... QUI BOM QUE VC EsTA AQUI DIVIDINDO sEUs PROBLEMAs COM A GENTE PQ AssIM VEJO QUE NÃO sOU (UMA FRACA MORTA DE FOME)que não é só comigo (",) DIsCULPA o desabafo...Obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Olá Sid já estava com saudades
    tem bastante tempo que você não comenta, nossa que susto este seu acidente, espero que já esteja melhor. Realmente quando estamos parados em casa não tem outra coisa a fazer do que pensar em comida e comer, tente manter sua mente ocupada, quando estou de férias também tenho muita ansiedade, mas uma amiga me indicou alguns sites que possuem uns cursinhos online gratuitos, na minha área que é educação e biologia tem bastantes, mas como não sei o que você faz, tem uns cursos de idiomas no Bussu, anota ai o link:http://www.busuu.com/pt dá uma olhada lá e aproveita este tempo livre forçado para melhorar seus conhecimentos.
    Quanto ao compartilhamento de minhas fraquezas, eu faço questão de colocar aqui no blog, porque as pessoas acabam por criar uma imagem irreal, achando que estou tendo bons resultados porque não saio da linha, faço tudo certinho, na verdade não é isso, tenho meus momentos de deslizes também mas o que faz com que obtenho bons resultados é que meus momentos de deslizes são bem menores do que os momentos em que mantenho a dieta. Além de mostrar que não adianta fazermos dieta a semana inteira e comer tudo o que quisermos nos finais de semana, isso até pode se já alcançamos o peso desejado, mas por enquanto temos que nos mantermos firmes.
    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu realmente adoro seu blog e seus posts. Eu verdadeiramente adoro quando tem novos posts, fico sinceramente feliz!!!

    Então, eu tenho novidades qeu achei, de certa forma, boas... Eu estou com problemas na minha tireóide, por isso ando tendo TANTA dificulade para emagrecer!!! Eu fiquei feliz com a descoberta proque agora sei que existe um problema e quando este for devidamente remediado, as coisas vão voltar para os eixos novamente. Foi a tireoestimulante (TSH) quem deu alterada, o valor de referência vai de 0,35 a 5,50; e a minha deu 5,98. A outra T4 livre, embora esteja dentro do valor de referência, em relação ao meu último exame, ela deu uma subida considerável, eu não sei o que isso significa, mas imagino que não seja legal...

    Outro dado que me deixou um pouco confusa foram os relacionados à gordura no corpo (tipo colesterol e triglicerídeos): todas as minhas taxas deram alteradas, todas elas passaram de ótimo para desejável, o que certamnete não é bom. Aí fiquei pensando se esse fato se deu por conta da Atkins, já que andei abusando das gorduras, ou se é conseuqência óbvia do fato de eu ter engordado quase 20 kg em pouco mais de um ano. Estou mais inclinada a acreditar na segunda hipótese, mas como existe todo o senso comum recriminando nossa dietinha, fiquei um pouco receosa... Você fez seus exames igual ele pediu no livro??? acho que sim, né? Lembro de ter lido alguma coisa nesse sentido aqui no blog... se bem que leio tantas coisas em tantos blogs diferentes que tem uma chance considerável de eu estar enganada... Mas você tem feito este acompanhamento? Quais são seus resultados???

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá lela
    eu disse que havia algum problema lembra? Alguma coisa estava errada com seus resultados, se você estava seguindo a dieta e não havia eliminado peso alguma coisa não estava funcionando como deveria, espero que este problema se resolva rapidamente com os remédios que seu médico irá passar.
    Quanto a alteração de colesterol e triglicerídeos acredito que seja pelo fato de você ter engordado esses vinte quilos, porque triglicerídeos elevados são por ingestão elevada de carboidratos e não de gorduras, eles estando elevados e você numa dieta quase zero carbo, não foi a dieta que os alterou.
    Fiz os exames no início da dieta mas só repetirei quando sair da indução o que está bem próximo. No início deram normais, mas apesar de todo o sobrepeso meus exames sempre deram normais.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. kkkk... ai amiga, tive que rir com vc! ai deus...
    "pensei que iria sair impune dessa" .... kkkkkkkk
    essa mesma "voz", fala comigo aqui! hahaha
    eu dou uma jacadinha, e depois no outro dia, eu penso, sera que vai ser alto esse troco hein???? kkkkkk
    é verdade o que vc disse... somos ensinados a viciar em carboidratos, desde criança...
    minha mae mesmo, sabeeeee, que estou de dieta... mas é so eu chegar na casa dela, e ela me vem: filha, tem um bolo de cenoura com cobertura de choco, aqui! (putzzzz, eu amooo este bolo!)
    Nao é facil... tem que ser guerrreira...
    mas vale a pena todo sacrifiio, estou com 77 kg!
    faltam só 11, pra minha meta! to muito felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...
    beijossss, fica com papai do ceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Georgia costumo rir dos meus erros e problemas mesmo, levar a vida com bom humor é bem melhor né?
      A gente sempre pensa que podemos sair impunes, mas a conta sempre é cobrada e as vezes é bem alta, principalmente quando estouramos o nosso crédito de guloseimas ai temos que pagar os excedentes mesmo.
      Ai visita pra casa de mãe é um desespero mesmo a minha mora em outra cidade, umas 4 horas de viagem, então você pode imaginar o que acontece quando chego lá, só Deus pra me dá forças. Sem falar que mãe sempre acha que temos que comer mais um pouquinho.
      Parabéns! É muito gratificante quando estamos vendo que as coisas estão caminhando bem e que só depende da gente.
      Firme que você irá conseguir, falta pouco agora.
      Fica com deus também.
      Bjs

      Excluir
  6. Vc está realmente determinada a emagrecer hem??? Quando cometo esses pecados, posso dizer adeus à dieta, pois não consigo voltar ao regime e é nesse momento que enfio os 2 pés na jaca, penso: "Já quebrei a dieta mesmo, então vou matar a vontade de comer" e assim o tempo vai passando e quando me dou conta vários dias, ou meses, se passaram e eu sempre acabo recuperando tudo que havia perdido.
    Desta vez estou no meu 3º dia e estou muito bem, mas sei que terei que passar por várias provações, uma delas é o final de semana da páscoa, pois irei visitar minha mãe e ela sempre me espera com muitas comidinhas gostosas...ai...ai.
    Sempre faço aquela preparação psicológica antes de sair de casa, tentando me convençer de que irei comer só o necessário e nada de coisinhas purpurinadas, mas a maldita compulsão sempre estraga tudo...dessa vez preciso resistir, um dia de cada vez, não é mesmo?
    Vamos com fé, minha amiga, pois só depende de nós. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Drika, tenho que estar determinada mesmo agora falta pouco, a pior parte já foi, estou a 7 quilos de minha meta, não posso deixar esta jaca me atrapalhar,a prendi que quando comemos o que não devemos, temos que recomeçar como se nada houvesse acontecido e seguir em frente. Não posso e também não quero voltar ao peso que tinha antes, eu era muito infeliz, já chegou época de nem me olhar no espelho, não saia pra comprar roupas usava o que minha mãe comprava era uma tristeza. Ontem eu estava na aula e fui ao banheiro, lá no Instituto os banheiro tem duas pias uma de frente com a outra e espelhos enormes um de frente com o outro, fiquei um tempão lá me ajeitando e admirando o quanto havia emagrecido, foi muito bom mesmo. Tento pensar nestas pequenas alegrias quando estou frente a algum alimento que sei que não devo comer, na maioria das vezes dá super certo.
      Quando iniciei a dieta em 2006 foi justamente na páscoa, passei sem problemas nenhum , eu estava muito determinada. Realmente tente um dia de cada vez, é como diz os nossos amigos do AA só por hoje, ao invés de dizer que só por hoje iremos comer aquele docinho, devemos dizer só por hoje não vou comer.
      Muita força que chegaremos lá!
      Beijos

      Excluir
  7. Meu Deus Jô!

    Que INVEJA!

    Eu morro de preguiça de fazer coisas especiais. Só de pensar fico cansada.

    Se tem uma coisa que eu tenho preguiça é de cozinhar. Só faço por puro amor à família juro. Então ter que fazer algo especial para minha dieta eu reluto muito...

    Mas esse bendito bolo: Você pode comer quanto quiser? Não me entenda mal, não estou em crise de compulsão, mas às vezes exageramos.

    Essa semana eu acabei com um pacote de rosquinhas de coco, pois eu ADOOOOROOOO comer isso tomando leite gelado, então tinha em casa, eu me acabeiiii - Socorrooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Edamoa
      você nem imagina como reluto também, deve ser coisa de mãe e esposa né? Demoro pra ir fazer as minhas comidas e o pior você não sabe que ainda tenho uma sabotadora, minha filha adora minhas comidas de dieta, até meu pão da indução ela come, as vezes faço e vou trabalhar e quando chego em casa ela comeu e, eu tenho que fazer novamente, mas até que agora ala já percebeu que não dá né ai tá querendo demais de mim. Ultimamente ela anda deixando minha comida em paz. rsrsrsr

      Quanto ao bolo podemos comer inteiro, porque a receita é de uma porção, rsrsrsr, confesso que s vezes tenho vontade de comer mais, ai tenho preguiça de fazer novamente e desisto.
      Também adoro estas rosquinhas, principalmente a de banana com canela, mas tem um tempão que não compro, justamente pra não cair em tentação.

      Excluir
  8. olá querida jó, gostaria de agradecer as visitinhas no meu blog, é sempre bom contar com apoio das amigas bloggeiras rsrs. menina cmo vc disse fica completamente impossivel seguir a dieta sem alternativa por isso sempre pesquiso na net e procuro sempre tá criando algo novo com as opções q tenho, pois descobrir que a palavra chave na atknis é subistituição e moderaçao e claro,ñ podemos usar a bendita farinha de trigo, mais podemos o farelo, a farinha de liança, as fibras como soja e aveia, ñ o leite mais sim ao creme de leite, ñ ao açucar mais sim ao adocante e é aparti dai que começa o desafio, podemos fazer milhões de coisas gostosas com essas maravilhas e o melhor caminhar sem culpa rumo ao nosso objetivo que é emagrecer. mais é claro que q as tentacões existem por isso é sempre bom ter-mos opções de lanchinho na geladeira em fim para ñ cair-mos em tentações. sempre faço receitas grandes e divido em varias porções assim tenho sempre o q beliscar ou lanchar nas horas de ansiedade, faz isso vc vai vê como fica mais facil levar a atkins adiante, varias vasilinhas com coisas gostosas para o trabalho, para casa da mamãe no fim de semana, para a faculdade em fim...
    tou na torcida por vc gerreira e sei que vai conseguir alcançar sua meta, assim com todas nós estamos lutando, beijo no coraçao
    sandra ssa ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra
      seu blog é muito bom, suas receitas são ótimas também coloquei até um link de receitas e tem vários que levam para seu blog.
      Ainda estou testando algumas receitas, mas as vezes tenho pouco tempo, sei que preciso dedicar um pouco mais de tempo pra mim, pois as vezes nos anulamos em prol de nossa família, mas aos poucos eu chego lá. Vou começar a fazer as receitas em porções grandes como você faz pra ver se me ajuda, percebi que só como besteiras por falta de opção, as vezes quero um doce e não tenho ponto, então cabo por comer o que me vem a frente, preciso acabar com isso e ter opções prontas, seja em casa, seja na rua.
      Também estou torcendo por você, os blogs acabam por fazer isso né, eu dou uma dica aqui e você outra lá e assim seguimos em frente na nossa luta.
      Beijos

      Excluir
  9. Jô,

    Já me achei.

    Consegui pegar as receitas.

    Tks

    ResponderExcluir