sábado, 4 de fevereiro de 2012

Efeitos Colaterais.

Fase de indução (40º dia)
Bom dia!
Eu me comprometi a postar qualquer efeito colateral que viesse a ter com a dieta da proteína, em posts anteriores relatei que eu tenho hálito cetônico  e um gosto metálico na boca. Bom há algum tempo tenho sentido um pouco de dores nas articulações em pequenas caminhadas, como a minha rotina de trabalho e estudo voltou ao normal esta semana, senti muitas dores nos joelhos e câimbras nas pernas, embora minha família tenha um histórico de baixa absorção de cálcio, sei que a dieta da proteína possui uma grande deficiência deste mineral. Quero deixar claro que no post das vitaminas não falei sobre o cálcio porque ele não é uma vitamina e sim um mineral, contudo também é essencial ao nosso organismo para manutenção e crescimento dos ossos e articulações.
Para esclarecer um pouco mais destaquei este texto sobre caibras:
“As cãibras ou câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação. Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalisada por enzimas.” (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3ibra)

Como não estou fazendo atividades físicas, portanto minhas câimbras não são de origem física e sim clínica como falta de cálcio ou potássio. Cálcio, tenho certeza que estou em falta e potássio pode ser, pois a dieta da proteína é bem diurética e esta semana não ingeri muito mate (rico em potássio).
Esta semana que irá se iniciar comprarei o cálcio para reposição e aumentarei a ingestão de mate para melhorar a ingestão de potássio. 
Fica ai a dica!
·         Próximo post segunda-feira dia 06/02/12

21 comentários:

  1. Oi amiga... Também estou fazendo a dieta Atkins, cuidado com a quantidade de mate ingerida ele apresenta uma certa composição de cafeína. Para os problemas de cálcio e potássio poderia procurar alguns suplementos com esses minerais.
    Até mais...
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana
    é verdade o mate também tem cafeína. Amanhã irei comprar um suplemento de cálcio, quanto ao potássio acredito que a quantidade necessária seja tão pouca que as verduras deem conta, o problema é que esta semana só ingerir vegetais uma vez é o que não pode acontecer. Preciso estar mais atenta. Ah só uma pergunta: você já fez a dieta Atkins outra vez ou esta é a primeira vez que está fazendo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Jo, Tudo bem?
    Menina estou terminando hoje os meus 14 dias de indução, mas acredito que vou continuar nessa fase por mais um tempinho, já se foram 5kg, mas a jornada aqui é longa... Fiz exames de sangue ontem e estou na espera dos resultados para análise. E você fez os seus?

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana
    tudo bem Graças à Deus!
    Você emagreceu bastante nestes 14 dias, só não fique ansiosa porque mesmo continuando na fase de indução o emagrecimento diminui um pouco tá é normal. Fiz os exames no início, mas só vou fazer quando fizer seis meses ou quando sair da fase de indução. Você tem que emagrecer quantos quilos?
    Boa sorte e força!

    ResponderExcluir
  5. Oi eu estou fazendo essa dieta ja faz 5 diass ,, e ja consegui eliminar 3 kiloss isso e muito bom,, mas o que me ta me deixando preocupadaa e que depois que eu começei fazer essa dietaa eu vo no banheiro de 20 em 20 minutoss isso e normal ???

    ResponderExcluir
  6. Oieee ! entao eu estou fazendo esta dietaa ,, e ja consegui eliminar 3 kiloss em 5 dias ,, mas o que esta me deixando preocupada e que depois que eu começei fazer a dieta eu vo no banheiro de 20 em 20 minutosss fazer xixi ,, isso e normal da dietaa ?? ow devo procurar um medico ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day
      Parabéns pela eliminação!
      essas idas ao banheiro é normal na primeira semana e é aconselhável beber mais líquidos também, beba muita água para não ficar desidratada.
      Você está indo muito bem!

      Excluir
  7. BIANCA ALENCAR24/09/2012, 14:56

    OIE... VOU COMEÇAR AMANHA MINHA DIETA ATKINS,ESTOU MUITO CONFIANTE E ESPERO VER OS MESMOS RESULTADOS QUE TANTO ESTOU VENDO NOS SITES...
    QUERIA SABER SE DURANTE A DIETA TENHO QUE FAZER USO DE VITAMINAS ,DE POTASSIO,DE CALCIO?
    ESTOU MALHANDO ISSO AJUDA MUITO NÉ? MAIS SERA QUE VOU SENTIR FRAQUEZA QUANDO INICIAR A DIETA? BEIJOS E OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca

      tenho certeza que verá resultados sim.

      É recomendado a ingestão de vitaminas sim, compre um polivitamínico, quanto ao cálcio e o potássio não li nada a respeito.

      Quanto a atividade física não recomendo aeróbica, mas acredito que musculação e uma caminhada de leve vai te ajudar e você não sentirá nada.

      Por nada querida depois volte pra contar as novidades!

      Excluir
    2. Olá Mila

      Parabéns pela eliminação e por estar associando a atividade física embora ela não ajude tanto na eliminação do peso em excesso, a qualidade de vida melhora muito.

      Obrigada pelas dicas.

      Excluir
  8. Oi começei ontem, já me sinto muito fraca já que pratico atividades físicas tdos os dias, minhas articulaçoes doem e não cosigo dormir direito isso é normal na fase inicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      essas dores nas articulações e a fraqueza inicial é normal sim, passa logo logo, diminua um pouco seu ritmo na atividade física concentrando seus exercícios na musculação, você terá melhores resultados.

      Muita força e não deixe isso te desestimular!

      Excluir
  9. O mal halito passa????

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente o mau halito nao passa...

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou estudante e achei o link do seu blog enquanto procurava material para um seminário sobre dietas hiperprotéicas. Me chamou a atenção o seu relato sobre as dores nas articulações, o que me deixou sinceramente preocupada, principalmente, ao ler as suas suposições acerca do acúmulo de cálcio e a posterior afirmação sobre a compra de complementos desse mineral. Entendo o seu raciocínio e porquê supôs que poderia ser esse o motivo das suas dores e hesitei bastante em comentar, pois vi no seu perfil que é professora de biologia, então deve saber mais do que eu sobre esses assuntos, mas, dado o perfil da dieta e suas consequências metabólicas, é conhecida a possibilidade do aumento de ácido úrico nas concentrações sanguíneas, o qual se acumula, justamente, nas articulações provocando dores e podendo se desenvolver para uma doença chamada Gota (além de ser um indicador de possíveis danos renais devido à sobrecarga dos rins).
    Além disso, não sei qual a sua idade, mas imagino que seja relativamente jovem para que haja um problema com os níveis de cálcio, o que me faz duvidar dessa possibilidade e que me inclinou mais ainda a fazer esse comentário. Me perdoe se pareço de alguma forma crítica, arrogante ou até intrometida, rs, mas minha intenção não é, de maneira alguma, essa.
    Peço encarecidamente que consulte seu médico antes de tomar as pílulas de cálcio (e faça isso o quanto antes!) porque ele é um mineral complicado de se mexer, pois está presente em N vias e você pode acabar desequilibrando seu organismo sem necessidade!
    Um abraço e meus sinceros desejos de sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou estudante e encontrei seu blog enquanto pesquisava sobre dietas hiperprotéicas e me chamou a atenção o relato sobre as dores nas articulações e, principalmente, ao ler a suposição acerca do acúmulo de Cálcio e posterior afirmação sobre a reposição desse mineral com suplementos. Hesitei bastante em comentar, pois li no seu perfil que é professora de biologia e, provavelemente, sabe mais do que eu. Dado o perfil da dieta, é conhecida a possibilidade de um aumento nas concentrações de ácido úrico sanguíneo, o qual se acumula, justamente, nas articulações, podendo se desenvolver para uma doença chamada Gota, além de indicar possíveis danos renais, devido à sua atividade sobrecarregada.
    Além do mais, imagino que seja relativamente jovem para apresentar um quadro de perda tão significativa de cálcio a ponto de causar dores e, tendo em vista seu atual contexto, em que a alta ingestão proteica leva a grande produção de ureia no figado, acho pouco provável que se trate de um problema com as concentrações de cálcio, por mais que eu entenda seu raciocínio e que haja um histórico. Também há de se considerar que a ingestão de cálcio não é tão baixa assim, pois tecidos musculares (em geral, a carne que comemos de boi e outros é justamente tecido muscular estriado esquelético) possuem altas concentrações do mineral, que é essencial à contratilidade associado às miosinas e actinas... Quanto às cãimbras, pode ser que seja simplesmente a falta de K+ como você mesma disse, mas também pode ser a soma de muitos fatores: a dieta leva a um estresse energético e sempre há uma taxa de degradação proteica para gliconeogênese, principalmente se não se alimenta em intervalos curtos, de modo que, mesmo com a alta ingestão de proteínas, possa haver perda de massa muscular magra, e também, pelo que você falou, estava de férias e voltou agora a trabalhar, de forma que o seu esforço "extra" por causa da dieta, por si só, já deixa o organismo mais "fraco", o que torna até plausível um acúmulo de ácido lático, porque o mínimo de atividade física cotidiana, como subir uma escada, já libera adrenalina, que já pode levar à glicólise e fermentação...
    Me perdoe se pareço crítica, arrogante ou até intrometida; não é a minha intenção de maneira alguma! Peço encarecidamente que vá ao seu médico antes de tomar as cápsulas de cálcio ( o quanto antes!), até porque o cálcio está envolvido em uma série de vias e é super complicado mexer com ele, você pode acabar gerando um desequilíbrio hormonal com consequências agravadas pela sua dieta (que também acaba mexendo com vários hormônios) sem necessidade!
    Um abraço e meus sinceros desejos de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingra

      Acredito que os dois comentários sejam seus por isso vou respondê-los juntos.

      Bem, eu deveria ter escrito um post após eu ter ido ao médico, mas como demorei um pouco a fazer isso acabei esquecendo de comentar, já fazem um ano desde este post, essas câimbras desapareceram uns 15 dias depois, contudo as dores nas articulações continuaram sumindo e reaparecendo, eu fiquei seis meses fora da dieta e ainda sim essas dores continuaram a aparecer e desaparecer, então resolvi procurar o médico que trata de minha mãe, como disse no post praticamente todas as mulheres de minha família possui má absorção de cálcio e essas dores nas articulações, fiz vários exames e apenas acusam inflamações que são amenizadas com um simples anti-inflamatório, estamos todas em tratamento, já conversei com o médico sobre a dieta ele me afirmou que como sou a única que faço essa dieta isso não se justifica, e as demais: primas, tias e minha mãe, que sentem as mesmas coisas e tem uma alimentação "normal"? Outro fator de minha família na parte materna, todas estão acima do peso e possui intolerância ao frio, a parte hormonal também foi descartada, nenhuma de nós tem problemas no funcionamento da tireoide.

      Então, Ingra isso de acordo com os médicos que consultamos é de causa genética, mas uma coisa os médicos afirmaram e venho comprovado isso: quanto mais pesadas estamos mais estas inflamações ocorrem depois que emagreci um pouco mais essa dores ficaram mais escassas, sabemos que o sobrepeso compromete as articulações né? Quanto a reposição de cálcio, os médicos dizem que de acordo com meus exames ainda não é necessária, mas tenho feito exames anuais, para que na época necessária e se for necessário eu faça a reposição, infelizmente para minha mãe e minhas tias já é tarde todas tem osteoporose e por má postura e pegar peso de forma errada duas delas possuem hérnia de disco, mas relutam em operar, por medo de não poder voltar a andar, então estão tratando e convivendo com as dores.

      Mas em relação a sua pesquisa, eu como pesquisadora também te aconselho a procurar pesquisas científicas mais atuais, essas pesquisas de que dietas a base de proteínas e de baixo carboidratos fazem mal a saúde já são ultrapassadas, contudo no Brasil essas pesquisas demoram mais a chegar, a maioria desses artigos estão na língua inglesa, te recomendo a ler o blog do Dr. José Souto, ele pesquisa muito sobre esses assuntos e com todo o embasamento científico, meu blog é apenas para relatar minha experiência sobre a dieta, até coloco alguns posts tentando explicar o porque a dieta funciona, mas escrevo para pessoas simples que querem se livrar da obesidade, nada acadêmico. O site do Dr. José Souto é: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br, eu lhe recomendaria ler o blog desde os primeiros posts, tenho certeza que lá sim você irá encontrar material embasado cientificamente sobre o assunto.

      Boa pesquisa e não se preocupe de forma alguma lhe considerei arrogante ou intrometida, mas crítica acredito que todos devemos ser, aceitar as coisas sem entender o como elas funcionam não deve realmente fazer parte de nossa vida.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Ah, sim, muito legal!!! Muito obrigada! Poxa, que bom! Eu sei que há um lado positivo nas dietas, estava pesquisando, inclusive, o lado terapêutico, de como cada dieta pode ser aplicada em casos não só de desnutrição, mas também de queimaduras e tudo mais. Rs, de fato, os dois comentários são meus, mas achei que o primeiro não tivesse sido enviado, deu um erro aqui. Eu só achei realmente pertinente o comentário porque notei que muitos dos comentários aqui de outras pessoas realizando a dieta faziam menção às dores na articulação! Mas o argumento de que seus familiares têm uma dieta normal e também apresentam os sintomas também é muito forte! rsrs
    Eu encontrei seu blog meio aleatoriamente, na verdade, abri por causa do título, para ver o que era, mas não usei suas informações não... rs
    Enfim, muito obrigada pela dica e desculpe pela minha empolgação de caloura! hehehehe
    Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Sem problemas, se encontrar em suas pesquisas algo que nos ajude na luta contra a balança conte para nós, todas as informações são bem vindas!

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  14. Estou fazendo a dieta low carb desde 20 de agosto, perdi 7 kilos, mas estou me sentindo bem mal, esses dias, dores nas pernas, caimbras e fraquesa,comecei a tomra um complexo vitamico, por dois dias me senti muito bem, mas depois de dois dias comecei a ter o mal estar a noite,comecei a tomar mai um comprimido de vitamina a noite também, vc teria alguma sugestão a me dar,
    grata
    Neiri

    ResponderExcluir
  15. Olá... Dores, sensibilidade ao frio, etc em várias mulheres da família pode ser fibromialgia.. Fui diagnosticada recentemente depois de um longo período de sofrimento por isso levanto essa hipótese, todos os exames davam normais! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir