quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Hábitos alimentares e má alimentação

Fase de Indução (52º dia)
Bom Dia!

No post anterior comentei que na saída do fim de semana bebi um copo de refrigerante, foi do tipo cola (marca que vocês conhecem muito bem), eu estava há quase dois meses sem ingerir nada com açúcar e fiquei impressionada com o dulçor desta bebida é muito doce, quando a consumimos não temos noção do quanto de açúcar estamos ingerindo. Só para ter uma ideia 200 ml deste refrigerante possui 20 gramas de carboidratos, destes carboidratos no mínimo 18 gramas são de açúcar, como ninguém (exceto quem esteja de dieta) bebe um só copo deste refrigerante imagina quanto não consome de açúcar somente na bebida? Fico pensando em pessoas que são viciadas nesta bebida e a consomem diariamente, às vezes tentam emagrecer, fazem dieta e a única coisa que consome fora da dieta é justamente este refrigerante, e ai não consegue perder peso e sabemos agora justamente o porquê né?  
Não sei se após chegar a minha meta irei continuar seguido à risca os conselhos do Dr. Atkins, porém de uma coisa já tomei consciência açúcar diariamente não voltarei a consumir, abolirei de meus hábitos alimentares, estou há quase dois meses sem consumi-lo e estou muito bem obrigada. Deixarei o açúcar para um doce ou um bolo de aniversário, coisas deste tipo, mas adoçar um café ou suco, eu irei continuar com meu adoçante.
Nossa família, principalmente nossos filhos seguem nossos exemplos, minha filha desde pequena consome vegetais e saladas, porque sempre coloquei no meu prato e no dela e mesmo os alimentos que ela não gosta muito como o feijão ela consome assim mesmo, por que possui consciência da importância de cada alimento, é claro que tem dias que dou um bônus para ela e a deixo comer sem feijão, mas de segunda a sexta ela se alimenta de forma equilibrada. Essa consciência alimentar é algo que se constrói com o passar do tempo e temos que ser sinceros, não adianta detestarmos um alimento e queremos colocar no prato das crianças, porque é saudável, elas precisam ver em nós o prazer por comer, aqui em casa não comemos jiló, não gostamos já comprei e fiz de várias maneiras, já tentei comer o que outras pessoas fizeram já fiz de tudo, então acabamos desistindo dele. Mas foi uma desistência depois de muita persistência.
Ah, outra coisa, este link que coloquei para baixar o livro do Dr. Atkins é uma comunidade e possui muitas dicas e receitas, tem uma em especial que pretendo fazer, é um pão que se pode comer na fase de indução (duas fatias por dia), ainda não encontrei os ingredientes, mas pretendo fazer para experimentar, se alguém já fez ou fizer antes de mim me diga se gostou se é bom ou se tem gosto de farelo e nada mais.
Um bom dia a todos!

·         Próximo post sábado dia 18/02/12

2 comentários:

  1. Jô,
    é isso mesmo. A gente nem sonha o quanto estamos consumindo de açucar em várias comidas. Eu ri muito que o nutricionista uma vez me disse que comer purê de batata é como ingerir uma colherada de açucar, puro. Já pensou? É como o refri ou aquele suco docinho que a gente toma por aí e que colocaram quilos de açucar. E a gordura acumulando na barriga..rs
    Fico encantada que você está conseguindo fazer a dieta. Sem carboidrato eu paro. Já tentei e não consegui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ale
    já fiz a reeducação alimentar que você está fazendo e tive bons resultados também, mas não consegui emagrecer tudo o que precisava e estou conseguindo na dieta sem carboidratos, na verdade toda dieta funciona o importante é descobri a que te faz se sentir melhor e seguir em frente. E já percebi que você está indo bem, então não tem que mudar é como dizem: em time que está ganhando não se mexe.
    Beijos

    ResponderExcluir