quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Só sei que nada sei...

Olá pessoal!

Ai ai ... sabe aquela sensação que as vezes temos que cada dia que passa não sabemos de nada? Pois é estou com essa sensação, antes eu pensava que o que nos era ensinado sobre "reeducação alimentar" era tudo o que precisávamos saber para emagrecer, quando eu comecei a fazer uma dieta de baixa calorias e comecei a emagrecer, comecei a rotular todas as pessoas que não conseguiam perder peso de fraca, como se elas não tivessem força de vontade, até que quando atingi a marca dos 78 quilos empaquei fiz de tudo, diminui ainda mais a quantidade de alimentos, entrei na academia e NADA, descobri a dieta da proteína e resolvi experimentar com muito medo, pois aprendi na faculdade que se ficasse em uma dieta cetogênica iria morrer, tá não morri e hoje sei que existem estudos que provam que viver com baixos carboidratos é muito saudável e civilizações inteiras (esquimós) que vivem em dietas cetogênicas e estão vivos,e  são mais saudáveis do que as pessoas que dizer ter uma alimentação normal. 

Descobri que não adianta baixar a quantidade de calorias que você irá empacar em algum momento antes de atingir seu "peso ideal", é claro se você está mais de 20 quilos acima do seu peso, como eu estava, descobri que eu emagreci fazendo "reeducação alimentar", porque comia mais saladas, menos carboidratos e não porque contava calorias. 

Descobri que o açúcar é um veneno, que nos mata aos poucos e ainda nos vicia para consumi-lo até a morte de nossa saúde, ui que fúnebre, kkk! Mas é a pura verdade!

Recentemente descobri que a gordura animal é bom pra saúde, que os óleos caríssimos de canola e girassol faz tanto mal quanto o óleo de soja, e que o único óleo vegetal que nos faz bem é o azeite (será até quando)!

Banha faz bem! É isso mesmo, banha de porco aquela usada por nossas avós (se você tem mais de 30 anos assim como eu, rsrsrsr) faz bem a saúde, será que é por isso que elas eram saudáveis, a minha morreu com 90 anos, lúcida e saudável, não comia pizza e acho que nunca experimentou um hambúrguer na vida! Não tinha colesterol alto, não tinha diabetes, o doce que comi era de vez em quando uma rapadura, mas bem de vez em quando mesmo, comia todos os legumes e verduras, frango com pele, adorava um frango frito!

E por falar em antigamente, rsrsrs, tenho uma prática que não é usual da minha geração, tenho um galinheiro no meu quintal, é isso mesmo crio galinhas na cidade, rsrsrs. Por que? Seus ovos são saudáveis, sem hormônios, recentemente estava observando uma franguinha que nasceu em meu quintal e já estava com 3 meses, ele tem um palmo de altura, não coloca ovos ainda, pois ainda não atingiu a maturidade sexual, fiquei pensando nos frangos comercializados, sabiam que são frangos de 60 dias? Pois é enormes frangos alimentados com rações e hormônios, será que isto faz bem para a nossa saúde?

Mas a mais recente descoberta foi a de um livro em inglês cheio de pesquisas científicas que diz que não precisamos beber muita água, essa história de beber 2 litros de água no dia, foi um marketing  lançado por uma indústria de bebidas para vender seus refrescos, já que a composição contém muita água! Aff, só sei que minha vó também não bebia água toda hora como eu bebo, só bebia água quando tinha sede! 

Acho que devo jogar fora todos os conhecimentos que adquirir em minha vida e seguir a filosofia de vida que minha vó tinha ela sabia das coisas, era magra e saudável! Talvez você esteja pensando agora; mas antigamente as pessoas morriam cedo, a expectativa de vida aumentou, sim é verdade, mas isso se deve ao avanço da medicina em criar medicamentos e vacinas, antes as pessoas morriam de febre amarela, sarampo, rubéola, etc, Hoje as pessoas morrem de hipertensão, câncer, obesidade, antigamente não existia a fartura de alimentos que temos hoje, contudo morremos pelo excesso desses alimentos, resolvemos processá-los, industrializa-los e enchermos eles de açúcar!

Termino este post dizendo a vocês que chego a simples conclusão do grande filósofo Sócrates:
"Só sei que nada sei"!

8 comentários:

  1. Ola, estou adorando o seu blogue. Comecei a doeta da proteína que li em outro luvro no dia 21. Perdi 1,500 kg em três dias. Ontem engordei 500g. Já li bastante aqui, acho que cometi alguns erros. Já tentei de todas as formas baixar o livro do Dr. Atkins e sempre dá erro. Além dos links que vc postou, há outras formas de obtê-lo? Tem como enviar por e-mail?
    Abs, Nique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nique

      Se você recuperou peso, pode ser que esteja fazendo alguma coisa errada, quanto ao livro somente nestes links é possível baixar, não estou enviando mas por e-mail, infelizmente.

      Excluir
  2. Cecinha

    Oi Jô!
    Tudo bem contigo?

    Passei a semana na maior correria, sem tempo para postar, concordo plenamente contigo, seus questionamentos também fazem parte do meu dia a dia, quando paramos para analizar em que mundo vivemos é assustador, principalmente no quisito alimentação, muita quimica, muito hormonio, muito tudo e nada saudavel, ficamos encurralados sem saber para onde correr, precisamos ser cautelosos e usar de bom senso nas nossas escolhas para conseguir ter uma razoavel qualidade de vida.
    Querida a dieta esta um caos, ou seja não esta existindo dieta rsrsr, como falei anteriomente estou sem foco, continuo com os 5 kilos que recuperei, hoje iniciando pela décima vez a indução, torcendo para encontrar o equilibrio novamente.
    Me fala de você! continua firme e forte? ja eliminou peso? Boa semana querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha

      Nem me fale em falta de tempo, estou atarefadíssima, nunca demorei tanto pra responder os comentários de vocês, mas vou tentar me adequar e pelo menos uma ou duas vezes na semana tentar responder os comentários. Quanto a dieta estou basicamente igual a você irei escrever um post sobre isso porque acho muito importante registrar estes momentos de fracassos aqui no blog também, afinal de contas não se vive só de vitórias né? Mas me dê notícias.

      Boa semana querida!

      Excluir
  3. Oi, Jô, tudo bem?

    Como você vai? E a dieta? Cheguei ao seu blog e li os seus relatos, os sucessos e as recaídas. Tenho vontade de iniciar essa dieta, mas às vezes bate aquela dúvida de que se vale a pena.

    Seu depoimento é muito importante para quem está ou quer iniciar, sabia?

    Fique com Deus e dê notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana

      Estou bem! A dieta mais ou menos, irei escrever um post sobre isso, após responder os comentário. Uma coisa te digo: se você quer uma dieta que realmente emagrece e principalmente você sente que o que você perde é basicamente gordura, esta é a dieta, o fato é que você terá que adotá-la como estilo de vida ou engordará tudo novamente.

      Tenho consciência que o que escrevo faz a diferença para quem quer começar a dieta, eu mesma tinha sérias crises de consciência antes de começar a dieta até que um dia encontrei um blog que contava a experiência de uma pessoa que fazia a dieta há 1 ano, foi ai que decidi fazer a dieta da proteína.

      Obrigada querida!

      Excluir
  4. bom dia,eu começei fazer a dieta das proteinas e tenho me inspirado em voce,so percebi que acabamos que ficamos dependentes dela ne,se comermos algo engordamos!!!
    Seus posts tem me animado muito,eu me vejo em voce me casei a 2 anos e engordei 10 kilos e sempre tive medo de ficar obesa,ja que tenho casos na familia,e estudo e trabalho nao posso fazer umja academia agora entao vou tentar,minha meta é 70 kilos igual a voce...rs
    entao vamos la força na peruca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica

      na verdade não é dependência, é mudança de vida, se os hábitos não forem mudados engordaremos novamente, também estou trabalhando isso em mim, confesso que está sendo difícil, contudo preciso entender que não vai adiantar nada emagrecer pra voltar a comer carboidratos da forma como comia e voltar a engordar, será tempo e energia perdidos.

      Mas vamos sim continuarmos firmes e que Deus nos ajude.

      Excluir