domingo, 21 de outubro de 2012

Pesquisas sobre low carb e atividades físicas!

Olá Pessoal!

Passei por uma semana turbulenta, congresso e trabalho, mas passou e sobrevivi, como é boa a sensação do dever cumprido. Mas deixando os afazeres de lado, a dieta ficou um pouco esquecida esta semana, na verdade todas nós sempre queremos um motivo para adiar o recomeço, essa foi a minha desculpa, comi alguns alimentos integrais para não me sentir muito culpada, mas dieta da proteína, nada. 

Estou lendo muito sobre alimentação, dieta low cab, açúcar e atividades físicas, o que mais me impressionou nestas pesquisas, foi o que eu sempre percebi e que minha amiga EDAMOA sempre questionou, li vários artigos que afirmavam a mesma coisa: atividade física não contribui para eliminar peso (como assim?), é isso mesmo quando fazemos atividades físicas com esse propósito, pensamos em queimar calorias e então gerar um déficit calórico que acarretaria na perda de peso, mas o nosso organismo se defende aumentando a nossa fome, comemos mais e não emagrecemos nada. O estudo também diz que quando diminuímos ainda mais a nossa ingestão calórica, mais sedentários nos tornamos, outra estratégia do nosso organismo. É óbvio que sabemos dos benefícios da atividade física para a saúde e isto não está se questionando, por isso mesmo sabendo que não emagreço com a atividade física, mesmo assim retornei, pois tenho uma disposição  que sem a AF não consigo, além é claro de melhorar minha postura e acabar com minhas dores nas costas.

E, em uma dessas pesquisas dei uma passadinha no blog que uma leitora deixou o endereço aqui para nós, vou colocar a resposta de um comentário que o Dr. José Carlos Souto, escritor do blog deixou para um leitor:

Caro Marcos: muito interessante o seu relato. Veja bem, uma dieta low carb não é a única forma de se perder peso. Tenho experiência própria de ter perdido 17 Kg no passado fazendo uma dieta de restrição calórica severa (algo como 1300 Kcal/dia por meses). Acontece que me sentia péssimo, tinha fome o tempo todo, perdi massa muscular, e engordei novamente 10 Kg dos 17 perdidos, pois não consegui passar fome indefinidamente. Assim, é inegável que com a dieta da sopa (ou da bergamota :-) ou seja lá que restrição severa for feita, a pessoa perderá peso.

Quando tentei perder peso novamente, 10 anos mais velho e 10 Kg mais gordo, já não conseguia mais (vamos ficando mais resistentes à insulina com a idade). Foi quando comecei a estudar o assunto deste blog. A perda de peso foi extremamente rápida, sem NENHUMA fome. Isso já faz mais de ano, e sigo com o peso absolutamente estacionado num IMC de menos de 22 (tendo recuperado a massa muscular, pois não faltam calorias e proteína na dieta páleo). Como todos os dias o quanto quero e quantas vezes eu quero. Sempre. Todos os dias. Vou te dar o cardápio de hoje: Café da manhã: omelete com 3 ovos de galinha caipira; almoço: bife de frango na manteiga, couve refogada com cebola e pedacinhos de bacon, salada verde com tomate e azeite de oliva; sobremesa: um pote de salada de frutas (sim, frutas!). Até as 18 horas não comi nada (e nem senti fome). Às 18 horas comi um punhados de amêndoas e uma fatia de queijo minas padrão. Repeti o queijo, pois estava ótimo. Fiz rapidamente uns bifes de frango novamente para janta, pois queria comer algo antes de levar as crianças no cinema. Nada mal hein? Quantas calorias eu comi? NÃO SEI. Não me interessa. É o mesmo que perguntar quantas vezes eu respirei, quantas vezes meu coração bateu. Comi o quanto quis para matar minha fome. É a assim com uma dieta de baixo carboidrato - a fome regula a comida, da mesma forma que a sede regula a água. Por quanto tempo posso fazer isso? Comer à vontade? Para sempre!

Marcos, vc deve fazer aquilo que funcione melhor para vc. Apenas sugiro, se vc quiser, que faça uma tentativa de dieta low carb (4 semanas para sentir bem os benefícios), pois é mais fácil e mais saudável do que a maioria das dietas e, principalmente, sustentável no longo prazo. Outra coisa importante é que os efeitos metabólicos da restrição de carboidratos são imediatos - em menos de 4 semanas a glicemia normaliza, os triglicerídeos caem muito, a pressão baixa, muito antes de haver uma perda significativa de peso. O motivo? Vc precisa emagrecer bastante para diminuir sua resistência à insulina. Mas quando vc faz uma restrição (a sério) de carboidratos, em poucos DIAS sua insulina está baixíssima, e isto produz imediatamente os benefícios acima.

Abraço e boa sorte!


Pelo visto, não sou a única que após um período de uita fome e privações com a chamada Reeducação Alimentar, não conseguiu mais eliminar peso. 

Bom Pessoal fico por aqui com essas considerações, se puderem dê uma olhadinha no blog acima, vale muito a pena, espero finalmente esta semana parar de inventar desculpas e pegar firme na dieta.

Boa semana a todos!


19 comentários:

  1. OI!!Eita qaunta informaçao legal hem!!Amei a dica do site e tbm acho que dieta com baixo carb é a melhor para emagrecer sem fome...bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dê

      É isso ai informação é muito bom mesmo, abre as nossas mentes, nos fazem pensar. Emagrecer sem fome é mesmo demais né? Parece milagre, mas sabemos que é sim possível. Bjs

      Excluir
  2. Então ... tentei fazer RA por quase um ano e sempre dava errado, sempre caía e comia igual louca, tipo o dia perfeito, mas a noite me acabava na comida ou em pizza, doces ...
    Hoje em dia estou na dieta das proteínas(+ou- uns 23 dias), Atkins ... e estou amando pois sim estou eliminando peso e sinceramente parece que nunca comi pizza, passo por elas de boa! E sabendo desses benefícios que traz amei mais ainda!

    Quanto a atividade física, ainda me sinto muito pesada pra tanto, mas um dia também quero muito fazer algo diferente assim por mim, mesmo que não ajude tanto a emagrecer quanto pensei, só pra me mexer mesmo =)


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Não tenho meuito o que me queixar da RA alimentar, pois jamais posso esquecer que eliminei 25 quilos com ela, o problema é que o restante do peso que precisava eliminar não consegui, e ai acabei engordando mais. Mas sem dúvida a dieta da proteína superou qualquer outra dieta, preciso sim é melhorar minha mente em relação a ela e começar a aceita-la como alternativa de vida e não como dieta para eliminação de peso, só assim chegarei ao meu objetivo e me manterei magra.

      Que bom que você está indo bem, é assim mesmo devagar e sempre, estou na torcida.

      É melhor deixar a AF mais pra frente mesmo, elimina um pouco mais, porque mesmo que você não emagreça, ao menos benefícios você verá no seu corpo.

      Bjs

      Excluir
  3. Jô,

    Me incomoda o termo utilizado pelo Dr. "Comer QUANTO QUISER".

    Isso é que é perigoso. O MEU quanto quiser pode ser mais que o necessário, assim como o seu ou de qualquer outro leitor...

    Acho irresponsável da parte de qualquer especialista usar o "COMA À VONTADE". Além de tudo é contraditório pois se é low carb, jamais será "À VONTADE".

    Quanto à atividade física e emagrecimento continuo com a mesma certeza, não serve mesmo. Temos que praticar apenas pela melhoria da saúde, pois se o objetivo central for perder peso é muito difícil conciliar gasto calórico com fome, e minha experiência continua, estou praticando o Pilates e ainda não consegui me sentir bem. Ok faz pouco tempo, então estou insistindo, mas confesso que tá sendo um "saco".

    Vou abordar o tema essa semana pois andei conversando com a professora e até ela concordou com algumas colocações minhas sobre aquele PRAZER TODO que muita gente afirma sentir com a Atividade Física. Me aguarde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edamoa

      O comer em quanto quiser se refere apenas as proteínas puras, ou seja, carne, aves, presunto, essas coisas, é porque você nunca conseguiu manter a dieta da proteína por muito tempo, depois da 1ª semana, comer o quanto quiser destas coisas é pouquíssimo, ganhamos uma saciedade imensa e não conseguimos comer muito mesmo. Tenho algumas novidades pra contar no próximo post sobre isso, vou deixar no suspense(rsrsrs).

      Quanto a AF para emagrecimento também já cheguei a essa conclusão mesmo que seja somente para mim, pode até funcionar para outras pessoas o fato é que não funciona pra mim.

      Demorei a abri o blog e já li seu post sobre o assunto muito bom mesmo, oh menina polêmica rsrsrsr.

      Excluir
    2. Jô eu entendo os termos, principalmente em relação à Dieta da Proteína, mas ainda assim penso que o termo em si pode gerar confusão no leitor, principalmente aquele mais desesperado, que não pesquisa direito, não se informa e principalmente não observa seu próprio organismo.

      Eu mesma, já cheguei a te perguntar de quantidade de folhas, por exemplo, pois para mim era À VONTADE MESMO, e não é.

      Nós que estamos pesquisando e estudando o assunto conseguimos assimilar, mas quando um profissional usa esse termo ele deve tomar muito cuidado, pois está "falando" para leigos e eu diria ignorantes totais no assunto, e acaba sendo uma ARMADILHA, pois lendo ou ouvindo, parece que pode-se comer quantidades enormes de proteína, e folhas e não é bem assim.

      Agora estou procurando entender alguns dos motivos que não me deixam seguir firme na dieta da proteína, e estou começando a achar que é a DOR DE CABEÇA, e quase já tenho certeza de que é o queijo que tenho ingerido, pois tenho tido dores de cabeça praticamente TODOS os dias depois que tentei recomeçar cento e cinquenta vezes essa dieta...

      Vou tentar mais, só que agora sem o queijo, mas antes acho que tenho que me desintoxicar.

      Excluir
    3. OLá Edamoa

      entendo o que você quis dizer sobre os cuidados nos termos, realmente é importante sim.

      Quanto ao queijo, eu tenho problemas com ele, toda vez que como queijo todos os dias não emagreço nada é igual ao creme de leite, não tenho outros sintomas, e como você já tem enxaqueca alguns alimentos realmente desencadeia dores de cabeça mesmo, experimenta excluí-lo por um tempo pra testar depois me conta como está sendo.

      Muita força pra todas nós que tá difícil...

      Excluir
  4. Cecinha

    oi Jô
    Tudo bem contigo?

    O site que indicou é otimo, salvei nos favoritos,estou sempre consultando, até fiz uma pergunta para o Dr. sobre a dificuldade de eliminar peso quando burlamos a dieta constantemente, ele demorou um pouquinho mas respondeu rsrsrsr.
    Querida estou um caso sério, depois do feriadão esta compricado voltar ao equilibrio novamente, estou morrendo de medo da balança, faço 2 dias de proteinas e 4 de guloseimas, assim não tem silueta que aguente, rssrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha

      já estava sentindo sua falta...

      Vou lá no site lê o que ele te respondeu(rsrsrsr).

      Olha sei bem o que é isso tô com o mesmo problema, faço direitinho por um ou dois dias e ai enfio o pé na jaca, tá difícil, mas temos que superar isso....

      FORÇA!!!!!MUITA FORÇA!!!E LÁ VEM OUTRO FERIADO!!!

      Excluir
  5. www.saboridades.net é uma nutri q mt me ajudou informalmente pelo blog e meus resultados começaram com as dicas dela. Esia iniciando desafia. Vai lá ver. Viu dar chance desse mes pq confio mesmo nela e sei q algo aprenderei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      obrigada pela dica vou dá uma olhadinha sim!

      Fica ai a dica para todas!

      Excluir
  6. Cecinha

    Bom dia


    Também sinto muita falta de nossos bate-papo, ainda que virtualmente rsrs, é otimo vim aki e obter respostas tão carinhosas e motivadoras... outro feriadão com direito a aniv. da mana. socorrooooooooooooo. rsrsr
    Querida voçê vai encontrar a resposta do Dr.José Souto no post (o que comer no café da manha) dia 10/10/2012, usei meu nome verdadeiro (Simone Soares) uso Cecinha porque muitas amigas me chamam assim devido ao meu sobrenome (Simone Conceição Soares)depois me conta ok? Bom final de semana, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida pelo carinho..

      Muita força nesse feriadão então, sugere um churrasco para comemorar (rsrsrsr), mas esquece a cerveja(rsrsrsr).

      Li seu comentário e a resposta dele, muito boa a dica da atividade física vai servir também pra mim.

      Bom final de semana pra você também!

      Excluir
  7. vou fazer o desafio do blog www.saboridades.net Gosto mt dessa nutricionista e to a fim de reintroduzir carbs na alimentação pq aumentei mt a academia. Fica a dica! (se não der certo, volto para o livros da dieta dos 17 dias q gosto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      fica sim a dica!

      Obrigada pela participação!

      Excluir
  8. Hoje sou feliz, sou ex - gordo. Já faço a dieta com restrição de carbo há 1 ano, e estou muito satisfeito.No inicio fiquei preocupado, pq almoço todos dos dias na rua, mas em restaurante a kilo dá pra seguir a dieta. Pela manhã como claras de ovo (6 claras) com queijo, presunto e atum sólido e sempre 1 copo de iogurte. No almoço, frango ou carne, uma porçao de feijao, com legumes e folhas a vontade. Pela tarde, costumo comer queijo lanche a vontade, amendoim, nozes ou amendoas a vontade e algum suco citrico. A noite, peito de frango ou sardinha sempre com folhas a vontade. Ah, tenho sempre no almoço e jantar bastante tomate, pois é termogenico. Fico longe de pao, arroz, macarrao, bolo, biscoitos, batata e refrigerantes. No fim de semana, escolho um dia para tomar minha cervejinha tranquilamente e ainda um domingo no mes tiro pra ir a um rodizio de pizza com a familia para não ficar anti-social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      fico feliz em receber comentários como este é importante que as pessoas saibam que é sim possível viver com baixo carboidratos e emagrecer para sempre.

      Parabéns pela força de vontade e por compartilhar conosco sua experiência e seu cardápio.

      Excluir
  9. Olá gostei bastante do seu post sobre a dieta LOW CARB, eu também tenho um blog sobre a dieta
    http://soulowcarb.com.br
    visite e deixe seu comentario

    ResponderExcluir