domingo, 12 de agosto de 2012

OBESIDADE E GENÉTICA


Comentei no último post que encontrei com uma prima que era muito magra e hoje encontra-se obesa, ela não só está obesa, mas já enfrenta problemas de saúde referentes a obesidade está hipertensa, a hipertensão dela encontra-se num grau de tamanho descontrole que quando estava grávida entrou em trabalho de parto aos 5 meses de gestação, a filhinha dela nasceu e teve que ficar hospitalizada por 6 meses, hoje a criança está com quase 3 anos, porém com sérios problemas respiratórios, porque seu pulmão não  se desenvolveu adequadamente.
Na minha família o índice de obesos é imenso, minha mãe até brinca dizendo que: “em nossa família ou se é gordo ou ficará gordo” e infelizmente é esta a estatística, quem era magro está em sobrepeso ou obeso.
Alguns estudos mostram o seguinte:
“As principais causas da obesidade é o alto consumo de alimentos não saudáveis, sedentarismo e consumo de alimentos industrializados. 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) criou um termo chamado “globesidade” decorrente das mudanças ocorridas no processo de globalização. Mas esse problema não se restringe aos ricos e à classe média, é também problema dos pobres. 

Nas duas últimas décadas os brasileiros transformaram os modos alimentares, deixaram de lado o tradicional arroz e feijão, para ingerir alimentos como cachorro quente, sanduíches e fast-food em geral. Esse tipo de alimento é altamente prejudicial à saúde. “ fonte: site Brasil Escola
“Influência genética
No controle de péptidos e monoaminas responsáveis pela regulação do apetite;
Nas variações do metabolismo basal, no efeito termogênico dos alimentos ou na atividade física espontânea;
Na regulação da utilização metabólica dos nutrientes energéticos, para suprir as necessidades do organismo. “
Disponível em:
Estudo do ministério da saúde em 2011 mostra números ainda mais alarmantes:
Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.

O aumento das porcentagens de pessoas obesas e com excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Agora, as proporções subiram para 52,6% e 44,7 %, respectivamente.
O envelhecimento também tem forte influência nos indicativos femininos. Um quarto das mulheres entre 18 e 24 anos está acima do peso (25,4%). A proporção aumenta 14 pontos percentuais na próxima faixa etária (25 a 34 anos de idade), atingindo 39,9% das mulheres, e mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%).
Considerando somente a população feminina, há um aumento de cerca de 6% a cada diferença etária de 10 anos, até chegar aos 55 anos. Entre as brasileiras com idade entre os 18 e 24 anos, 6,9% são obesas. O percentual quase dobra entre as mulheres de 25 e 34 anos (12,4%) e quase triplica (17,1%) entre 35 e 44 anos. A frequência de obesidade se mantém estável após os 45 anos de idade, porém em um patamar elevado, atingindo cerca de um quarto das mulheres.
Deixando a estética de lado, por que controlar o peso?
A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.
Fonte: Ministério da saúde
Bom, depois de tudo isso, volto ao caso de minha família, meus avós maternos não eram obesos, meus avós paternos sim, minha família materna é a que encontra-se com problemas de peso, minha família materna, não tenho contato com eles, por tanto não tenho conhecimento sobre este fato. Então posso chegar a seguinte conclusão: eu na família sou a mais propensa a ser obesa de acordo com a genética, contudo acredito que a obesidade de minha família está relacionada a mal hábitos alimentares e não a questão genética, a genética tem seu peso, mas aprendi na faculdade que o meio em que vivemos influencia muito em nosso comportamento, portanto a maioria de nós encontra-se obesos ou em sobrepeso influenciados pelo meio (comida fácil, tais como: refrigerantes, fast food, industrializados, sedentarismo).
Bom pessoal,  falei por demais hoje, mas sei que muitos estão esperando meus resultados então ai vão eles: esta semana reiniciei a indução como vocês sabem, e tive uma boa resposta do meu organismo eliminei 3 quilos (muito bom), vou continuar na indução por mais uma semana completando 15 dias passarei para a PPC.
Então é isso, Boa semana a Todos!   

11 comentários:

  1. Oi! Achei seu blog maravilhoso. Também sou do RJ - de Irajá e comecei a fazer a dieta de Dukan. Estou te seguindo... dê uma passadinha lá no meu cantinho. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu

      Obrigada!
      Vou visitar seu blog sim, é só arranjar um tempinho, já ouvi falar dessa dieta que você faz mas não conheço detalhes vou lá te visitar pra conhecer um pouco melhor.
      Seja bem vinda!

      Excluir
  2. Cecinha

    Bom dia Jô!

    Na minha família quem tem tendência a obesidade são os parentes paternos, meu pai era gordinho minha mãe era magra, so teve duas filhas eu a caçula e minha irmã, que sempre foi magrinha, mae dizia que eu puxei a familia do meu pai, e por mais que fizesse regime a (tendência) era ser sempre gordinha, ja imaginou meu drama? cresci escutando e convivendo com isso, hoje sei que a genetica colabora, mas se fizermos nossa parte alimentando-se com sabedoria "coisa que eu nunca fiz" poderemos sim, sair das estatísticas da genetica e tirar a obesidade de nossas vidas.
    Agora vamos para o balanço da semana, como te falei no post anterior havia aumentado 1k, hoje depois da farra de ontem + 800g se bem que ainda foi pouco em relação ao que foi ingerido rsrsrs.
    Virei essa páagina estou de volta a indução firme e forte sem cervejinha, rsrsrs porque preciso chegar nos meus tão sonhados 60kg antes de dezembro, será que consigo Jô?
    Adorei seu resultado mil parabens, me diz como estar sendo seu cardapio.
    Boa semana querida bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha

      é o que você disse a genética contribui, mas acho que ajudamos muito nessa contribuição né? rsrsrrs.
      Vamos firme na indução, que ainda temos peso a eliminar. Eu ainda estou no prejuízo em 2 quilos porque antes de viajar eu estava com 74, mas também sei que essa semana não vou eliminar tanto assim, mas vou seguir firme. É isso ai corta a cerveja que os resultados logo voltaram a aparecer.

      Eu não tenho uma variedade alimentar, sempre como as mesmas coisas, não tenho muito tempo pra isso, estou comendo ovos, café com adoçante no café da manhã, salada e carne no almoço, presunto e queijo no lanche da tarde e carne e salada no jantar, as vezes corto a salada do jantar, mas isso não é sempre.
      Experimenta e depois me conta!
      Boa semana pra você também!

      Excluir





  3. Oi Jô,

    Como vc esta?Menina,que maravilha 3 quilos eliminados!
    Eu,tive uma semana meio dificil,mt asia e enjôo,até mesmo por esta razão,a alimentação ficou bem controlada e a risca,caminhada diaria de uma hora.Então,hoje me pesei(isto mesmo só hoje,deixei a balança num local de dificil acesso),ai...minha amiga...só "um quilo" eliminado...não me controlei...enfiei o pé na jaca...comi doce e arroz.Colaborou tbm que meu filho esteve comigo o final de semana e hoje aquele vazio.
    Pois é,Jô,começar td de novo?

    Um gd abraço,bjos
    Bete





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete
      Estou na correria de sempre, trabalhando muito. Na primeira semana de indução é assim mesmo, eliminamos bastante, mas sei que esta semana não será igual, mas vou seguindo firme!

      Se você estiver eliminando um quilo por semana sem problemas!
      Recome sim, sem problemas, você vai ir se adaptando aos poucos!

      Qualquer coisa, pode contar comigo!

      Bjs

      Excluir
  4. Cecinha

    Oi Jô

    Estou meio depre. porque não conseguir seguir firme na indução, segunda e terça foi perfeito, ontem, o marido me chamou para um aniv. não me controlei,coxinha,bolinho,cervejinha ...aja inha não posso continuar assim, socorroooo, parece que estou perdendo o fio da meada, o que fazer para mudar essa situação? não posso deixar a vontade me vencer. bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Cecinha

    desculpe a demora, mas essa semana tá meio complicado!

    Sei bem o que é isso, a única coisa complicada da dieta da proteína é retornar a indução, depois de algum tempo fora, sabemos que funciona e que é só seguir mais, ficamos pensando nos "benditos carboidratos" que deixaremos de ingerir e acabamos comendo. Você precisa seguir em frente, sei que falar é fácil, mas eu também estou neste processo, então vou te passar algumas dicas:
    * Os primeiros 2 dias são muito importante, nesses dias você inicia a cetose, por isso, não burle nada nestes dias, a partir do 3º dia você começa a perder peso, por isso eu me peso no 3º ou no 4º dia, porque vejo que a dieta está dando certo e me dá forças para continuar.

    A chave é realmente isso que você relata, você não pode deixar a vontade te vencer, você é mais forte, já venceu isso uma vez e vencerá novamente, firme menina!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Cecinha

    Bom dia Jô
    Como Vai a indução?

    Brigadão pela força querida, vamos reagir, pois precisamos zerar nossa conta com a balança, suas dicas são muito valiosas, não vou deixar a vontade me dominar, porque não quero voltar ao peso inicial,o caminho sabemos qual é, e com certeza chegaremos la.
    Boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!!!
    Meu nome é Eliane, tenho 43 anos e estou 10 quilos acima do meu peso pois estou com problema de artrose no meu joelho esquerdo e por isso e outros fatores não vou mais para academia devido tambem a falta de tempo pois trabalho das 6 as 20 horas todos os dias, gostaria de perdir , se possivel que voce me desse um cardapio para que eu possa começar essa dieta e por quanto tempo devo segui-la. Desde ja agradeço e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      seja bem vinda!

      você tem poucos quilos a eliminar (acredite 10 quilos é pouco!), portanto você deveria fazer 2 semanas de indução (20 gramas de carboidratos por dia) e depois partir para a PPC (nessa fase da dieta você acrescenta 5 gramas de carboidratos por semana até atingir seu limite de carboidratos por dia, ou seja a quantidade de carboidratos que não engorda e nem emagrece, quando atingir esse patamar se desejar ainda eliminar peso, diminua a quantidade de carboidratos para voltar a emagrecer e já tiver alcançado sua meta continue comendo essa quantidade para manter seu peso).

      Quanto ao cardápio posso te passar umas dicas mais o importante é você montar seu próprio cardápio com o que você mais gostar, mas para isso você precisará do livro para saber todos os alimentos permitidos, me deixe seu um comentário com seu e-mail que te envio o livro.

      Você pode comer no café da manhã:

      2 ovos+café com adoçante ou
      mussarela com presunto na forma de rolinhos+ mate com adoçante.

      Almoço:

      Qualquer tipo de carne desde que não seja empanada com farinha e salada (folhas ou berinjela ou abóbora ou abobrinha ou tomate ou pepino).

      Lanche:

      Gelatina diet ou qualquer proteína.

      Jantar:

      Igual ao almoço.

      *beba muita água nessas duas primeiras semanas.

      Excluir