quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dieta da proteína e Colesterol.

Olá Pessoal!

Infelizmente as férias acabaram, e o tempo vai ficando curto, mas vou publicando os posts sempre que eu encontro um tempinho.

Bem , hoje trago um tema bastante polêmico para quem nunca vivenciou a dieta da proteína, as pessoas que  dizem que a dieta é perigosa colocam toda a culpa nas gorduras que vem junto com a dieta, mas será que a dieta da proteína realmente aumenta o colesterol?

Não me lembro se já comentei alguma coisa com vocês sobre minha sogra, mas como são tantos posts e tantos comentários respondidos, se ainda não falei, falarei agora, rsrsrs. A minha sogra é uma senhora de 70 anos, que a aproximadamente a dez anos vem passando por um quadro de depressão, e como muita gente deve ter conhecimento a depressão faz com que você perca o estímulo de fazer algumas coisas que normalmente você faria por prazer, então um dos sintomas que ela desenvolveu decorrentes da depressão é a aversão a qualquer tipo de carne, doces ou qualquer alimento que a dê prazer, ruim isto né? Mas essa é a nossa batalha diária, mesmo com medicamentos e acompanhamento médico mensal, essa é a vida que ela vem tendo a uma década, além do sintoma alimentar, ela não gosta de roupas novas, não gosta de sair de casa, as vezes é agressiva e se faz de vítima depois de alguns minutos, é controladora quer saber tudo o que você está fazendo ou fará, a que horas chegará em casa, por que não chegou na hora que havia dito que chegaria, não se importa com os demais membros da família, não quer se ocupar de nenhum afazer seja de lazer ou doméstico, etc. UFA! 

Mas esquecendo esse triste estado em que ela se encontra, pois nem mesmo os médicos sabem explicar o porque de algumas pessoas parecem não responder a medicação para a depressão, vou pegar apenas os sintomas alimentares, a dez anos ela não come carne e muitos outros alimentos, sua alimentação é exatamente:
biscoitos cream cracker, as vezes leite de soja, arroz, feijão, cenoura ralada e beterraba ralada, ambos os vegetais crus, ela não  fica beliscando e controla o horário de sua alimentação, ela come impreterivelmente as 7 h café da manhã, 11 h almoço, 15 h lanche da tarde, 17 h 30 min. jantar (é isso mesmo, exatamente) e 20 h ceia. Bem, de acordo com nossa crença de "boa alimentação", ela deveria em seus exames apresentar   anemia, pela falta de ferro, onde sua principal fonte é a carne vermelha, falta de cálcio pela não ingestão de leite e nenhum de seus derivados e falta de alguns minerais e vitaminas certo? Mas não é isso que os exames feitos a cada 6 meses indicam, ela não possui deficiência de ferro, nenhum tipo de anemia, suas taxas de cálcio são normais e há 5 anos vem tomando medicamentos para controlar o colesterol que apresenta taxas altíssimas. Na primeira vez que os exames deu esse resultado, o médico pediu para ela cortar frituras e retirar a pele do frango, comer carne vermelha apenas uma vez por semana, foi quando dissemos, que fritura? Que pele de frango? Que carne vermelha? O médico passou um medicamento e pediu para que o exame fosse repetido, mesmo ainda tomando a medicação ela continua com colesterol altíssimo, nenhum médico sabe explicar. 

Em contrapartida, eu que tenho uma alimentação a base de proteínas  tenho colesterol controlado e níveis de colesterol bom (HDL), excelentes, será que sou a exceção? Estudos tem comprovado isso que pessoas que fazem uma dieta a base de proteínas, tem apresentados esse índices! 

Então, pessoal vamos perder o medo da dieta, vamos fazê-la de forma consciente, sabendo que não nos fará mal, pelo contrário teremos benefícios, não teremos colesterol alto, não seremos diabéticos, e se sua hipertensão for como era a minha (causada pela obesidade) , assim que você começar a emagrecer dê adeus aos remédios para controlar a hipertensão, estou curada da hipertensão a 6 anos, minha pressão hoje é 12X8.

Boa semana a todos!

28 comentários:

  1. Que coisa não !
    Também faço bom uso das proteínas, sem medo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde JÔ! Adorei esse seu post, parece que vc leu meu pensamento! Esses dias andei fazendo umas receitas Atkins todas com dois tipos de queijos amarelos e carne/frango e ficava pensando 'Nossa qto colesterol!', então seu post me tranquilizou bastante, pois vejo que estou no caminho certo. Isso tb é decorrente de uma criação que tive, à base de carboiidratos, e era bastante adepta das bolachinhas água e sal com cafezinho (com açúcar, claro) e hoje já vejo que tenho novos hábitos e estão me fazendo mto bem! O mais interessante é que minha pele não está feia, pelo contrário, está mais viçosa e sem espinhas, nada (eu pensava que qdo se ingeria gordura a pele tendia a ficar feia)... Me livrei daquela adoração por sorvete, claro que continuo gostando mas hj sei controlar essa vontade. Resumindo: a dieta Atkins foi a que mais me fez bem, pq eu havia perdido há uns anos atrás uns 12 kg com mto sacrifício (acompanhamento médico, remédios, etc) e já havia recuperado 06 kg, pois fazer uma dieta a base de carboidratos sozinha não é fácil... E com a Atkins já perdi 6kg no total, sem remédio e comendo bem... e consegui isso praticamente sozinha (com a ajuda dos blogs, livros, etc... rsrs). Só qdo vemos o resultado na balança é que percebemos que fazer a dieta da proteína vale a pena! Como eu sempre digo... é uma filosofia de vida, pra vida toda! Beijos querida, fique com Deus e um ótimo fds e feriadão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela

      Não temos noção das gorduras que esses biscoitos industrializados contém e o pior gordura ruim (hidrogenada), mesmo essas de água e sal tem esse tipo de gordura.

      Você pode fazer sorvete zero carbo pra matar a vontade de vez em quando.

      Realmente Marcela os resultados nos motivam a continuar na dieta.

      Boa semana querida!

      Excluir
  3. Cecinha

    Oi Jô!

    Faz tempo que quero te dar um oi rsrsrs, só que andei resolvendo muitas coisas na rua e quase não parava na empresa, como foi seu carnaval? sei que é evangelica, fosse para algum retiro? ja brinquei muitos canavais, atualmente não coloco nem a cabeça na rua, com o passar dos anos tudo muda, incrivel! as prioridades vão sendo outras, como por exemplos, dormi mais descansar, ler assistir algums filmes, ficar com o filhote... essas coisa tão simples, porém tão importante.
    Querida em relação a dieta, jacada geral, fiz a indução por dez dias e de sabado para cá comida, cervejinhas, mesmo em casa, não quero nem subir na balança esses dias socorroooo.
    Vou me desintoxicar, estou pérssima novamente.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Cecinha

    Jô Desculpas, nem comentei o caso da sua sogra,
    que situação dificil heim, para todos os envolvidos, não sabia que um caso de depressão podesse durar tantos anos assim, que Deus abençoe Voçes nessa caminhada. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha

      é assim mesmo tem semanas que o tempo é curto, estou retornando ao trabalho e tá difícil muita coisa pra fazer, algumas mudanças na rotina já vi que o tempo para o blog vai ficar curto, mas vamos seguir em frente porque como diz uma amiga minha no fim tudo dará certo.

      Meu carnaval foi em casa, já fui em muitos retiros mas nos últimos anos tenho ficado em casa, aproveito esse tempo para como você diz descansar e passar um tempo com a família.

      E quanto a dieta, estou tendo problemas também fiz a indução também direitinho eliminei 3 quilos na semana seguinte não eliminei nada, sei que isso é normal mas essa história de estar em casa fazendo comida para a família é complicado acabo beliscando e ai já viu, mas vamos recomeçar novamente sei que é meio frustrante, mas não tem jeito acabei recuperando 2 dos 3 quilos eliminado, mas sabemos que não adianta ficar protelando né, vamos reiniciar amiga que o negócio tá bravo, rsrsrs.

      Em relação a minha sogra é difícil mesmo, muito difícil e o mais triste é saber que os filhos estão desistindo as vezes a encontro isolada sem conversar com ninguém e nem posso questionar os filhos dela porque eles estão a 10 anos tentando e não vêem resultados acabam desanimando, mas acredito que falta a ela vontade de ficar boa, os remédios ajudam, mas a pessoa precisa querer ficar boa, caso contrário não existe remédio ou terapia que dê jeito, ai ficamos nesse círculo uns dias melhores outros piores.

      Boa semana e força, muita força!

      Excluir
  5. Olá!!!

    Seus posts tem sido mto estimulantes... Começo amanhã a minha dieta. Pretendo eliminar 20 kg, hoje estou com 74. Já havia iniciado antes do natal, perdi 3,5 em 4 dias, mas desestimulei e n consegui continuar (recuperei tudo rapidinho =( ). Não encontrei as fitas p medir cetose na minha cidade nem na internet... sabe de algum site que venda? Obrigada pelo apoio. Sucesso p vc!!!

    Abraço

    Mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirela

      Pelo que entendi você pretende chegar aos 54 quilos? Não querendo me intrometer demais em sua vida quanto você tem de altura? rsrsrsr. As fitas você pode encontrar no site da ultrafarma.

      Obrigada, sucesso a todas nós!

      Excluir
    2. Oba! Vou comprar, obrigada!!! Acho que vai ajudar a me motivar e permanecer na dieta.
      Pois é, pretendo chegar sim! Espero não estar muito atrasada, rsrsrs... Mas sei que será bem difícil; 54 kg era meu peso há 2 anos, tenho 1,66. Aconteceu que de lá pra cá: passei a comer compulsivamente (até não aguentar mais, literalmente); larguei a academia; estou trabalhando e estudando 14 horas por dia, seis dias na semana; só não tenho ficado ansiosa enquanto estou mastigando... Aí está o resultado! Agora vou manter o foco!!! Hoje foi bem difícil (tive que sair de casa sem dinheiro e cartão para não comprar nada na rua, rs)... Mas acredito que vai melhorar!!!

      Muito sucesso pra nós!!! =)

      Mirela

      Excluir
    3. Olá Mirela

      Compra as fitas sim, eu não achei necessário para mim, mas se você acha que elas serão necessárias compre sim, é importante termos consciência do que precisamos.

      Se cuida estudando tanto assim requer de um boa alimentação, coma sempre que sentir fome (low carb é claro)!

      Estou precisando me controlar na rua também, acabo usando ofato de estar fora de casa para burlar a dieta, mas preciso me policiar.

      Sucesso pra nós querida!

      Excluir
  6. Oi Jô, como foi de Carnaval?? O meu foi tranquilo, meu marido (que não mora - momentaneamente - com a gente) veio pra cá e advinha o que mais fizemos?? Comer!! Aff... é difícil fazer dieta sozinha, com marido e filha comendo de tudo kkkk... Resultado: recuperei 1kg, estou bem chateada! Ja voltei pra dieta, só que vou burlar hoje, pq temos um lanchinho aqui no trabalho aí ja viu...rsrsrs... mas td bem, estamos sempre recomeçando né? kkkkk... beijos pra vc Jo... foco, força e fé ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela

      carnaval em casa colocando as coisas em dia, muito trabalho e algumas horas pra dormir, estava precisando, rsrsr.

      Ai ai Marcela, também estou nesta fase, emagreço burlo e recupero, aff, mas vamos seguir em frente, muito foco e força!

      Excluir
  7. Oi Jô, obrigada pelo blog! A festa da minha filha foi sábado! Ela fez um aninho, linda e cheia de saúde! E eu graças à Deus e a dieta da proteína (rsrsrs) estava exatamente como sonhei: LINDA E MAGRA! Todo mundo me perguntando como eu consegui, me elogiando, dizendo que eu estou mais bonita agora depois de ser mãe de 2! Minha altura é 1,59. Peso 58,00 kg. Sempre que tenho um tempinho passo aqui para ler suas dicas. Força pessoal!! As recompensas enchem nossos corações de alegria! SER MAGRA NÃO É TUDO, MAS É MUITO BOM! As roupas não me escolhem mais! Eu as escolho! Minhas roupas antes da gestação estão me servindo e todas as que eu usava antes da dieta estão largas! Quer coisa mais gostosa para uma mulher? Meu marido diz até que tudo se encaixa ainda mais gostoso! rsrs. Até isso ficou ainda melhor! FORÇA PESSOAS! Bjos, Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bê

      Parabéns para sua filha! Parabéns pra você também é claro é maravilhosa esta sensação você tem toda razão estar magra traz uma sensação maravilhosa!!!!

      Obrigada por compartilhar suas experiências conosco, é muito importante para todas nós!

      Nós mulheres nos entregamos melhor na nossa vida a dois quando estamos bem conosco, por isso sua vida sexual melhorou! Cuidado pra não arrumar outro bebê, nessa empolgação toda, rsrsrrs!

      Bjs querida!

      Excluir
  8. Olá Luis

    Venho lendo seu blog e é muito legal. Parabéns para vc. Infelizmente vc esta passando por esta barra com sua sogra mais confia em Deus, joelho no chão e entega na mão DEle que as coisas irão se resolver.

    Queria te dizer que já estou a 1 mês e 13 dias na dieta e perdi 7kilos. A minha dúvida é a seguinte nesta fase que estou o que posso acrescentar na minha alimentação a exemplo, leite, pão integral, frutas, iogurte estes alimentos já podem ser consumidos ou não.

    A minha meta ainda é perder mais 2 kilos e ficar com 70k.

    Um abraço, que Deus renove as suas forças fisicas, espirituais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Estamos buscando sim forças em Deus para passarmos por este momento, e graças a Deus que não existe mal que dure para sempre!

      Parabéns pela eliminação! Bem eu te aconselharia a acrescentar o iogurte, porém o natural e integral, nada dos iogurtes adoçados e desnatados e com moderação. Quanto ao leite é melhor deixar pra depois que você emagrecer o que falta e não ultrapasse um copo ao dia. Com relação ao pão, esquece, contudo se a vontade for muito grande coma apenas um por semana e somente após o emagrecimento. As frutas prefira as que contém menos açúcar (melão, morango,abacate, coco). Só não esqueça de comer com moderação, no dia que comer uma fruta, não tome o leite e o iogurte e vise versa.

      Lembre-se mais importante do que emagrecer é se manter magra!

      Obrigada pela força!

      Excluir
  9. Bom dia Jô, menina do céu! Nem me fale em mais um filho kkkkkkkkkk. Já pensou que loucura? Não tenho mais meus pais e meus sogros moram em outra cidade... 2 Está de ótimo tamanho. kkkkkkkkk
    Ótimas essas suas últimas dicas! As férias acabaram...voltei ao trabalho e lá a turma faz questão de fazer um café da tarde caprichado com bolos, torta, café com açúcar, pão fresquinho...só não consegui resistir ao café(com açúcar). O que posso levar para comer à tarde? Emagreci mais de 6 quilos, faz 35 dias que estou na dieta. Amo cerveja, caipirinha, amarula, espanhola...com esse calor... e só tomei um copo de cerceja na festa da minha filha. Será que tomar uma cerveja por semana pode? Tenho me mantido lonnnnge de açúcar, carboidratos e gordura...OBRIGADA!!!!!!!!!!!! Deus te fortaleça! Bjs, Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bê

      sabia que iria mexer contigo essa história de ficar grávida, rsrsr. Também nem sonho em ficar grávida novamente tenho problemas semelhantes aos seus, moro bem longe de minha mãe, mais de 200km e minha sogra não irá ajudar em nada como você pode perceber, trabalho e faço pós graduação, coitada da criança!

      Você pode levar nozes, castanhas, amendoim natural (nada de amendoim japonês), rsrsr e pode fazer também um pão de indução rechear de queijo e presunto e fazer um misto low carb, normalmente eu levo meu café de casa, comprei uma garrafa térmica pequena e levo meu café pronto, pois em todas as escolas onde trabalho os cafés são adoçados, aff, e tem uma que é melado, nem sentimos o sabor do café é açúcar com café e não café com açúcar, rsrsrrs.

      Quanto a cerveja é melhor deixar pra depois que vocÊ não precisa mais emagrecer ai você experimenta acrescentar um copo por semana se voltar a engordar corta seu copo semanal e deixa ele quinzenal, você terá que experimentar pois eu não sei eu não bebo.

      Excluir
  10. Legal Jô!!!!!! Vou seguir mais essas dicas!!!!! O pessoal da escola na qual trabalho já tem me perguntando se tomei fórmula...o que fiz para emagrecer... graças à Deus tô firme! Só saio da dieta uma vez por semana e não tem me atrapalhado. Continuo a emagrecer. Hoje me pesei e já estou no 57 kg!! Vou fazer o pão da indução. Não quero emagrecer mais, quero me manter assim. Valeu!!!!! Força pra todos!!!!! bjs, Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Bê!

      Continue assim e com certeza estará magra para sempre!

      Só uma dúvida:

      já contou a eles sobre a deita? Qual foi a reação?

      Muita força mesmo querida!

      Excluir
  11. Jô, contei só para algumas amigas, elas gostaram de saber e tem gente querendo seguir meu exemplo fazendo a mesma dieta. Há outras que acharam loucura, dizendo que eu deveria fazer apenas reeducação alimentar...mas isso acho que eu não preciso, amo furtas, verduras, legumes...essa foi a parte difícil da dieta, graças a Deus estou aos poucos introduzindo novamente esses alimentos na minha vida. Estou mais magra do que quando engravidei! Na semana passada tomei 1 cerveja e não vi alteração na balança. continuo perdendo peso, mas pra mim já está ótimo. Não quero perder mais. Força!!!! valeu!!! bj grandee!Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bê

      a maioria das pessoas seguem o senso comum e acreditam que reeducação alimentar é contar calorias, quando nós mudamos nosso estilo de vida e nossa alimentação estamos nos reeducando, mas não se estresse seus resultados já falam por si mesmo. Quanto as frutas reintroduza-as como sobremesas e não como alimento coma uma por dia, elas contém muito açúcar. E mais uma vez parabéns pela eliminação!

      Excluir
  12. Esto no quinto dia da dieta e já passei por provações, ontem fui à um chá de panela cheio de delícias e eu não comi e não bebi NADA. Hoje é aniversário da minha mãe, meu irmão comprou um bolo enorme de surpresa e ela já estava fazendo um bolo, ou seja, duas bombas. Resisti bravamente, cortei um pedaço de bolo e congelei. Quando eu acabar a dieta eu como. Eu estou no período pré-menstrual e to muito inchada, ainda não consigo ver muito resultado, mas não vou desistir ! Força pra todas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Seja firme essas horas são bombásticas, mas tenho certeza que conseguirá vencer. Nos períodos menstruais é assim mesmo nem pense em se pesar agora, pra não se assustar podemos ficar até 2 quilos mais pesadas então espere a menstruação ir embora e pese depois de 2 dias, continue firme e verá resultados.

      Força querida!

      Excluir
  13. Boa noite Jô,,
    Muito legal este seu blog, parabéns!
    Gostaria de lhe perguntar algumas coisinhas prá me dar uma direção. Comecei essa dieta há quase 1 mês atrás, meio na base da pesquisa pela Internet. O livro só consegui esta semana, em um Sebo de SP e ainda não chegou aqui em casa.
    Bem, na primeira quinzena, fazendo direitinho, entrei na tal da cetose, mas perder peso mesmo, nada! Minha meta é de 10 kg.
    Aí, desandei por 3 dias e retomei a dieta com mais restrições e amanhã já estarei no sétimo dia da dieta de novo. Fiz um exame de urina e estou em cetose de novo, mas ainda sem perda de peso.
    Tenho tentado aqui com o apoio do meu marido entender o que tenho feito de errado. Já cortei a cenoura, o tomate, o Trident (chiclete), estou dosando as quantidades de legumes permitidos e nenhum resultado positivo. Será que o fato de não ter a visícula está alterando tudo?
    Apesar disso, não pretendo interromper a dieta. Dessa vez tem que dar certo, só gostaria de entender a dieta.
    Obrigada!

    Mônica/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica

      na dieta da proteína este sistema de compensação não funciona, ou seja, se você começou a dieta na segunda e na quarta comeu um pão por exemplo, você perdeu os outros dias, sairá de cetose e não emagrecerá, normalmente você começa a emagrecer após 3 dias sem burlar a dieta, continue firme fique pelo menos 15 dias sem nada impróprio, tenho certeza que ai sim você terá resultados. Acredito que nada tenha a ver com sua vesícula e, sim com a falta de constância e pouco tempo menos de 2 semanas não dá pra tirar qualquer conclusão.

      Me retorne para eu saber como você está.

      bjs

      Excluir
  14. Oi Jô querida! Boa tarde! Obrigada!!!! Vou fazer isso! Frutas como sobremesa é ótimo! Adoro! Tem uma professora na minha escola que ganhou bebê na mesma época que eu! Jesus me ajude! Ela me persegue só porque está obesa e não faz nada para mudar isso! Só a vejo comendo (chocolares, bolos, pães, refrigerantes...). Ela está no meu pé porque eliminei todos os quilos da gestação e os outros que estavam a mais...só com oração mesmo!! Que ela não me veja! Tô tão feliz com a eliminação mas ne contenho para para não chamar mais atenção. Muito esforço, valeu a pena!!!Valeu Jô!! bjs Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bê

      sim frutas são deliciosas e depois que comemos proteínas a absorção do açúcar das fruas não são absorvidos tão rapidamente.

      Oh meu Deus, tenho uma "amiga" que fica assim também, sabemos o quanto que é difícil emagrecer e a dieta da proteína não é nada fácil, mas temos que ter em mente que ninguém tem como fazer o sacrifício por nós, todas as batalhas travadas somos nós que temos que lutar e vencer e o nosso maior inimigo está dentro de nós, mas infelizmente é mais cômodo permanecer gorda do que lutar. Mas sem úvida vale a pena MUITO APENA!

      Excluir