segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sedentarismo inconsciente!!!!

Olá Pessoal!

Eu que sempre me considerei uma pessoa fisicamente ativa cheia de fôlego venho trazer uma reflexão que me foi despertada pela minha filha, certo dia eu estava deitada assistindo tv e pedi a ela que estava no quintal para pegar alguma coisa para mim que estava no quarto ao lado, ela pegou o objeto e me disse: "pô mãe levanta e pega né, você estava mais perto do que eu.". Foi ai que minha ficha caiu...quantas vezes eu já fiz isso??? O pior é que descobri depois disso que não era somente ela que pegava as coisas pra mim, eu esperava meu marido levantar para pedir água e outra coisa que eu queria, mas estava com preguiça de levantar, sem contar que eu sou professora e que normalmente peço meus alunos para pegar alguma coisa pra mim. 

Dai veio a reflexão: É por isso que as pessoas engordam depois que casam, e depois que tem filhos engordam muito mais, não só por causa da gravidez, pra vocês terem uma ideia eu engordei mais depois que minha filha começou a andar do que em toda a minha gestação, ou seja depois que ela passou a pegar as coisas pra mim, que vergonha!!!!

Sabemos que atividade física ajuda no emagrecimento, mas contamos que atividade física seja apenas a feita na academia ou na caminhada antes ou após o trabalho, e a atividade física diária que fazemos ou que alguém faz por nós???? Isso não conta???? Claro que conta, tanto conta que muita gente assim como eu engordou muito mais depois que os filhos cresceram do que na gravidez!!!!


Então pessoal vamos levantar o bumbum das cadeiras, sofás e camas e parar de pedir as pessoas que façam alguma coisa por nós, que poderíamos levantar e fazer, se  você trabalha em escritório, levante e pegue você mesmo o copo de água ou o cafezinho, se você é dona de casa ou aquele pai cansado que chegou do trabalho, levante e pegue você as coisas que caíram em baixo da cama, não fique em frente ao computador ou a tv pedindo para as pessoas pegarem as coisas que você deseja, levante e pegue você, mesmo que a pessoa esteja mais perto do bendito objeto! Caso contrário você será a figura daquela foto clássica do cara em frente a tv com uma barriga imensa e da senhora sentada na varanda muito gorda, vendo a vida passar!


Depois que passei a perceber essa minha atitude, isso faz mais ou menos uma semana, confesso que não é nada fácil, ainda me pego pedindo as coisas a ela, mas assim que percebo eu mesmo me levanto e pego e vou dizer uma coisa pra vocês, nunca caminhei tanto dentro de casa como agora, espero que esse esforço físico extra, que não deveria ser extra contribua para o meu emagrecimento! : D

Fica ai a carapuça!!!!! Eu já vesti, será que serve em mais alguém???? Quem se habilita?????

11 comentários:

  1. Poxa Jo, isso é a mais pura realidade!!! Os exercícios 'domésticos' com ctza nos ajudam a queimar umas calorias sim, pois ao final de uma boa limpeza na ksa estamos cansadas e por vezes super suadas!!! Um belo auxílio para chegarmos aos nossos objetivos!!! E por coincidência, em 2013 optei por ficar sem empregada em ksa, vou fazer o serviço eu mesma, pois trabalho apenas das 12h as 18h então dá pra levar de boa... economizo um dinheirinho e me movimento mais... mato dois coelhos de uma só vez! bjs e boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela

      Que maravilha, não é todas as mulheres que tem essa consciência sobre o benefício das atividades domésticas, ai vem a velha desculpa que a maioria utiliza, que trabalha o dia inteiro e não dá pra conciliar trabalho e trabalho doméstico, isso é um mito, minha mãe sempre trabalhou em tempo integral e nunca tivemos empregada em casa e tudo sempre esteve em ordem. É claro que quem trabalha meio período como é o nosso caso sempre ajuda, mas no caso contrário pedir ajuda aos demais membros da família não custa nada, além do mas todos fazem parte da família certo?

      Excluir
  2. Eu já percebi isso e desde agosto q desço todas as escada possíveis (3 descidas = 1 subida) e, no trabalho, só vou ao banheiro em outro andar. Calcula isso com 4 ou 5 idas? E ainda me faz beber mais água, pq percebo q vou menos qd fico de preguiça. E troquei horário do café da tarde para fazer mais escadas rsrsrs E depois do almoço volto pelo caminho mais longo, vou ao banco,... Sempre pensando q alguma caloria tá queimando!
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria

      Que idéias maravilhosas, vou adotar algumas no meu trabalho, você está fazendo step gratuitamente, rsrsrsr, fica ai a dica!!!

      Excluir
  3. Olá Jô!
    Isto que disse com certeza a carapuça serve para muitos de nós.Falamos sempre em fazer atividade física (caminha, corrida, academia, etc...), mas somos totalmente desleixados no que diz nas tarefas rotineiras do dia a dia.Em casa ou no próprio serviço podemos adotar hábitos que vão ajudar a abolir o total sedentarismo.

    Adorei seu blog.Me chamo Ana Flávia, sou de Minas Gerais.Há anos venho travando uma briga com a balança e única resolve meu problema de peso é a dieta da proteína.Consigo manter a linha e eliminar os pesos indesejados, mas nunca conseguir seguir a fase de manutenção.Então emagreço rapidamente, depois relaxo e vem uma uma verdadeira compulsão pelos carboidratos...parece que o organismo quer compensar todo tem que abstinei deles.

    Esse é o meu desafio.Estou com 93 kg, com 1,65m de altura e quero chegar, vou chegar a 65 kg.Contando com a ajuda e relato de todos seus seguidores para manter firme na minha meta.
    Comecei há 4 dias, não sinto fome...mas sinto uma enorme vontade de comer os lixos..tenho que aprender a educar meu cerébro.

    Tenho um problema comum quando começa esta dieta: a prisão de ventre, então li no livro do DR.Atkins que casca de psilio é excelente para o intestino preso e também para redução do colesterol.Já sei onde encontrar: em casa de ervas medicinais (aqui em Minas, no mercado central em BH, vc encontra), um amigo vai trazer para mim e vou relatar depois se funciona mesmo.Os benef´cios que lí são excelentes.Pois é uma planta com muitas fibras.

    Encomendei também as tiras de medidor de cetose (Keto-Diabur test), que nunca utilizei.Para quem tiver dificuldade de encontrar em sua cidade, no site da Ultrafarma tem por R$47,00 o kit com 50 tiras.

    Bem,sigo firme no meu propósito e epero brevemente relatar meus bons resultados.

    Abraços!!!!
    Em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia seja muito bem vinda!

      Sempre que alguma coisa me chama a atenção sempre arrumo um jeitinho de postar aqui no blog, porque o que é um problema meu pode ser o de muitos vocês também, apesar de sermos pessoas bem diferentes possuímos muitos problemas comuns.

      Seu problema com a dieta da proteína é bem mais comum do que imaginamos, que a dieta funciona, isso todos que a fizeram corretamente sabe que é a mais pura verdade, é a dieta que mais emagrece e de maneira bem rápido, o problema está na manutenção, como ficar por resto da vida ingerindo pouquíssimo carboidrato? Esse é o nosso X da questão, conheço pessoas que estão há mais de 2 anos seguindo rigorosamente a dieta e mantendo o peso eliminado, contudo eles são exceções e não a regra, mas não se culpe e não se ache fraca por isso o fato é que passamos a vida inteira fazendo dos carboidratos nossa base alimentar, não dá pra modificar nossos hábitos em poucos meses.

      Quanto a prisão de ventre, li num site de um médico que faz a dieta da paleolítica que é bem semelhante a da proteína, que se você dissolver o calde de galinha (knor), em água fazer um caldinho e beber também diminui a prisão de ventre eu nunca experimentei porque não tenho problemas de prisão de ventre, mas vale apena experimentar. Fica dica do psilio também, esse eu não sabia.

      Espero e fico na torcida para que você alcance e permaneça no seu peso desejado e aguardo notícias.

      Muita força!

      Excluir
    2. Oi Flávia!!! Eu estou na mesma vamos nos ajudar

      Excluir
  4. Olá jô!

    Meu nome é Sheila

    Conheci seu bolg hoje e já li quase tudo, estou amando!E o mas importante é que realmente vc se preocupa com quem segue vc, e responde todas as perguntas.
    Bom eu estou fazendo a dieta SOUTH BEACH vc conhece? Estou no meu 4º dia sem carboidrato o problema é que tenho muitas dúvidas será que vc pode me ajudar? E gostaria de saber se ela é realmente uma boa dieta?

    Desde ja te agradeço! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila seja bem vinda!

      Obrigada pelos elogios! Apenas tento tratar a todos vocês, como eu gostaria de ser tratada, eu puxo as orelhas de vez em quando quando vejo que seja necessário, mas tento me colocar no lugar de cada leitor, e como passo pelos mesmos problemas é com certeza mais fácil compreende-los.

      Eu conheço a dieta south beach, mas não tenho um conhecimento profundo dela, acredito que para conhecê-la eu precisaria ler o livro e, eu não o tenho, o que sei é que no início é zero carboidratos e depois vai acrescentando carboidratos aos poucos e dentre esses carboidratos acrescentasse frutas, é basicamente o que eu sei, portanto não acredito que eu a ajudaria muito sobre essa dieta, mas como você está na fase zero carboidratos e se sua dúvida for em relação a essa fase quem sabe eu possa te ajudar? Deixe um comentário com suas dúvidas que eu publico e se eu não conseguir te ajudar algum outro leitor do blog pode te ajudar, pois alguns fazem essa dieta. Ah se você tiver o livro digital e puder me enviar por e-mail eu agradeceria gostaria muito de entender um pouco mais essa dieta.

      bjs

      Excluir
    2. Boa tarde jo!

      Muito obrigado pela atenção, eu estou agora no meu 11º dia no total são 14 dias sem corboidrato,mas ontem não aguentei e comi um raviole com mollho a bolonhesa, fiquei com a consciencia super pesada mas....
      Eu gostaria de saber se essa dieta faz perder musculo(massa magra)? E jo eu não tenho o livro não achei para comprar.
      Ha eu ja perdi 2kg em 9 dias foi quando me pesei!!!
      Bjkas Sheila

      Excluir
    3. Olá Sheila

      Na verdade as verduras que comemos nesses 14 dias contém carboidratos, então não são 14 dias sem carboidratos. Acredito que se foi uma unidade de ravióli não trará problemas, contudo se foi uma porção, continue firme como se nada estivesse ocorrido, essas recaídas são comuns afinal de conta mudar hábitos de uma vida inteira é muito difícil.

      Essa dieta Sheila é mais indicada para conservar os músculos, ao contrário das dietas de baixa calorias, pois quando seu corpo está com um déficit calórico irá eliminar tudo que consume muita caloria e no nosso caso seria o músculo, quando fiz esse tipo de dieta me lembro que fiquei muito flácida na dieta da proteína percebo que minha massa muscular é conservada, pois a flacidez é bem pequena.

      Quanto ao livro você pode me deixar um comentário com seu e-mail que lhe envio a cópia digital que possuo.

      Parabéns pela eliminação, você está indo bem.

      bjs

      Excluir