segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A mídia e os médicos estão se rendendo: A dieta da Proteína é saudável e dá resultados!!!

Olá Pessoal!

A maioria das pessoas acreditam que a dieta da proteína funciona, mas que faz mal para o nosso organismo, não é saudável, foi construída uma imagem de que a dieta saudável é a que utiliza em sua base os carboidratos e de maneira alguma admite-se que os carboidratos e principalmente os carboidratos refinados estão contribuindo para uma população gorda e doente.

Mas aos poucos a mídia e os médicos vem se rendendo a dieta da proteína, é a dieta que mais peso se elimina, mais do que redução de estômago! Eu tenho uma parente que fez redução de estômago, hoje ela está bem mais magra, mas não alcançou o seu peso ideal, ela está ainda 10 quilos acima de seu peso e não elimina mais peso e já fazem 10 anos que ela operou, portanto seu peso já estabilizou. Temos na mídia um exemplo disso: o Faustão, percebemos que ele emagreceu muito, mas ainda vemos um homem gordo, não sei quanto tempo  ele tem de operado e se o seu peso estabilizou ou se ainda irá emagrecer o fato é que a redução de estômago tem ajudado muitas pessoas a recuperar a saúde e tem ajudado muitos a sair da obesidade, mas muitos de seus adeptos ainda estão no sobrepeso.

Trago hoje para vocês um link da reportagem que a Andrea do blog Atkinianas postou na semana passada se eu não me engano, a reportagem é da revista veja, obrigada Andrea pelo achado e a revista veja por está ajudando a quebrar esse tabu. Vou postar apenas as respostas do médico  Fabiano Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede) que preescreveu a dieta da proteína para a jornalista da revista.


1 - Dietas radicais, como a da proteína, valem mesmo a pena ou estão sempre fadadas ao efeito sanfona?

A dieta com restrição de carboidratos não é uma dieta radical, tendo em vista que o paciente apenas se limita a ingerir um determinado tipo de alimento. Este regime ensina ao paciente como comer, mas não limita as quantidades, levando a uma reeducação alimentar natural, sem perigo de efeito sanfona.

2 - É verdade que a dieta da proteína aumenta o colesterol?

Não. Pelo contrário, hoje os estudos científicos recentes comprovam que a dieta com baixo índice de carboidrato é a que apresenta o efeito mais positivo na melhora do perfil lipídico, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo os triglicerídeos.

3 - Quais são os riscos para o organismo de abolir o carboidrato do cardápio?

Nenhum risco. Valendo ressaltar que a nossa proposta não se baseia em uma retirada completa dos carboidratos. Na fase de manutenção, o indivíduo pode comer todo tipo de carboidrato, devendo escolhe-lo através de uma tabela específica que garante combinações acertadas.

4 - Antes de começar uma dieta, que tipo de exames é importante fazer e por quê?

O paciente deve ser submetido fundamentalmente a um exame clínico completo de sangue, laboratoriais e de imagem. A dieta é um ótimo pretexto para se fazer um check-up.

5 - Existe alguma contraindicação para a dieta da proteína?

A contraindicação é pontual em pacientes que apresentem alguma disfunção renal. Mas isso não quer dizer que o regime, por si só, leva à disfunção renal.

6 - Por quanto tempo posso fazer uma dieta restritiva sem prejudicar a saúde?

Não existe limite de tempo para se fazer este regime, que deve ser realizado sob supervisão médica pelo tempo necessário. Além da perda de peso e da melhora metabólica, estudos recentes mostram evidências de benefícios da dieta da proteína para o tratamento do câncer, da Doença de Alzheimer, Doença Parkinson, AVC, epilepsia, envelhecimento, enxaqueca, autismo, traumatismo craniano e outras desordens neurológicas, corroborando que não há um limite de tempo para ser realizada.

7 - A idade da pessoa influencia de alguma forma o processo?

Cada faixa etária e sexo apresentam sua peculiaridade, o que de fato influenciará positivamente ou negativamente na redução do peso. Por isso, é fundamental que todo paciente passe por uma avaliação médica séria e bem criteriosa antes de iniciar qualquer tratamento. E, como o metabolismo muda com a idade, deve-se avaliar a presença de algumas alterações hormonais como na menopausa, período em que a mulher pode apresentar dificuldade maior para emagrecer.

8 - Em um processo de emagrecimento, a dieta equivale a quantos por cento do resultado?

A dieta sem dúvida é a protagonista no processo de perda de peso, sendo responsável por cerca de 70% dos resultados, dependendo do paciente. Obviamente o exercício é fundamental e ajuda muito, aumentando a taxa metabólica basal, a massa magra e melhorando a auto-estima, fatores essenciais na redução e manutenção do peso.

9 - Alguma dica para combater a fome depois de praticar exercícios?

A fome após o exercício é uma resposta fisiológica do nosso organismo que não deve ser enganada. Pelo contrário, deve ser bem suprida pelos alimentos que são permitidos na dieta. Alguns tipos de carboidratos e proteínas, por exemplo, podem ser ingeridos sem restrição após a atividade física, bem como suplementos protéicos que tenham baixo teor de carboidratos.

10 - Dizem que algumas dietas fazem perder os cabelos e cair as unhas. É importante tomar suplementos vitamínicos para complementar a perda de nutrientes durante o regime?

Essa pergunta denota a importância de uma avaliação e um acompanhamento médico durante qualquer tratamento nutricional, uma vez que o regime bem orientado proporciona por si só todos os nutrientes necessários ao organismo. Perdas de cabelo e unhas fracas durante uma dieta podem ser sinais de cardápio mal orientado.

11 - Terminada a dieta, o que é importante fazer para manter o peso e não ser vítima do efeito sanfona?

A principal fase do tratamento é a de manutenção, que apresenta uma série de peculiaridades que devem ser acompanhadas por um profissional responsável. O paciente deve manter os hábitos alimentares saudáveis aprendidos durante a dieta, deve manter a prática diária de exercícios físicos e o acompanhamento médico e nutricional periódico. É nesta etapa que o médico fará a reintrodução dos alimentos de acordo com as necessidades de cada paciente.

12 - Existem alimentos que realmente ajudam a emagrecer, como o abacaxi e o limão? Você recomendaria outros?

O importante no emagrecimento é seguir algum programa dietético sério com base em evidências científicas prévias que auxiliam no processo de emagrecimento.

13 - Gelatina deixa a pele mais firme ou isso é mito?

Gelatina, assim como todas as outras fontes protéicas que podem ser ingeridas sem restrição em dietas como a proteíca, são fontes de colágeno. Mas dizer que deixa a pele mais firme é um exagero.

14 - Colágeno é um bom complemento durante uma dieta?

As melhores fontes de colágeno são as proteínas. Se ele pode ser obtido na própria dieta (através de um bife, por exemplo), não existe necessidade de suplemento.

15 - Como manter o intestino funcionando bem durante a dieta?

O indivíduo deve manter a ingestão de fibras, presentes nos vegetais, nas frutas e em alguns tipos de grãos, associando o uso de semente de linhaça, germe de trigo, oleoginosas como nozes, avelãs, castanhas e macadâmia. É sempre importante lembrar, também, que um boa ingestão diária de líquidos é fundamental para o funcionamento regular do intestino.


Para acessar a reportagem completa acesse:
 http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/diario-dieta-verao-reporter-veja-rio-fernanda-thedim-729878.shtml?

É só copiar e colar no seu navegador.

18 comentários:

  1. Olá Jo, boa noite. Sou estudante de educação física e resolvi dar início à dieta hoje. Sou praticante de exercícios, porém, sempre fui gordo. A 2 anos, fui a um nutricionista, onde perdi 20 kg e fiquei magro. Hoje, recuperei boa parte do peso, porém não estou gordo como estava. Preciso saber o que posso comer pré treino, quantos ovos posso comer por dia e se 1 colher de arroz integral no almoço faz efeito para a não entrada no processo de cetose. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro seja bem vindo!

      Os primeiros quinze dias da dieta são complicados em relação a prática do treino, seu corpo estará utilizando o um combustível diferente do que está habituado, eu não recomendaria exercícios nesses primeiros dias, mas é claro que se você é estudante de educação física saberá bem ficar no seu limite, então eu aconselharia você a tomar um Shake de proteína com pouquíssimos carboidratos para antes do treino, para dá um gás. Quanto ao arroz eu não aconselharia, acredito que iria atrapalhá-lo a entrar em cetose sim, o arroz é um fonte muito grande de amido.

      Mas é óbvio que tudo que eu escrevo é baseado no que eu leio no livro do Dr. Atkins e nas minhas experiências pessoais, não sou médica nem tão pouco possuo embasamento científico para tal.

      Espero ter te ajudado.

      Excluir
    2. Correto. Mais uma pergunta, rs

      No almoço tenho comido bastante verdura e legume, com carne ou frango, e como ainda estou sem um shake de proteina, ou como ovo de 3 em 3 horas ou uma fruta. A fruta pode interferir no processo também ? Obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Olá Pedro

      Na dieta desenvolvida pelo Dr. Atkins a fruta pode com certeza atrapalhar no processo de cetose, contudo não existe apenas a dieta do dr. Atkins como forma de emagrecimento com baixo carboidratos vou postar um link pra você dá uma olhada de um blog em que o administrador é um médico que faz uma dieta low carbo, contudo não é a dieta do dr. Atkins, além dele explicar com base científica sobre a sua própria dieta ele dá dicas de vários livros e posta resumos desses livros inclusive sobre como ganhar mais músculos e diminuindo a taxa de gordura corporal. Bom ai vai o link:
      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

      outro link do mesmo blog que fala sobre as frutas:
      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

      Mas tenho certeza que você irá ler o blog inteirinho pois é muito bom mesmo, as explicações dele são tão boas que até hoje eu não precisei enviar nenhuma pergunta, mas caso você ache necessário pode perguntar que ele te responde.

      Qualquer coisa me envie um comentário.

      Excluir
  2. Oi Jo!!! Que bom que isto está acontecendo, pois as vzs sofremos críticas por estarmos fazendo essa dieta, principalmente nos almoços de família...rsrs... Recomecei minha dieta pós festividades e estou firme!! Agora só falta retomar a atividade física, essa ta difícil! Ah, semana passada fiz a sua 'falsa mousse' e achei uma delíciaa... parabéns pela receita deliciosa!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela

      É muito bom mesmo que as "autoridades" estejam reconhecendo os benefícios da dieta da proteína e sua eficácia. As críticas ainda virão com muita frequência, já ouvi até que eu vou morrer se continuar a fazer a dieta da proteína, rsrsrsr.

      Que bom que já engrenou, estou também tentando engrenar, a receita da falsa mousse é boa mesmo até dá uma aliviada na vontade de comer doces, que isso sim é complicado na dieta.

      Vamos continuar firmes se Deus quiser! bjs

      Excluir
  3. Bom dia, Jô. Obrigada por ter enviado as cópias. Comecei ontem mesmo a dieta. Como tenho diabéticos na família que fazem controle estou sempre pesquisando e tem um manual de contagem de carboidratos da Sociedade de Diabetes que tem mais alimentos, segue o link
    http://www.diabetes.org.br/attachments/246_manual_oficial_contagem_carboidratos_2009.pdf
    Abraços.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlla

      que bom que recebeu os arquivos. Vou dá uma olhada agora mesmo nessa tabela e obrigada por compartilhar conosco. Abraços

      Excluir
  4. Obrigado pela atenção Jo. Deus abencoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Pedro é sempre um prazer conversar com vocês.

      Qualquer coisa fique a vontade para perguntar.

      Excluir
  5. Olá Jô.Bom esta é a primeira vez que acesso seu blog, e gostaria de parabenizar você pelas conquistas. Estou procurando a dieta da proteina mas achei algumas em diversos sites e diferentes. Se você puder me mandar agradeço. Vou começar a dieta e gostaria de saber como proceder, como fazer a importante compra pra começar a dieta, algumas dicas, e principalmente , manter contato nessa caminhada, preciso emagrecer, por qualidade de vida, e melhor desempenho na minha profissão, pois vou começar os estágios na faculdade então, falta de disposição, ficar ofegante não dá certo. Pode me ajudar?

    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kêll seja bem vinda!

      Obrigada pelos elogios! ;)

      Existem várias dietas derivadas da verdadeira dieta da proteína, por isso você encontra tantas contradições, mas a verdadeira dieta da proteína é a criada pelo Dr. Atkins um médico americano, então para você entender como funciona nada melhor do que você ler o livro que ele escreveu, quando iniciei a dieta no ano passado eu havia encontrado um site que dava para baixar o livro gratuitamente, mas infelizmente este site não está mais funcionando e o livro encontra-se esgotado por isso se você desejar eu envio o livro por e-mail, é só deixar um comentário com seu e-mail que lhe envio.

      Mas enquanto isso eu vou colocar 3 links de postagens antigas que escrevi para você começar a dieta, no primeiro eu explico como a dieta funciona, porque emagrecemos com esta dieta, no segundo eu escrevo sobre os aliemntos permitidos na fase de indução (primeiros 14 dias)e o terceiro link é sobre dicas e cardápios para a dieta da proteína.

      1º link

      http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com.br/2012/01/como-funciona-dieta-da-proteina.html

      2º link

      http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com.br/2012/01/fase-de-inducao-2-semana-10-dia.html

      3º link

      http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com.br/2012/02/dicas-e-cardapio-para-dieta-da-proteina.html

      Para começar é importante você entender um pouco do que estará fazendo e estes links lhe ajudará, assim que você ler as postagens me diga o que achou e o quais as dúvidas que surgiram.

      Acredito que pra começar já está bom.

      Muita força!

      Excluir
  6. Olá Jô, tudo bom? Me interessei bastante pela dieta e resolvi que vou fazer também. Mas estou com algumas dúvidas do que comer na primeira semana. Estou montando um cardápio, você poderia me ajudar?
    Obrigada!
    Beijoos Bia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz tudo bem graças à Deus!

      Vou postar um link de uma postagem que escrevi justamente sobre esses alimentos nas duas primeiras semanas.

      http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com.br/2012/01/fase-de-inducao-2-semana-10-dia.htm

      Se surgir mais alguma dúvida sobre alimentos é só deixar um comentário.

      Muita força!

      Excluir
  7. muito obrigada! :D
    Beijoos Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia

      É sempre um prazer ajudar! ;)

      Muita força!

      Excluir
  8. Oi Jô tudo bem? Fiz as compras de tudo que pode me auxiliar e é necessário para a dieta, porém surgiu uma dúvida : vi em um post sobre a maltodextrina, e procurei a gelatina diet, mas quando li a composição, tem essa substância. Sabe me indicar uma marca que não tenha, ou sendo gelatina posso consumir essa substância?

    Beijos Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly

      Infelizmente não encontrei nenhuma gelatina que não possua maltodextrina, mas eu normalmente faço uma caixinha e como ela toda no lanche da tarde, mas só como umas duas caixinhas por semana, pois não gosto muito, ai é que fica a dúvida, será que não atrapalha no meu emagrecimento porque como pouco ou porque a quantidade de maltodextrina é pouca? Vai saber né? Então até que encontremos uma marca que não contenha maltodextrina é melhor ficar nessa média de duas caixinha na semana mesmo.

      bjs

      Excluir