quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Relações Perigosas!!!

Olá Pessoal!

Estava muito ocupada, final de ano para professor é uma correria total, vocês podem imaginar, ainda mais para quem trabalha em dois lugares, oh meu Deus, o pior de tudo pra mim são as burocracias do meu trabalho, porque lidar com alunos, pais e direção da escola é tranquilo, mas corrigir prova, lançar notas no sistema, deixar uma cópia impressa para a escola, e fazer diário, esse último é o pior, quando pensamos que está tudo certinho, que víamos preparando ao longo do ano, sempre aparece algo de novo, mas é isso ai. Então estes últimos dias nem abri o blog, pois não tive tempo nem para responder os comentários, peço a todos que deixaram comentários, que tenham um pouco de paciência, que publicarei e responderei a todos, mas aos poucos, pois ainda não estou de férias.

Mas voltando as vacas magras, rsrrsrs, ontem ouvi a seguinte frase na hora do almoço de uma conhecida: "Odeio ter que comer! Meu corpo diz que tenho que me alimentar, mas minha cabeça me diz que não é necessário!" Vocês já ouviram isso de alguém????? Fiquei tão chocada que não disse nada!!!Alguém me disse certa vez que essa pessoa tinha anorexia, mas como eu nunca convivi com uma pessoa com esse distúrbio, não imaginava que era tão terrível assim. Ai fui me informar com alguém bem próximo dela sobre o que ela comia, a pessoa me disse que ela não almoça, não janta e que come apenas quando está com muita fome, tipo se já são meio dia e ela não tomou o café da manhã e está com fome, ela come uns dois biscoitos de água e sal com um pouco de requeijão e pronto, e assim fica até a noite. Como somente o necessário para se manter em pé.

Que história né? O pior é que não estamos falando de uma adolescente, ou uma mulher na casa dos 20 anos, estou falando de uma mulher de 60 anos, baixo peso, ela deve medir uns 1.75 m e pesar uns 50 kg. Ela deve vestir uns 38. Imaginem quanto tempo ela convive com esse distúrbio... É uma pessoa de personalidade muito forte, que até para conversarmos com ela sobre um assunto que sabemos que estamos correto em nossos argumentos, temos que ir preparando a mente dela e argumentando como quem não quer nada para só depois darmos o veredito, agora imagina alguém falar com ela sobre anorexia?

Fiquei pensando em todas nós, depois deste fato, ninguém encontra-se imune disso, principalmente quem vive na constante luta contra a balança, meninas e meninos cuidado com seu relacionamento com a comida, ela não é vilã, nem tão pouco recompensa, a comida é apenas figurante em nossa vida, não dê a ela o papel principal, cuidado com os extremos, façam outras coisas, tem pessoas que passam horas na internet procurando cardápios e dietas, e suas pesquisas são sempre sobre isso, não fazem mais nada, não sabem falar sobre outro assunto. Sei que precisamos nos focarmos para não sairmos da linha, mas o foco é nosso e não dos outros, então só fale de seu emagrecimento com a pessoa que te perguntar alguma coisa sobre isso e saiba a hora de parar, saiba que o assunto deve ter um ponto final, é melhor ouvirmos a seguinte frase: "mas me conta mais um pouco..." Do que ficarmos num monólogo interminável, deixando todos entediados e cansados de nossa presença.

Isso é para todas nós pensarmos sobre o assunto!

8 comentários:

  1. Isso é mais comum do que vc imagina, Jo. Da mesma maneira que tem gente que ama comer, tem os que odeiam. A Rita Lee é uma. Uma vez ela declarou que come tudo que tem que comer logo de manhã para não ter que se preocupar com isso ao longo do dia. Quisera ser assim, rsss
    Ah! E isso não é um distúrbio necessariamente pq essas pessoas são magras mas não doente.

    bjo querida
    andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea

      eu nunca havia pensado nisso antes, sempre convivi com pessoas que adoram comer e pra mim fica difícil achar isso "normal", é claro que não podemos diagnóstica as pessoas que tem esse comportamento como anoréxicas eu só falei que ela tem anorexia porque ela já foi diagnosticada por um médico e fez tratamento e hoje está de alta mas ainda tem esse tipo de relação com a comida.

      bjs

      Excluir
  2. Oi jo!!eu sou nova por aqui ,mas já sou admiradora e seguidora,do seu blog,adoro passar por aqui.tmb estou na luta para emagrecer...não e fácil,mas com determinação e sacrifício conseguirei,se vc tiver um tempinho da uma passadinha por lá.mineiradecididaamudar.blogspot.com .terei mto gosto em receber a sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida

      que bom que gosta do blog, uso este espaço para falar um pouco mais sobre a dieta da proteína, meus erros, tropeços e conquistas.

      Você tem razão, se formos firmes com certeza alcançaremos nossos objetivos, passarei sim em seu blog assim que possível.

      Excluir
  3. Jo, nossa q coisa né! Eu gosto de comer, sair pra comer algo... Mas desde q comecei com a Atkins já mudei bastante... hj sinto menos fome, sinto mais saciedade, o que é bom. Mas essa questão de distúrbios são mto sérios mesmo... Continue compartilhando suas experiências com a gente... Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela

      é verdade quando estamos nos dedicando a dieta da proteína além da fome diminuir bastante a compulsão também diminui além é claro da nossa consciência em relação aos alimentos. Precisamos ficar atentas para que esses distúrbios também não nos atinjam devemos sempre zelar para que a nossa relação com a comida seja sempre saudável.

      Obrigada querida e continue participando também, essa troca é muito importante para todas nós. Bjs

      Excluir
  4. Jo,td bem?Li seu artigo e resolvi contar minha situação e espero um conselho ok?kkk. Fiquei por meses com a dieta da proteína e cheguei aos kilos que queria.Só que agora que estou na fase de manutenção e consumo 90g de carbo por dia, ando completamente sem fome, tem dias que chego a comer somente as 4 da tarde não por sentir fome, mas por me sentir fraca. Daí o que está acontecendo: estou emagrecendo mais q devia.Acho que a obsessão pela contagem dos carboidratos me enlouqueceu um pouco.Aí minha situação está no famoso "se comer o bicho pega e se pegar o bicho come" pq se comer muitos carboidratos posso engordar mto, mas, ao mesmo tempo q estou controlando oa carboidratos, estou emagrecendo mais q devia, estou fraca e sem fome.Antes eu era super comilona.Sei q as proteínas tiram a fome, mas agora q estou comendo os carbo novamente não era para ser assim.Não sei sinceramente o que faço.Se puder me ajudar fico agradecida.Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida

      sou sempre sincera em meus comentários e espero que minhas sugestões a ajudem, mas é bom deixar bem claro que não sou especialista em nada disso que escrevo no blog, apenas compartilho minhas observações com vocês e que sempre que necessário vocês devem procurar ajuda médica ok?

      Primeiramente parabéns por entender que a dieta da proteína é uma mudança de vida e se você chegou até a manutenção significa que estendeu exatamente do que se trata, ela não é uma dieta apenas para eliminação de peso, o emagrecimento é uma consequência da mudança de hábitos.

      Você não deve ficar tanto tempo sem se alimentar, entenda que o alimento é um combustível para o nosso corpo e sem combustível a máquina não funciona, é o que está acontecendo com você tem fraqueza porque está sem combustível, é como se o seu carro (corpo) estivesse andando sempre na reserva, isso é muito mal, está relação com a comida somos nós que a criamos, você possuía uma relação em que a comida era recompensa, e durante a dieta percebeu que existem outras "recompensas", o emagrecimento é uma delas, mas não devemos considerar a comida como vilã, não engordamos porque comemos e sim porque comemos além do necessário para nossos afazeres diários, como sua relação com o alimento mudou, a forma de lidar com ele também deve ser modificada, você precisa se alimentar, porque o seu corpo precisa de energia, por isso aconselho você a ingerir as 3 refeições principais, MESMO QUE NÃO TENHA VONTADE, para que seu carro (corpo) saia da reserva, não precisa comer muito, apenas o necessário, não tenha medo de engordar, se por acaso a balança começar a subir diminua um pouco os carboidratos e continue se alimentando, VOCÊ JÁ CONHECE A FÓRMULA DO EMAGRECIMENTO.

      Essas 3 refeições deverá conter proteínas e poucos carboidratos e se você consome 90 gramas por dia, divida eles em 3 porções, ou seja, 30 gramas de carboidratos por refeição.

      Espero ter te ajudado e retorne para nos contar como você está.

      Bjs

      Excluir