domingo, 1 de julho de 2012

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


Olá pessoal!

Na semana passada comecei um processo de readaptação, pois precisarei viajar e não terei a minha disposição somente alimentos permitidos na dieta da proteína, então eu disse que iria acrescentar um alimento novo por semana até chegar a semana da viagem. Mas antes de falar sobre minha experiência esta semana com meu novo cardápio, gostaria de colocar um assunto novamente à tona: a reeducação alimentar, muitos amigos e leitores que participam do blog e outros que tenho em minha vida pessoal, utilizam este termo, reeducação alimentar, como uma fórmula ideal de dieta, e algumas vezes até menosprezam as outras dietas que existem, por pensar que aquilo que chamam de reeducação alimentar seja a maneira saudável de eliminar peso e manter-se bem. Bom em minha opinião reeducação alimentar vai muito além de um cardápio balanceado e bem elaborado, reeducação alimentar para mim, é conhecer seu organismo e saber que, algumas coisas que funcionam para algumas pessoas não funcionam pra você, ou ainda saber que certos tipos de alimentos não te fazem bem ainda que muitos o tenham por saudável.
Portanto qualquer dieta que te permita o autoconhecimento estará promovendo a reeducação alimentar, é bem fácil saber se uma pessoa se reeducou em relação aos alimentos, independente da dieta que ela fez, se ela já emagreceu e se manteve dentro de uma faixa saudável, mesmo que tenha engordado um pouco, como por exemplo, uma pessoa que emagreceu 30 quilos e depois de alguns anos engordou 5 quilos, esta pessoa está reeducada, e com certeza assim que ela desejar eliminar estes 5 quilos conseguirá, pois ela conhece seu organismo. O que desejo com toda esta discussão é deixar claro, que você pode fazer qualquer dieta e promover a reeducação alimentar, como também, pode ir a um nutricionista elaborar um cardápio saudável e depois do emagrecimento, engordar tudo novamente, e com certeza não terá promovido reeducação alimentar, então não importa qual dieta você faça, o importante é identificar quais alimentos te ajudam e quais te atrapalham no processo de emagrecimento, conheça o seu organismo.

Mas vamos a minha realidade, esta semana eu tomei uma atitude, que tenho certeza que muitas companheiras da dieta da proteína jamais teria coragem de fazê-la, eu acrescentei carboidratos em todas as refeições, é isso mesmo, não acrescentei somente um alimento, mas acrescentei um carboidrato em cada refeição, mas por que fiz isso? Para saber como meu organismo reagiria a isso. Não tenho medo de errar, já faz muito tempo que faço dieta (6 anos), já perdi o medo de engordar nestas experiências, se engordar, reduzimos a quantidade para emagrecer novamente. Mas tudo foi planejado, eu calculei a quantidade de calorias que estava ingerindo na dieta da proteína, eu tomei um susto, pois estava em torno de 2000 cal/ dia.  Apesar de comer pouco, as proteínas são muito calóricas, por isso essa quantidade tão grande, então eu baixei um programinha na net que é uma calculadora de calorias, excelente por sinal, e elaborei um cardápio de 1500 cal/dia. Então vamos aos resultados: com essas calorias no dia e acrescentando um carboidrato em cada refeição eu mantive o meu peso, então esta quantidade de calorias são suficientes para as minhas necessidades energéticas diárias. Esta semana manterei meu programa alimentar, para ver se manterei meu peso.

Boa semana a todos!

8 comentários:

  1. oi lindona, eu te daria um conselho: diminua os alimentos energeticos, consuma mais proteinas e carboidratos FIBROSOS.. Da uma lida no meu post de hoje.. voce vai entender tudinho! nao precisa seguir atkins "in natura" ... pode comer frutas sim, com moderaçao.. e carboidratos em forma de cereais, pois as fibras , nao sao "metabolizaveis".. vc sabe. fica com deus, e boa sorte amiga! bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Georgia

    estou comendo os integrais e não estou consumindo açúcar. Vou dá uma lida em seu post sim, obrigada pelas dicas! E moderação é a palavra.
    Obrigada querida!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jô,

    Adorei o post!
    Temos que saber quais alimentos vão nos ajudar na perda de peso e quais vão nos arruinar na hora da balança, né. Quantidade+moderação é tudo também.
    Beijo.

    www.euvouderimel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Danielle seja bem vinda!
    Na verdade estou fazendo uma adequação com alimentos saudáveis mas que eu não estava consumindo na dieta da proteína por serem carboidratos, mas seu comentário está corretíssimo quantidade+moderação eu só acrescentaria qualidade, por exemplo é melhor consumir carboidratos integrais do que os refinados.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jô,

    Estou bem longe, mas continuo lendo os blogs, embora não tenha muito tempo.

    Depois nos relate sobre o EVENTUAL aumento da chata da FOME, pois nomeu caso eu sinto muita fome quando consumo qq carbo.

    Aqui, está bem difícil, pois é quase impossível ficar sem carbo, estou controlando ao máximo, e não tenho uma balança parame pesar, então estou comendo "NO ESCURO".

    Não acredito que eu tenha engordado, mas acho difícil eliminar, mas FÉRIAS são FÉRIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edamoa
      que bom que já está desfrutando de suas férias.

      Vou falar sim no próximo post desta fome que os carboidratos nos dão.

      Sei bem o que é isso, estar fora de casa não é nada fácil para quem se alimenta com poucos carboidratos, por isso escolhi fazer esta readaptação antes de minha viagem, até mesmo porque assim como você não terei minha balança para a pesagem diária, portanto preciso saber o que posso comer e em que quantidade para ao menos manter o peso que estou.

      Aproveita suas férias afinal são apenas alguns dias e você terá o ano inteiro para eliminar o peso que falta.

      Boas férias!

      Excluir
  6. Cecinha

    Oi Jô!
    tudo bem contigo?

    Realmente você é muitooo corajosa,rsrsrs carbo em todas as refeições? estais certa em procurar esse equilibrio na alimentação, essa etapa é primordial para nos que fazemos dieta, juro que ainda não tenho essa coragem, o receio de engorda tem me acompanhado durante esses dias, preciso vencer esse medo, sei que não poderei viver para sempre na PPC, mas enquanto não chegar em minha meta (inicial) vou tentando administrar essa fase.
    Como te falei anteriormente, havia engordado 600g, ja despachei 400g, se bem que as vezes como uma coisinha fora da dieta, acredito que por esse motivo ainda estou estagnada nos 63k, mas hiper feliz por ter chegado até aqui, consciente que se me dedicar com afinco logo estarei nos meus tão sonhados 60k ,
    Boa semana querida, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha tudo bem graças à Deus!

      Com o tempo você também perderá esse medo, seja por já ter alcançado seus objetivos, seja por ter aprendido a conhecer seu corpo e seus limites, como falei no post são 6 anos de dieta e destes seis anos estou na dieta da proteína apenas sete meses, portanto o meu principal emagrecimento foi comendo carboidratos, por isso preciso aprender como reintegrá-lo em minha dieta, mas da maneira correta para não recuperar o peso eliminado até agora.

      Que bom que já despachou boa parte do peso que você recuperou, você está indo bem falta pouco para sua meta, só falta mais um pouquinho.
      Boa semana pra você também! Bjs

      Excluir