terça-feira, 1 de maio de 2012

Será resistência a Insulina?


Olá Pessoal!
Uma das meninas postou em um dos comentários, se eu não me engano foi a Lela, que meu organismo reage muito bem à dieta da proteína, eu estava pensando sobre este comentário e acho que o segredo está em outro fato, meu organismo é que não aceita muito bem os carboidratos. Vou dar um exemplo bem simples: toda vez que como uma refeição rica em carboidratos como uma macarronada ou alguns bombons, eu tenho uma sonolência incontrolável, se eu estiver em casa, eu simplesmente apago, por no mínimo uma hora, minha filha fala que eu não durmo desmaio. E a sensação que tenho é realmente esta, desmaio, perca da consciência, até a conseguir digerir uma parte do que comi. Não sei se alguma de vocês já teve esta sensação e, confesso que não é nada boa. Um desses sábados pedimos uma pizza e como eu havia eliminado peso, resolvi que podia comer, mas a gula não me deixou comer uma fatia, comi duas enormes fatias, após a bendita refeição eu apaguei as 20 horas e só acordei no dia seguinte. Além desta sonolência anormal também tenho uma sede demasiada, ainda não conversei com nenhum médico sobre tudo isso, odeio ir ao médico, clínica, hospitais, só faço por obrigação mesmo, mas tenho uns exames pra fazer no meado do mês e vou aproveitar para conversar com o médico a respeito disso.
Outra coisa que gostaria de compartilhar com vocês: esta pouca eliminação de peso no último mês, eu comecei e terminei o mês de abril com o mesmo peso, é pelo simples fato de burlar a dieta, comer coisas que eu não deveria. Diferente de outras dietas, na dieta da proteína pelo menos no meu organismo, se eu fizer corretamente, elimino, se burlo a dieta ou não elimino nada ou recupero peso já eliminado, estou falando isso, pois já fiz outros tipos de dieta que passei o mês inteiro sem comer nada que não podia, mas não eliminei um grama se quer.  Nesta dieta tenho a plena consciência que perdi o mês de abril inteiro, por comer demais, ou por comer alimentos que não deveria.
Só pra vocês terem noção do impacto que isto teve, se eu comecei o mês de abril com 76,5 Kg, eliminando um quilo por semana, como estava acontecendo eu hoje dia 01 de maio estaria com 72,5 Kg, ou seja, a dois quilos e meio de atingir a minha meta, que provavelmente iria ocorrer na segunda quinzena de maio. Eu haveria, em cinco meses, eliminado 18 quilos e finalmente chegado aos sonhados 70 quilos.  Perceberam como um mês no paraíso dos carboidratos, pode atrapalhar nossos planos?
Domingo posto pra vocês um relato de uma experiência que estou testando esta semana, aguardem...

9 comentários:

  1. Jô sugiro a você ir ao médico mesmo um endrocrinologista ele passará exames e avaliará o seu nivel glicêmico, acho que foi no seu blog que li que você tem pré dispocisão para diabetes, então cuidado com o excesso de proteinas, diabetes e hipertensão são doenças sistêmica, mas você melhor que nínguem se conhece e o nosso corpo é fantastico ele sempre avisa quando tem algo de errado, o carboidrato tem o poder de liberar a serotonina um hormonio do prazer e nós da essa sensação de levesa e sonolência, mas também essa levesa e sonolência pode esta ligada a uma hipoglicemia ou um aumento da glicose, por isso a importância de realizar exames, quando a glicose esta em alta dificulta a perda de peso.




    Demasiada insulina tem efeitos negativos:

    Promove o armazenamento de gordura
    Inibe a libertação da gordura armazenada.
    Provoca fome, fadiga e irritabilidade.

    Se a dieta é alta em hidratos de carbono simples (doces, bolos, bolachas, refrigerantes) mas também compostos (pão, massa, arroz, milho, batatas, etc.), vai fazer com que aumente a produção de insulina e por sua vez a acumulação de gordura corporal; muita insulina no sangue impede que o corpo converta a gordura acumulada em energia, isto é um obstáculo para a perda de peso, ou seja a insulina impede que o nosso organismo perda a gordura corporal. Desta maneira nunca perdemos os quilos a mais. Como a insulina retira o açúcar do sangue, o cérebro vê-se privado do seu principal combustível e volta a pedir açúcar, então a pessoa sente fome e uma vontade forte de consumir alimentos doces (ricos em carboidratos), entrando assim, num circulo vicioso de comer-armazenar-comer…o resultado é: engordar. Fonte: http://www.dietadazona.com/emagrecer/a-insulina-na-dieta/

    Então realize novos exames e ver se vale apena continuar com essa dieta das proteinas você pode ingerir alimento que transforma em açucar no sangue, não estou falando para você desistir, mas os alimentos tem poder de influênciar na nossa saúde, não é querendo te assustar se realmente você tem pré dispocisão para diabetes cuidado são apartir dessas doença que o problema renal aparece e com uma ingestão alta de proteina so coopera para o surgimento deles rápido. Desejo boa sorte para você e reveja a dieta tenta seguir ela certinha para não descontrolar o seu organismo e não surgir problemas futuro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone
      já fiz todos estes exames, e inclusive o de resistência a insulina, e todos deram nas taxas desejáveis, até curva glicêmica fiz e também deu normal, o problema é exatamente quando consumo carboidrato em excesso, e isso ocorre bem antes da dieta da proteína, por isso quando for fazer os exames novos e for entregar ao médico, falarei sobre isso, pois acabo me esquecendo e somente lembro quando acontece isso que comentei.
      Na verdade meu organismo é um caso a parte como diz a médica que me acompanha há alguns anos, eu estava obesa e possuía níveis de gordura no sangue abaixo do normal, não tenho ovulação mensal e as vezes minha glicose está entre 100 e 115 o que os médicos chamam de pré-diabetes, quando corto o açúcar de minha alimentação, tudo controla. Sempre faço acompanhamento médico, mas como minha médica diz: "Se não está fazendo mal, então é normal para o seu organismo."
      Mas com certeza irei conversar com meu médico a respeito disso, ainda mais que será um médico diferente, uma nova opinião sobre meu organismo e é obvio que se ele considerar que a dieta atrapalhe eu irei buscar uma outra alternativa embora se eu tenha adquirido um resistência a insulina a dieta da proteína cai como uma luva, não posso colocar mais carboidrato pra dentro de um organismo que não consegue colocar este carboidrato pra dentro da célula, é por este simples fato que os diabético, diminuem a quantidade de carboidratos de sua alimentação né?
      Obrigada pela preocupação. Bjs

      Excluir
  2. Olá, Jô! Bem?!
    Eu estou iniciando hoje a dieta da proteína.
    Gostei muito do teu blog e estou ficando por aqui... rs
    Força aí...
    Bjos
    Mabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mabe seja muito bem vinda!
      Como você está começando hoje sugiro a você que leia os posts de janeiro e, qualquer coisa deixe um comentário que respondo assim que possível.
      Como sempre digo e talvez você lerá muitas vezes nos meus posts, resolvi escrever este blog para relatar minha experiência com a dieta da proteína, pois existe muita gente que condena mas até agora não se tem nenhum estudo que realmente comprove que ela faça mal ao organismo.
      Não condeno outras dietas, nem tão pouco a reeducação alimentar inclusive emagreci 25 quilos com ela, só que meu organismo não estava mais respondendo a nenhuma dieta, foi quando resolvi encarar o medo da dieta da proteína e encará-la, você verá que sempre me comprometo a postar qualquer efeito colateral que vier a ter com a dieta da proteína, seja em qual fase da dieta estiver.
      Sou bióloga e por isso sei bem tudo o que os médicos dizem o porquê da dieta da proteína fazer mal ao organismo, tive muitas aulas de bioquímica na graduação, onde muitas vezes o professor, ficava durante várias aulas falando disso, porque era uma dúvida que todos nós tíamos e tentávamos saná-la o tempo todo com ele, já que ele era doutor em bioquímica, mas a resposta que ele dava no final era sempre a mesma: não existem estudos que realmente comprovem que esta dieta faz mal.
      Então, observe seu organismo o máximo que puder, para ver se seu organismo reage bem. Qualquer coisa estou aqui, não sou doutora no assunto, nem estudo sobre o tema, mas já passei por uma boa parte das dúvidas que você encontrará nesta caminhada.
      Boa Sorte e muita força!

      Excluir
  3. Oiê, Jô!!! Nossa, me senti o máximo por ter sido citada no seu blog, viu!! rsrsrs Foi eu mesma que disse que seu organismo responde muitíssimo bem a essa dieta. E responde mesmo, seus resultados são provas absolutas disso!!! Acho que você tem toda razão, é muito provável que seu organismo tenha uma certa intolerância aos carboidratos, especialmente os aqueles compostos por hidrato de carbono simples, cuja absorção de açúcar no sangue é muito rápido, tão rápida que eleva em "segundos" nosso nível de insulina. No livro do Atkins tem uma parte que fala exatamente sobre isso, não é? Os sintomas que ele descreve são esses mesmos que você está descrevendo aqui, se não me engano... Eu tenho amiga que tem esses mesmos sintomas que você. Ela disse que é batata, basta comer qualquer coisa que tenha farinha branca ou açúcar que ela começa a bocejar... Eu já presenciei isso várias vezes, ela fica com tanto sono que tem de tomar café para não dormir...

    O meu, por exemplo, não reagiu da mesma forma, muito antes pelo contrário, havia semanas em que eu engordava, apesar de ter seguido a dieta direitinho. Você acompanhou meu drama, né, já que era aqui que eu vinha resmungar... rsrsrs Contudo, eu acredito piamente que engordamos especialmente por conta dos carboidratos, mais especificamente em razão do excesso deles, especialmente por conta dos que costumo chamar de carboidratos do mal: açúcar e farinha branca!!! Aí estava obcecada atrás de uma dieta que fosse low carb ,mas não tão extremista como a do Atkins, já que meu corpo não respondeu bem a ela (vale observar que só depois de tentar MUITO com a Atkins e que comecei minha busca por outra coisa, até porque, como disse, eu acredito que nossa alimentação deva ser à base de proteínas e não de carboidratos, como normalmente acontece, ainda que sejam carboidratos do bem, como as frutas...). Inclusive, minha médica disse que eu devia procurar uma outra alternativa, porque ela disse que as pessoas que fazem dietas cetogênicas emagrecem muito logo no início da dieta, o que definitivamente não aconteceu comigo. Ela concluiu que, se eu não emagreci nem nessa primeira etapa, dificilmente meu corpo reagiria da noite para o dia a ela.

    então minha busca por uma dieta low carb começou... E por várias coincidências, eu a encontrei: estou fazendo a dieta dos 17 dias!!!! Estou muito satisfeita com ela!!! Tudo bem que estou só no segundo dia, mas já eliminei 1kg!!!! A dieta é feita por 3 ciclos de 17 dias, cada um desses ciclos tem uma peculiaridade própria. O quarto e último é a manutenção. Pode comer até duas porções diárias de frutas tipo A, só que ambas devem ser até no máximo às duas da tarde. Também deve-se consumir até duas porções do que o autor chama de alimentos probióticos, que são os iogurtes e uns leites bem alternativos que nunca vi na vida...

    Bom, como disse, estou no segundo dia, mas estou feliz... Eu acho válida a dieta do Atkins. Tenho minhas dúvidas a respeito daquela quantidade louca de gorduras que ele libera. Eu não consegui me convencer do quanto isso é ou não saudável... Acho que o mais próximo que consigo chegar de uma conclusão é que cada corpo responde de um jeito. A única coisa que todos são iguais é no que diz respeito aos produtos industrializados, açúcares e refinados de uma forma geral: nada disso faz bem!!! Não importa quem seja, de alguma forma, essas porcarias vão fazer mal!!! Não tem que me convença do contrário!!! Acho que nosso corpo é fisiologicamente despreparado para essa quantidade absurda de energia.

    Ah, só para deixar registrado nos anais do seu blog, embora eu tenha me ausentado dos posts, invariavelmente uma vez por semana eu dou uma passada corrida por aqui só para dar uma olhada no seu resultado semanal, já que, como já disse várias vezes, fico torcendo pelo seu sucesso!!!

    Beijinhos, Lela

    ResponderExcluir
  4. Olá Lela
    já estava com saudades!
    Fico muito feliz por você ter encontrado uma dieta que esteja surtindo efeito, sem dúvida sou testemunha do quanto você persistiu na Atkins, mas penso que devemos fazer isto mesmo persistir e perseverar até encontrar uma forma de eliminar peso e, você está de parabéns, pois seria muito mais fácil desistir e continuar como está do que persistir, é uma busca dolorosa e árdua, mas quando encontramos soluções é extremamente gratificante ver nossas conquistas. Não esqueça de postar suas conquistas para que eu possa acompanha-las, estou na torcida.
    Vou dá uma pesquisada sobre esta dieta, achei ela bem interessante e talvez seja uma alternativa de manutenção após eu chegar a minha meta, pois ainda não sei se usarei a Atkins por toda a vida, na verdade fico meio em dúvida quanto a isso, mas por enquanto vou caminhando com ela, porque como dizem: em time que está ganhando não se mexe.
    Com relação a quantidade de gorduras na dieta da proteína, eu não sigo isso, já postei algumas vezes que sou meio intolerante a gordura, fico enjoada, e até vomito dependendo da quantidade ingerida, e esta quantidade é bem pouca tá, uma linguiça frita é suficiente para acarretar isto, para você ter noção, quando vou comer uma linguiça eu fervo ela em água por uns 5 minutos, jogo a água fora e cozinho ou refogo ela na panela antiaderente, ai a linguiça solta gordura eu escorro a gordura seco em papel absorvente, ai eu como e não me faz mal, mas se eu fritar em óleo já era, passo mal o dia inteiro. cada organismo reage diferente aos mesmos estímulos, e na minha dieta gordura não está liberada não, o máximo que como é um ovo frito (rsrrsr).
    Obrigada pelo carinho e pela força, não a conheço pessoalmente, mas sinto um imenso carinho por você e vejo que você é muito sincera em seus comentários.
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Quando tive a minha filha casula foi feito laqueadura visto ja ter 3 filhos, parei de amamentar e comecei a engordar,de 50 fui para 60kg
    descobri o livro do Dr. Atkins que tenho ate hoje, alias tenho outros
    livros dele, naquela época emagreci e fiquei com os meus 50 kg, mas começou a midia a fazer criticas dizendo que este tipo de dieta fazia mal, e que esse e aquele medico dizia isso e aquilo contra a dieta, parei de fazer a dieta, hoje estou diabetica, não consigo chegar aos 58kg, estou com 10 kg a mais, e agora vem este medico frances com a copia da dieta Atkins para ficar rico, as custas de quem lutou ate o final de sua vida para que mudassemos a nossa alimentação para nosso bem, tudo bem que acho um pouco exagerada no quesito oleos e gorduras. O que vejo é que ninguem faz criticas na dieta dele.
    Mas tudo bem, que a dieta do Dr. Atkins funciona isso posso afirmar com certeza, porque a fiz e deu certo, e por acreditar nas mentiras da midia parei e me arrependo, pois hoje sou diabetica e pré obesa. O que sei que tudo tem que ter equilibrio, e é o que vou fazer.
    Obrigada pelas suas dicas e siga em frente pela sua vida e saúde.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Obrigada por compartilhar conosco sua experiência!

      Infelizmente a mídia é um poder que nos influência e muitas vezes para nos prejudicar e o que me deixa mais triste é saber que você acabou desenvolvendo diabetes, acredito que o retorno a dieta da proteína poderá te ajudar a controlar a diabetes também.

      Obrigada pela força!

      Excluir
  6. Gente esse método realmente funciona, já conseguir perder 9 kg ainda nem acredito, confiram nesse site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br (=':'=)

    ResponderExcluir