quarta-feira, 16 de maio de 2012

Obesidade e glutonaria!


Bom dia Pessoal!
Hoje venho trazer a vocês uma discussão um pouco polêmica que nasceu de algo que ouvi no domingo a tarde, ouvi uma pessoa associar obesidade com glutonaria, comentei com meu marido isto e ele disse que não concordava por que existe muitas pessoas obesas e que não comem tanto pra serem obesas e portanto é uma questão genética. Ele ainda citou como exemplo, eu mesma porque eu como menos que ele e minha filha e cheguei a ser obesa de grau II. Pensei em todos os argumentos que ele utilizou e descobri que não concordo porque há algum tempo eu também considerava isto como verdade, tanto que me recusava a fazer dieta porque eu não comia tanto assim para ser gorda e culpava a minha genética por este fato, com o tempo eu passei a perceber que cada ser humano é único, assim como ninguém possui uma impressão digital semelhante a minha eu também não posso basear a quantidade de alimento que eu como com ninguém. Esta quantidade de alimento que é suficiente pra mim, pode não ser pra você, portanto toda vez que como além do que o meu corpo necessita para as necessidades diárias é sim glutonaria.

Por este fato é que não gosto de postar cardápio, só o faço quando alguém me pede para ter uma noção do que eu como, mas não acredito em cardápio único, acredito que cada um aprende a conhecer seu próprio organismo e saber o que te faz engordar. Com esta dieta que agora estou fazendo descobrir, por exemplo, que posso aumentar a quantidade de carboidrato diário sem engordar um grama se quer desde que eu não coma este carboidrato após as 18 h, esta semana passada, por exemplo, comi pão, arroz e um pouco de doce e mantive o meu peso eu sabia, no entanto que não iria emagrecer, contudo estou numa fase de testes pra saber até que quanto de alimento meu organismo utiliza sem estocar e quais alimentos realmente não posso ingerir, pois me faz engordar.
Estas descobertas diárias são extremamente importantes e não podemos de maneira alguma desprezá-las, portanto aprendam a entender os sinais que seu corpo te manda e assim é bem mais fácil controlar o peso.
E vocês concordam que obesidade está associada a glutonaria? E nesta caminhada de dietas o que descobriram sobre o seu organismo?

8 comentários:

  1. Jô a sua visão em relação ao o que come se te engorda ou não, você esta corretissima, é assim que faço comigo, sei os alimentos que posso comer e na quantidade que meu organismo vai enter como suficiente para não me engordar e olha funciona viu, por isso, que consigo eliminar peso toda semana, nem que seja grama, mas estou eliminado, como você disse e é uma grande verdade, nem todos alimentos que é bom pra mim vai servir pra outros, essa observação que você faz estou fazendo desde do inicio da minha RA, como de tudo, mas tem alimentos que evito. Sabe como consegui indentificar isso, me pesando todos os dias é uma coisa muito intima só quem faz isso, assim como você vai entender o que estou falando, e outro diferencial pra mim Jô, é a hidratação, no dia que não bebo 2litros de água, meu peso estaciona ou aumento 200gramas devido ao alimento que comi sem me hidratar direito, mas meu pensamento é bem purai sei o que posso ingerir e o que não posso e até agora vem funcionando o dia que não funcionar vejo outra estrategia e faço como você só ingiro carboidrato até as 18hs depois disso se ingeirir uma 23hs é peso alto no outro dia na certa, pois a noite não costumo beber água, como de tudo gordura, proteina, carboidrato, o unico que diminuo ou as vezes tiro de vez são as gorduras.

    Existem estudos publicado que realmente tem obesos que comem pouco e engorda a única explicação que pude entender é que o metabolismo é lento demais e conforme estudos a tireoide apenas aumente de 2a4 quilos, as pessoas conseguem eliminar peso com essa doença, agora existe uma doença que é muito rara chamada sindrome de cushing, depois você pesquisa sobre ela, por isso, que na maioria dos casos a obesidade somente esta relacionado com o mau comportamento perante os alimentos é assim, que dizem as maioria dos estudo.

    Bjs fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone
    realmente funciona sim, mas é preciso se conhecer mesmo muito bem.
    Também me peso diariamente pela manhã, até brinquei aqui em casa hoje que está muio frio e estava difícil de tirar a roupa pra pesar, porque de casaco e calça não rola né?
    Também sinto que quando bebo pouca água elimino menos peso na semana e esses dias frios tá difícil beber água, além de dar muita fome.

    Assim que tiver um tempinho vou dá uma olhada nesta síndrome este pra mim é realmente nova.

    Ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é uma junção das duas coisas, de comer em excesso com genética, eu ainda acho que temos o fator emocional presente, a maioria dos obesos compensam frustrações e problemas comendo muito, como contra a genética não tem jeito de ir contra, acho que os obesos deveriam atacar de frente o seu regime alimentar, começando a comer a quantidade necessário e o que se adequa ao corpo e estilo de vida e também deveriam analisar os fatores emocionais que o fazem engordar.

    Enfim acho que no final das contas a maioria dos obesos comem muito e comem mal, porém nem tanto por prazer, mas mais por problemas emocionais.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lila

      também acho que o fator emocional contribui muito para a obesidade, mas com relação a genética acredito que algumas pessoas assim como eu tem uma grande tendência a armazenar energia, mas se comermos somente o necessário para a manutenção das necessidades diárias, não haverá como armazenar né? O problema é que não nos satisfazemos com a quantidade necessária e queremos sempre um pouco mais.
      Bom fim de semana!

      Excluir
  4. Oi, Jô!
    Tudo bem contigo?

    Desculpa a ignorancia mas nunca tinha escutado essa palavra
    "glutonaria" nossa que horror! rsrsr, ainda bem que existe o professor virtual google,fiquei sabendo o significado da glutonaria, "gula, guludice, comer demasiadamente", sempre pensei exatamente dessa maneira: Só engorda quem come muito, hoje sou a prova viva que isso não é verdade, porque também como pouco e engordo que é uma beleza, e por fala nisso preciso de um help seu.
    Tenho feito tudo certinho sem burla a dieta e engordei 300g
    será que estou comendo amendoim demais? atualmente subtitui os lanches por um pacotinho de 15g, e a noite cortei a verdura, tenho caminhado todos os dias, porém a balança não baixou essa semana.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo acima!
      pelo seu comentário você provavelmente está na PPC, pelo que me lembro a quantidade de amendoim que podemos ingerir é 50 unidades, mas deve ser o amendoim ao natural, nada daqueles amendoins japoneses que tem uma casquinha crocante, pois possuem mais carboidratos. O fato de você ter "engordado" 300 gramas, pode nem ser que você engordou, pode ser que você está retendo líquido ou se pesou em um dia que você não evacuou as fezes, se for o caso de retenção de líquidos você deve ingerir mais água que esse inchaço melhora, além de diminuir o sal no preparo dos alimentos.
      Não se preocupe demais, isso é normal tá, ficar uma semana sem eliminar mesmo fazendo tudo certinho, continue firme que logo logo estará eliminando novamente.
      Bom final de semana pra você também!

      Excluir
  5. CECINHA
    Oi jô

    Desculpa, o anômino sou eu, foi a pressa de digitar, pois acesso da empresa e na sexta feira o patrão estava por perto, hoje estou pegando uma brexinha no PC da minha irmã, vim passar o domingo com ela, realmente eu estava com prisão de ventre, passo oito dias sem ir ao banheiro mesmo tomando muita agua, estou usando chá de sene todo fim de semana, não sei se é prejudicial, mais se não for assim, não vai, parabens pela eliminação, me fala como esta sendo o seu cardapio.

    ResponderExcluir
  6. Olá cecinha
    desconfiei que era você pois li no blog de Edamoa algo parecido, mas por via das dúvidas resolvi não arriscar.
    Eu já tomei o chá de sene e se você não tiver diarreia com ele não se preocupe ele é um laxante natural.
    Estou aumentando a ingestão de carboidratos aos poucos, as vezes é meio complicado porque acabamos por perder o controle, sabe como é quanto mais carboidratos comemos mais temos vontade de comer.
    Semana passada comi pão normal todos os dias à tarde, mas esta semana comprei novamente o farelo de trigo e irei voltar a comer o pão da indução. Então, meu cardápio está basicamente assim:
    Café da manhã:
    2 ovos
    café com adoçante

    Almoço:
    1 colher de arroz (voltei a ingerir a + ou - 3 semanas)
    salada verde crua ou cozida
    uma porção de proteína (carne, frango, linguiça, salsicha, o que tiver)

    Lanche da tarde:
    Pão da Indução c/ manteiga ou requeijão
    refresco diet

    Jantar:

    salada e proteínas (carne, frango, linguiça, salsicha, o que tiver)
    ou sopa de verduras com proteínas (carne, frango, linguiça, salsicha, o que tiver)

    Sei que agora meu cardápio está um pouco diferente da dieta da proteína, mas estou adaptando a dieta ao meu cardápio, não como outros carboidratos (fora as verduras)após as 18 h.

    Como você pode perceber elimino pouco peso desta forma, mas como já mencionei antes, não estou preocupada com a quantidade de peso, o que vier pra mim agora é lucro, estou muito bem com meu corpo neste momento.
    Espero ter ajudado
    Um Beijão

    ResponderExcluir