quinta-feira, 19 de abril de 2012

Perda de Peso Contínua (PPC)



Olá pessoal

Como disse nos comentários o próximo post seria sobre a PPC, então irei tentar explicar o que é a PPC e como realiza-la, esta fase tão temida por todos nós.
Nesta fase inicia-se o aumento gradual de ingestão de carboidratos, recomenda-se aumentar 5 gramas de carboidratos ao dia,  deve-se observar a perca de peso durante este período e 
controlar o carboidrato para não parar o emagrecimento.

"Se ainda tem 15 kg ou mais para perder quando terminar a fase de indução, você certamente não vai se sentir feliz com um grande retardamento do ritmo de perda. No seu caso, eu aconselharia adicionar carboidratos com grande lentidão, ficando durante semanas em cada nível de acréscimo de 5 g." (fonte: A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins)
No Livro do Dr. Atkins existe uma pequena tabela e que na verdade é somente para exemplificar o que seria 5 gramas de carboidratos, contudo no site da sociedade brasileira de diabetes existe uma tabela de alimentos e quantidade de carboidratos por porção é bem melhor pra gente pois tem alimentos do nosso dia-a-dia. Com essa tabela da sociedade brasileira de diabetes cada um monta o seu cardápio como achar mais conveniente, não a publicarei, pois ela é imensa, mas é bem fácil de ser acessada. http://www.diabetes.org.br/livros-e-manuais/manual-de-contagem-de-carboidratos

Eu preferir acrescentar 5 gramas de carboidratos por semana e não por dia, mas é uma opção como diz o próprio Atkins.  
Então pessoal, não fique com medo de entrar na PPC, na semana passada já havia acrescentado 5 gramas de carboidratos e emagreci 500 gramas, esta semana acrescentei mais 5 gramas e domingo conto pra vocês como é que meu organismo reagiu.  Na verdade tudo o que é novo assusta um pouco, mas vocês verão que é somente uma questão de hábito.

Importante:
O Dr. Atkins avisa que é normal o emagrecimento diminuir um pouco na PPC, quem como eu, emagrece apenas um quilo na semana deve ficar atento, pois perderá um pouco menos.  Outra coisa muito importante os últimos 5 quilos devem ser eliminados em dois ou mais meses, ou seja, é um emagrecimento gradual, afinal de contas não é necessário pressa para eliminar estes últimos quilos, certo? Lembre-se seu organismo precisa se adequar a esta nova fase, a este novo corpo. 

11 comentários:

  1. como maça todos os dias , na primeira semana eliminei 1,600.estou na segunda semana estou um pouco deprimida. e normal; sinto que nao vou perder mais peso.me responda por favor.presciso de ajuda.estou com 70,900 gr. quero chegar 60,00 kg.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida

    maçã não é aconselhado para esta fase da dieta, por isso você tenha eliminado tão pouco na primeira semana, maçã é uma das frutas que mais tem açúcar, se você não cortar os carboidratos até 20 gramas por dia você não entrará em cetose, portanto ficará difícil perder peso.

    Esta depressão que você se refere, caso você não tenha um outro motivo para isso, pode ser pela relação que temos com a comida, comemos quando estamos alegres (festas), comemos quando estamos tristes, quando você corta boa parte da comida de sua vida é normal sentir tristeza sim, mas procure se ocupar com outras coisas, e quando você começar ver as roupas caindo essa tristeza irá embora, pode acreditar. Você tem pouco a eliminar se continuar firme irá alcançar seu objetivo em pouco tempo.
    Muita força e segue em frente!
    Qualquer coisa deixe um comentário que responderei assim que possível.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Ricardo, perdi 6 kilos nos primeiros 13 dias de dieta das proteínas. Sendo que na primeira semana a perda foi de 4 kilos. Estou notando que agora estou oerdendo 0,500g a cada 02 dias, isso é normal? Após quanto tempo a perda diminui? Outra coisa, é permitido beber aquelas águas aromatizadas? Como Aquarius Fresh ou H2O2? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo seja bem vindo ao blog!
    Parabéns pela eliminação! Vocês homens possuem uma vantagem que nós não possuímos, vocês perdem peso mais facilmente que a gente, isso é por causa do hormônio masculino que acelera o metabolismo, portanto sua perda será maior do que a de qualquer mulher. Tenho uma amiga que iniciou a dieta da proteína junto com o marido dela ele eliminou 10 quilos em 15 dias ela levou mais de um mês para eliminar isso.

    Você está na PPC?

    Outra coisa, se você tiver muito peso a eliminar, mais de 20 quilos essa perda é bem comum. Até para as mulheres.

    Quanto a essas águas aromatizadas, você tem que ler o rátulo e ver se tem carboidratos, se a quantidade for pequena, tranquilo, caso contrário é melhor substituir por açgo mais nutritivo.

    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jô, primeiramente gostaria de agradecer pela resposta. Ainda não comecei a incluir os carboidratos, mas estou percebendo que a perda está ficando mais lenta(200g nos últimos 02 dias). Tenho uma dúvida também com relação aos queijos, pois apesar de se indicar os queijos amarelos, vi nos rótulos que estes possuem quantidades de carboidratos. Eu estou ingerindo mussarela de Búfala(rótulo indica zero de carbo). A partir de amanhã iniciarei atividades físicas leves(caminhadas, escadas do prédio...)Minha meta nessa primeira dieta das proteínas é perder 15 kilos em 45 dias, será qie dá?rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      desculpe não ter lhe respondido antes, tive um problema com minha internet logo após ter publicado seu comentário, mas já foi resolvido.

      Mas vamos ao que interessa, a perda de peso irá tornar-se mais lenta sim como em qualquer dieta seu organismo vai acostumar com a quantidade ingerida e isso é natural, não se preocupe com a quantidade eliminada o mais importante é estar eliminando.

      Quanto aos queijos leia os rótulos se tiver zero carbo consuma sem problemas, mas eu aconselho que consuma com moderação, pois todo derivado de leite possui lactose que é um açúcar mesmo que em pequenas quantidades, dai você já pode até imaginar um pouquinho aqui outro ali e no final do dia isto vai fazer diferença sim em sua eliminação.

      A atividade física é sempre boa, mas se você está na indução faça atividades físicas moderadas para não passar mal, pois a utilização da queima de gordura como combustível pelo seu corpo é mais lenta do que a de glicose, se você está consumindo pouco carboidratos, modere nos exercícios aeróbicos, é melhor ficar na caminhada mesmo.

      Quanto ao tempo para eliminar esses quinze quilos, volto a dizer não se preocupe com o tempo, temos que deixar de ser imediatistas e sermos mais prudentes deixe seu corpo ditar seu ritmo não crie muitas expectativas, faça de sua dieta algo natural em sua vida, sem tempo definido para término, a diferença entre uma pessoa que emagrece para sempre e aquelas que vivem no efeito sanfona é exatamente isso querem um emagrecimento rápido para se livrarem logo da dieta e depois de alcançarem seus objetivos, voltam a consumir tudo o que consumiam a antes e na mesma quantidade, resultado voltam a engordar tudo novamente, pense nisso!

      Excluir
  6. Jô, valew demais esse link, o manual é super esclarecedor e é uma fonte segura de informações. Obrigada e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá jô, tudo bem?
    Estou no último dia de indução e perdi 05K quero continuar com a mesma alimentação, pois tenho medo de não eliminar o que ainda resta, Mesmo na fase de indução eu acho que teve dias que consumi menos de 20g de carboidratos.
    Eu quero saber, quantos dias ficamos na fase de perda de peso contínua até passar pra próxima fase e se vc acrescenta alimentos novos ou só aumenta o que já estava consumindo;
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      que bom que chegou até aqui, vencido esses 14 dias agora é bem mais fácil manter a dieta. Você não me disse quantos quilos ainda precisa eliminar, mas vou te explicar mais ou menos o que é necessário fazer, na PPC você ficará até ter apenas 5 quilos para eliminar, o Dr. Atkins diz em seu livro que esses últimos 5 quilos devem ser eliminados o mais devagar possível, em torno de 8 semanas ou mais, sei que ficamos ansiosos para chegar ao tão sonhado peso "ideal" mas precisamos adaptarmos nosso corpo, agora na PPC você deverá acrescentar 5 gramas de carboidratos por semana, você pode acrescentar esses alimentos tanto na quantidade, ou seja aumentando o que você já consumia na indução ou acrescentando outros alimentos como suco de soja, caso você goste, amendoim ou outros alimentos.

      Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

      Muita força!

      Excluir
  8. Jô,
    Fiz esta dieta há 10 anos atrás e emagreci 20kg. Engordei o dobro porque não me controlei e deposi do casamento acabei relaxando. Bom, hoje entro na PPC e estou com alguns receios, na verdade, MEDOS. Na 1ª semana emagreci 3 kg e na última só 1 kg. Li algumas matérias dizendo que só podemos fazer esta dieta 1 ves na vida, pois inexplicavelmente, não conseguimos emagrecer numa 2ª vez. Li o livro do Dr. Atkins e não vi esta informação em nenhum lugar. Creio que sejam apenas mitos. E outro medo, é de não emagrecer. Bom, hoje é o 15ª dia, ainda não vi muita diferença, mas vou continuar.

    Obrigada pela força aqui no blog!
    Deus abençoe e ilumine nossos caminhos!

    Flávia - SP

    ResponderExcluir