domingo, 22 de abril de 2012

O Ano da Sustentabilidade


Olá pessoal
Vou passar meus resultados logo, pois temos um assunto bem importante pra discutir, bom esta semana eliminei 500 gramas, na verdade eu havia eliminado um quilo, contudo comi o que não devia e recuperei 500 gramas do quilo eliminado, todas vocês sabem bem o que é isso né? O fato é que entrei na PPC e isso não atrapalhou em minha eliminação, isso é muito bom, então entrem na PPC pessoal!
Não sei se vocês já se deram conta, que este ano todos estão falando sobre sustentabilidade, viver de forma sustentável.  E eu como professora de ciências e biologia não poderia deixar de falar isso no blog, de chamar a atenção de vocês pra este fato. Mas afinal de contas o que é sustentabilidade? Apesar de muitos conceitos encontrei este do qual concordo plenamente:
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
Então pessoal, viver de forma sustentável é viver melhor, se você não puder plantar uma árvore economize papel, na minha casa, por exemplo, fazemos bloquinhos de anotações com o avesso de folhas que iriamos rasgar e jogar no lixo, outra coisa bem simples que dá pra se fazer em casa é separar as garrafas pets, garrafas de detergente, água sanitária e qualquer vasilhame de plástico e latinhas de alumínio em sacolas separadas do lixo comum para que os catadores possam pegar facilmente. Esta é uma alternativa pra quem não possui coleta seletiva em sua cidade. O Brasil pra quem não sabe é o campeão do desperdício de comida, o desperdício começa na lavoura e termina em nossa casa, como não podemos controlar os desperdícios nas lavouras e nos distribuidores, ao menos em nossa casa podemos, uma alternativa é comprar os alimentos perecíveis ao passo que vamos consumi-los, isso é bem simples pra quem trabalha fora como eu, normalmente eu costumo dá uma passadinha no supermercado quando estou vindo pra casa, vocês verão que economizaram mais dinheiro também. Congelar comidas prontas também é outra alternativa, e pra quem acha que comida congelada perde o sabor é porque não aprendeu como congelar corretamente além de ter que aprender que nem todo alimento pode ser congelado.
Mas o que tudo isso tem a ver com um blog de emagrecimento, simples: estamos na busca do equilíbrio do nosso corpo certo? E comemos demasiadamente porque não possuímos equilíbrio emocional, por isso comemos quando estamos tristes, então para encontrar equilíbrio é necessário viver de forma equilibrada em todas as áreas.
Tudo o que postei são apenas exemplos, sei que cada um pode contribuir com ideias de como podemos viver de forma sustentável em simples atitudes. E você o que faz pra tentar viver de forma sustentável? 

7 comentários:

  1. Adorei essa postagem, se paramos para pensar são poucos aquele que se preocupa no meio em que vivemos. Mas com os dados alarmentes de pesquisas sobre o meio ambiente e as forma de cada individuo cooperar com o planeta, para que no futuro tenhamos e nossa especie continue produtiva, são bons, mas falta mais concietização do povo e de alguns politicos, acredito que temos que implantar isso já na fase escolar, lembro-me quando criança, as professora falava sobre meio ambiente, sobre as comidas eu queria levar tudo aquilo pra minha casa, mas meus pais vinham de um ensino muito pobre, ou seja, nenhum, mas entendia o pensamento deles, como vamos falar economize água, não utilize papel de forma errada, não jogue garrafa no lixo vamos reciclar, as vezes isso é díficil quando não se tem uma boa educação. Acredito que com tudo cada geração que passa fica melhor, alguns acham que fica sempre a mesma coisa não muda em nada, eu acredito que muda sim, se formos olhar nas década de 80 e 90 olha quanta coisa mudou um único exemplo: nossa inflação se estabilizou e com isso adquirimos mais bens, tem muita coisa ainda para melhora no brasil um exemplo clássico é a nossa infraestutura, mas somos um pais em desenvolvimento e comparado com antes nossa economia esta muito boa, percebemos isso, nas classe diferente que existem agora, onde poderiamos ver um pobre com um carro, hoje dividino em varias prestações qualquer um pode ter um carro, juros abusivo sim concordo, mas hoje basta apenas ter um emprego e um sálario que podem ter casa, carro e muito mais, coisas que antes eram dificultada para classe C. Amei esse seu post, sou professora também, mas não de ensino fundamental e médio, leciono para cursos técnicos na área da saúde e por incrível que pareça eu sempre concientizo meus aluno em tudo, por que discurtir do nosso futuro é crescer e com cada um aprendemos diferente e juntos torna um único pensamento, por isso que cada opinião as vezes se depera igual as outros e isso me deixa feliz, por que realmente estamos entendendo a mensagem. Jô um grande beijo pra ti e tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Jô não lembro se no meu comentario coloquei CONFRONTAr opiniões foi errado quis dizer PARECIDAS, rsrsr, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Simone
      realmente vivemos em épocas bem diferentes de nossos pais, minha mãe é retirante nordestina e não possui escolaridade sabe apenas ler, ler muito bem por sinal, faz contas de forma excelente, mas não sabe escrever corretamente até brinco com ela que ler o que ela escreve é bem complicado. E pelo fato de não possuir escolaridade falar de sustentabilidade com ela é muito difícil, você acredita que apesar do lixeiro passar 3 vezes na semana onde ela mora ela continua queimando o lixo doméstico, quando eu estou lá não deixo ela fazer isso, falo explico mas quando eu vou embora ela volta a queimar o lixo no terreno baldio (rsrsrs).
      Sem dúvidas vivemos numa época econômica muito boa, só me preocupo com essa facilidade de compra que temos hoje, porque infelizmente a utilizamos de forma errada, por exemplo, hoje possuímos mais recursos pra comprar comida e ao invés de comprarmos alimentos saudáveis, compramos alimentos industrializados e que na maioria das vezes não traz nenhum benefício a nossa saúde.
      Precisamos resgatar alguns conceitos do passado para desfrutar deste momento econômico que temos.
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir
  3. JÔ,

    Em casa eu separo todo o lixo seco do úmido, mas mesmo morando num bairro muito bom, não contamos com coleta seletiva, e minha separação acaba não resolvendo quase nada, pois vai tudo pro mesmo lugar, acaba no caminhão sendo prensado com o resto de lixo e o coitado do catador vai ter que revirar tudo para encontrar o lixo que eu tinha deixado separadinho.

    É tudo muito complicado, não facilitam nem para quem tem essa consciência, o que esperar de quem não tem?

    Quanto aos rascunhos, tenho toneladas de papel de rascunho, pois tudo que tem o verso branco vira rascunho, além disso, aquelas folhas de cadernos que sobram no final do ano letivo também acabam virando rascunho, e ninguém consegue dar conta de tanto papel, tenho um armário cheio desse tipo de rascunho, além de agendas velhas e até algumas que nunca foram usadas que ficam para rascunho - haja palavras para rascunhar... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. É Edamoa
    na minha cidade descobrir que os catadores recolhem os materiais recicláveis antes do caminhão passar, um pouco mais cedo, então eu coloco separado e mais cedo, pra evitar eles terem que revirar o lixo, pois considero isto desumano demais, alguns vizinhos aqui também adotam este recurso.
    Quanto ao papel é incrível o desperdício mesmo, mesmo pra quem tenta evita-lo, eu cancelei minhas faturas impressas, pago tudo online e envio os comprovantes por e-mail, salvo nos rascunhos e assim evito também aquela tonelada de contas pagas que temos que manter em casa, também é uma opção né?

    ResponderExcluir
  5. Jô,

    Só para complicar um pouco, aqui também temos umas pessoas que "catam" o que interessa, mas fazem uma sujeira INSUPORTÁVEL.

    Reviram tudo, rasgam os sacos, "catam" só o que interessa e geralmente deixam muita coisa espalhada.

    Entendo a necessidade deles, mas é difícil aceitar, então para não ter que ficar limpando a calçada depois que eles passam, coloco o lixo muito próximo do horário do caminhão passar pois também acho isso desumano, mas não tenho tempo de ficar limpando o que eles deixam jogado depois que vão embora.

    É uma questão que precisa ser revisada pelas autoridades municipais, precisamos que isso seja pensado seriamente,que saia do papel, pois até hoje vi e li sobre "projetos muito bons", mas que não são colocados em prática.

    O que estão tentando é acabar com as sacolinhas de supermercado que é uma "BALELA", pois eu que nunca comprei sacos para lixo na minha casa agora terei que comprar. Então o supermercado economiza deixando de ter o custo da sacolinha e de quebra fatura mais com a compra de sacos de lixo, enquanto isso, o pote de margarina, o óleo, o refrigerante, o arroz, o feijão, o macarrão e tudo o que compramos, continuará sendo embalado em sacos e embalagens plásticas, e essas dificilmente conseguimos reaproveitar.

    Entenda que não sou contra a preservação, muito pelo contrário, eu separo lixo muito antes de se falar em reciclagem, há mais de 15 anos, teve uma época que eu trabalhava perto de um posto de gasolina que fazia coleta seletiva, então eu levava todo dia no porta-malas do carro, depois saí de lá e não tive mais um local prático para "desovar" meu lixo reciclável.

    Sou mesmo é muito frustrada com a falta de interesse político para esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  6. É Edamoa
    este problema é realmente falta de vontade política.
    É uma pena que os catadores dai façam este tipo de coisa, pois aqui eles abrem as sacolas e mexem sem espalhar ou sujar as calçadas, desta maneira nem eu deixaria o lixo disponível pra eles, pois também não tenho tempo pra ficar limpando a calçada toda vez que for coleta de lixo.
    Aqui além do supermercado economizar nas sacolinhas, ainda ganha na compra dos sacos de lixo e vendendo sacolas também, pois não pode doar, mas vendem por R$ 0,20 a unidade para o consumidor que não trouxer a bolsa de casa.
    Sei bem do que você está falando, fazemos algumas coisas para ajudar na preservação do meio ambiente, contudo existem ações que vai além de nossas possibilidades e são de cunho do poder público que nada faz. Mas enquanto nada é feito para solucionar vamos continuar fazendo nossa parte para assim minimizar o impacto que nós mesmos causamos.

    ResponderExcluir