sábado, 22 de setembro de 2012

Metabolismo Basal...

Olá pessoal

sempre tive muitas dúvidas em relação ao metabolismo basal, mas antes de comentar sobre minhas dúvidas vamos definir o que é metabolismo basal:

Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo, o o coração, cérebro,pulmõesintestino, etc. fonte: wikipédia

Ok, metabolismo basal definido, então vamos as dúvidas, eu fiz o calculo do meu metabolismo basal, deu em torno dos 2400 calorias/dia (existe várias calculadoras on line), então teoricamente se eu ingerir menos 500 calorias/dia irei eliminar cerca de meio a um quilo por semana, certo? Bem é isso o que os médicos dizem, mas comigo isso não funciona, durante duas semanas ingeri aproximadamente 1500 calorias, fiz atividade física 3 vezes por semana e não emagreci NADA.

Não fiquei triste, nem decepcionada, nem revoltada, porque já havia feito isso anteriormente por um mês, isso antes da dieta da proteína, então era apenas para saber se a dieta da proteína havia modificado meu metabolismo. Mas a pergunta que não se calava era: por que não emagreço mais quando ingiro menos calorias necessárias ao meu metabolismo basal? Só lembrando eu já emagreci com essa dieta 25 quilos, há seis anos a trás eu ingeria 1500 calorias/ dia e emagrecia em torno de 2 quilos no mês. Depois dos 25 quilos a balança empacou, estacionei e continuei por mais 6 meses como não conseguia emagrecer mais, parei com a  dieta e em quatro anos recuperei 10 quilos, retornei a dieta e por 8 meses tentei emagrecer esses 10 quilos e NADA.

Quem me acompanha sabe que consegui emagrecer esses 10 quilos com a dieta da proteína e eliminei mais 3 quilos, ou seja eliminei 13 quilos com a dieta da proteína. O problema é que a pergunta não queria sair de minha cabeça: Por que não emagreço mais com redução de calorias?

Esta semana estava procurando na net novos exercícios de musculação que acelere o metabolismo basal, e encontrei um vídeo no you tube de um nutrólogo no programa Sem Censura apesar de morar no Rio de Janeiro, nunca ouvi falar sobre esse médico; Dr. Alexandre Merheb, são 3 vídeos em que ele esclarece dúvidas muito semelhantes as que eu tinha sobre metabolismo e sugere um tratamento contra a obesidade.

No vídeo o Dr. Merheb esclarece que quando fazemos uma dieta de restrição de calorias, depois de emagrecermos nosso corpo diminui o metabolismo, fazendo com que necessitamos de muito menos calorias, que necessitávamos antes da dieta.  E cada vez que fazemos e paramos uma dieta de restrição de calorias nosso metabolismo cai ainda mais, tornando a dieta de baixa calorias inviável, isto é, por mais que diminua a quantidade de calorias a perda de peso não ocorre e caso ingira um pouco mais de calorias a pessoa engorda.


Percebi que as explicações do Dr. Merheb se encaixavam como uma luva nas minhas dúvidas. Ele diz que é possível reverter este fato e melhorar o metabolismo, ele sugere uma "dieta" que chama de "tratamento", onde a pessoa fica por um período de zero carboidratos, zero mesmo não é permitido nem as 20 gramas diárias que o Dr. Atkins permite, alternados por períodos de adição controlada de carboidratos e atividades físicas, principalmente a que gera ganho de massa muscular, que é o tecido que mais consome energia, fazendo assim com que o metabolismo basal seja acelerado.


Então, explicando um pouco melhor o tratamento sugerido pelo nutrólogo: a pessoa passa por 7 dias de zero carboidratos e 15 dias de reintrodução de carboidratos, sendo que os carboidratos permitidos são: verduras, legumes, frutas, iogurte natural e queijo branco. Arroz e feijão são permitidos apenas nos finais de semana. Se a pessoa desejar pode fazer 10 dias de zero carboidratos e 20 dias de reintrodução dos carboidratos, ou seja, para cada número de dias de zero carboidratos o dobro de dias de reintrodução de carboidratos. Lembrando que nos dias de reintrodução dos carboidratos a pessoa deve praticar atividade física  que desenvolva a massa muscular para acelerar o metabolismo, pois os músculos consomem energia em repouso. 


Fica aí a dica de mais uma opção para quem está na luta contra a balança e não está conseguindo bons resultados, o Dr. Marheb atende numa clinica no Rio de Janeiro e li em um blog que a consulta é muito cara em torno de um salário mínimo, o que viabiliza para a maioria das pessoas, mas as dicas que ele dá nos vídeos já dá para entender o método e tentar por em prática sozinho.


Bom fim de semana!

sábado, 15 de setembro de 2012

Atividade Física e Dieta da proteína II

Olá pessoal

Resolvi adiantar o post de amanhã por que não terei tempo para publicá-lo cedo como de costume.

Retornei a este assunto de atividades físicas e dieta da proteína porque esta semana senti os mesmos sintomas da 1ª semana na academia embora eu não estivesse na dieta da proteína, então acredito que fui extremamente precipitada em dizer que a tontura que senti após a esteira e a fadiga muscular nas sessões de musculação era porque estava fazendo dieta da proteína. Na ocasião conversei com um amigo e ele me disse que esses sintomas deveriam ser por outro motivo porque ele mesmo se exercita com apenas proteínas e não sente tais sintomas.

Após consulta médica descobri que o que tive foi uma crise de labirintite, o que nem passou pela minha cabeça, já que tive essas crises várias outras vezes, mas como tudo o que se sente durante a dieta da proteína é atribuído a ela, acabei fazendo o mesmo que todo mundo sem se quer lembra-me de que já havia sentido estes sintomas em outras ocasiões.

Portanto, como compromisso que assumi aqui no blog de sempre relatar os fatos da forma como são, estou publicando este post para dizer que o que falei no post anterior, que não dá pra fazer atividade física na dieta da proteína, foi um equívoco meu.

Só uma coisa me espantou nisso tudo, ninguém se posicionou contra meu post, será que ninguém que faz a dieta da proteína se exercita?  Ou ficaram com receio de eu levar a mal tal comentário? Se foi isso que aconteceu, retifico o que já disse várias outras vezes, aceito críticas e, as considero enriquecedora, principalmente se não forem iguais as minhas, eu como educadora ajudo meus alunos a formularem opiniões críticas, para isso eles pensam e formulam suas próprias opiniões independentes das minhas, jamais iriam levar a mal qualquer comentário, meninas fiquem a vontade para se expressarem!

Agora depois desta realidade, estou na dúvida sobre como irei proceder, se retorno a deita da proteína  junto com a atividade física ou faço uma outra dieta, para ver se agora consigo resultados. Estou refletindo sobre isso e pesando cada pró e contra. O que vocês acham? O que fariam? Meninas preciso de ajuda! Estou realmente confusa!

sábado, 8 de setembro de 2012

Resultados da Atividade Física e controle Alimentar!

Bom Dia Pessoal!

Esta semana tive um bom resultado, eliminei 2 quilos, estou muito contente! O professor da academia está me instruindo a fazer 10 minutos de esteira, para aquecer, 30 minutos de musculação (pouca carga e série longa) e 20-30 minutos de esteira. Estou indo a academia 3 vezes na semana, ou seja, estou me exercitando aproximadamente 3 horas na semana.

A comemoração é realmente grande, eu já havia frequentado academia antes e a única coisa que perdi, foi dinheiro, rsrsrrs, eu frequentei a academia por um ano, ia todos os dias e não emagreci nadinha neste período, é claro que algumas coisas ficam evidentes com a atividade física: ganhei muita disposição, as dores de coluna que sentia desapareceram, além de melhorar a postura.

Dessa vez, eu retornei porque a flacidez, após o emagrecimento estava me incomodando muito, além de estar me sentido extremamente cansada e com dores nas costas, mas pelo visto estou ganhando de bônus a eliminação de peso também.

Sei que tenho um compromisso aqui com todos que leem meu blog procurando inspiração para emagrecer ou até mesmo procurando algo que funcionou com outra pessoa para tentar emagrecer, sei também que a maioria entra aqui procurando pela dieta da proteína, querendo saber se realmente funciona, e quais os efeitos colaterais que ela causa no organismo, por isso quando não estou me alimentando de acordo com a dieta da proteína eu posto aqui no blog, não tenho o por quê enganar a ninguém dizendo que estou fazendo algo, que não seja a mais pura verdade. 

Como na semana passada percebi que não estava conseguindo fazer a atividade física corretamente porque estava sentindo falta da energia dos carboidratos, esta semana parei com a deita da proteína e estou fazendo uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes, ou seja, estou consumindo frutas, legumes, verduras e proteínas, contudo estou contando as calorias e anotando tudo que como para não me perder, estou consumindo 1400 calorias por dia e, pelos 2 quilos eliminados, posso perceber que está de acordo com minhas necessidades.

Não estou sentindo fome, as vezes tenho vontade de comer doces, mas estou me controlando, é claro que tem dias que estou mais ansiosa e outros mais calma, mas a verdade é que para quem se contentava com um bife e pouca salada um almoço com aproximadamente 400 calorias é um banquete.

Por enquanto irei deixar o nome do blog como está, embora no momento eu não esteja fazendo a dieta da proteína o que não impede que eu retorne quando achar necessário, mas acho que eu devia estas explicações para vocês!

sábado, 1 de setembro de 2012

Atividade Física e Dieta da Proteína

Olá Pessoal!

Bom como prometi irei falar sobre minha experiência da atividade física e a dieta da proteína, então lá vamos nós, eu não postei nada semana passada, porque não consegui retornar para academia, retornei esta semana, estou indo 3 vezes por semana. No momento o professor está me orientando a fazer 30-40 minutos de musculação e 30 minutos de esteira. No primeiro dia eu estava seguindo a risca a indução e portanto estava comendo 20 gramas de carboidratos, fiquei péssima, não tive muita energia para fazer nem as séries completas da musculação, na esteira foi pior ainda, senti tonteira, mas fiz os 30 minutos, quando sai da esteira precisei de uns cinco minutos para me recompor e poder ir embora, então percebi que a quantidade de carboidratos era  pouca. No segundo dia aumentei a quantidade de carboidratos e consegui fazer as séries normais, na esteira ainda sinto um pouco de tontura quando termino. No terceiro dia foi bem semelhante ao segundo.

Então o que pretendo fazer? Pretendo continuar na dieta da proteína, contudo nos dias que irei para academia irei aumentar a quantidade de carboidratos, principalmente uma hora antes da academia. Vamos ver o que vai dar nas próximas semanas. Uma coisa que normalmente acontece quando começamos atividades físicas, é sentir mais fome, também estou sentindo um pouco mais de fome, sem falar que fica uma sensação de que podemos comer mais porque estamos nos exercitando, porém isso é um erro porque se comermos mais não iremos emagrecer, preciso manter o controle sobre isso, para não jogar tempo e dinheiro fora, pois retornei a academia para melhorara a flacidez e me ajudar na eliminação de peso.

E quanto a eliminação de peso? Esta semana  eliminei um quilo, achei de acordo com minha alimentação que não foi excelente, pois comi algumas coisas que não eram permitidas na dieta. Preciso controlar mais isso, vou tentar manter o foco na alimentação esta semana, para ver melhores resultados.

Bom Pessoal por hoje é só bom Final de semana a todos!