domingo, 24 de junho de 2012

Readaptando


Olá Pessoal!
Esta semana eliminei mais um quilo, (graças a Deus). Contudo como comentei com alguns leitores irei fazer uma viagem no mês que vem, sei que não poderei estar na dieta da proteína longe de casa por tanto tempo, por isso preciso readaptar meu organismo a ingerir carboidratos, sem que esta ingestão me faça recuperar o peso já eliminado nestes cinco meses de dieta. Em alguns momentos eu já estive fora da dieta por uma ou duas semanas e sem recuperação de peso, porém eu havia retomado os carboidratos de forma lenta e gradativamente, então preciso fazer isso, antes da viagem. Pretendo aumentar a quantidade de carboidratos aos poucos, esta semana, por exemplo, irei acrescentar o arroz a minha alimentação e na semana que vem irei acrescentar outro alimento e assim sucessivamente até chegar o dia da viagem onde estarei por uma semana, sem balança e ingerindo carboidratos, mas quero alertar as minhas queridas companheiras da dieta da proteína que não irei comer carboidratos demasiadamente, irei comer somente o necessário para me manter bem fora de casa, pretendo poder acrescentar uma fatia de pão integral no café da manhã, um pouco de arroz no almoço e pensar em o que comer durante a noite, já que não pretendo ingerir carboidratos após as 18 h.
Esta estratégia me pareceu bem apropriada para que eu não recupere peso durante a viagem. Sei que irei adiar a minha meta, mas imagino que será uma ingenuidade de minha parte se não readaptar meu organismo a ingestão de carboidratos, sem contar a decepção que irei ter na volta com a balança.
Portanto estas semanas que seguem irei me focar nisto, não me preocupando em eliminar peso e sim manter o que já foi eliminado, até chegar da viagem. Se alguém tiver algumas sugestões estou aceitando.
Uma boa semana a todos!


domingo, 17 de junho de 2012

De volta a cetose!


Olá pessoal

Boas notícias, estou novamente em cetose, como ninguém é obrigado a saber de tudo, principalmente as companheiras de dieta que não fazem a  dieta da proteína explicarei o que é cetose e porque  estou tão feliz em estar nela novamente. Bom, cetose é um processo químico e metabólico que funciona em seu organismo para obter energia na ausência de glicose, todo o carboidrato que comemos é transformado em glicose no nosso organismo e assim essa glicose pode ser utilizada para nos fornecer a energia suficiente para todas as nossas funções vitais, o excesso dessa glicose, ou seja, a sobra é guardado em forma de outra molécula chamada glicogênio que é armazenada no fígado, e também em gordura que é armazenada no nosso tecido adiposo (nossos pneuzinhos). Portanto engordamos pelo excesso de carboidratos ingeridos, normalmente é assim que as coisas funcionam. Mas afinal de contas como funciona a  cetose? Quando ingerimos poucos alimentos do grupo dos carboidratos ou quando estamos em eu jejum prolongado, nosso organismo precisa de energia para sobreviver então, ele primeiramente consome a reserva de glicogênio presente no fígado, as taxas de glicose ainda não restabelecidas, o organismo começa a mobilizar os lipídios (gorduras) armazenados no tecido adiposo para utilizá-lo como energia no lugar da glicose, portanto seu organismo estará queimando as reservas de gordura para obter energia. É assim que a cetose funciona. Mas para que um organismo entre em cetose é necessário que haja um consumo máximo de 20 gramas de carboidratos ao dia, e em aproximadamente 48 horas o indivíduo entrará em cetose, esse tempo é necessário para que ocorra a utilização de glicogênio do fígado, só após esta utilização, o corpo entra em cetose.

Explicações dadas, vamos aos fatos: na segunda não consegui fazer dieta, embora tenha comido pouco, comi carboidratos além do necessário para entrar em cetose, na terça estava indo bem, até que cheguei do trabalho as 18h faminta e encontrei um tabuleiro de pão de queijo saindo do forno, nem pensei e joguei o trabalho de um dia inteirinho pelo ralo e comi muitos pães de queijo, nem contei para dizer a verdade, na quarta me conscientizei de que se eu não houvesse comido o pão de queijo havia ficado tranquilamente na dieta, então de quarta pra cá estou fazendo a dieta certinha, sem burla-la.

Mas como sei que meu organismo entrou em cetose? Primeiramente, a fome cessa, eu passo a comer porque tenho que comer, mas o apetite é diminuído e a saciedade chega bem mais rápida, um bifinho no almoço torna-se um banquete. Isso ocorreu comigo em aproximadamente um dia e meio, ou seja, antes que completasse às 48 horas. E ai vem a maravilha da cetose ontem já havia eliminado um quilo.
Agora vou esperar completar uma semana de indução, para ver quanto elimino até quarta, para então pensar se devo fazer mais uma semana de indução ou se retorno a PPC, sei que não posso eliminar tudo que quero na indução, mas vamos aguardar os resultados e depois penso sobre isto.
Bom pessoal por hoje chega já falei por demais.

Boa semana a todos!

domingo, 10 de junho de 2012

substituição essa é a palavra!

Olá pessoal!

Estou refletindo sobre minha alimentação que não anda nada recomendável a ninguém, infelizmente não tive tempo de postar o cardápio diário como comentei no post anterior, eu simplesmente surtei achando que teria tempo pra isso, respondo os comentário de vocês nos intervalos do trabalho e, considero isso mais importante que qualquer post meu, pois aprendo muito com todas vocês. Mas voltando a minha alimentação, vou postar aos domingos o que comi e não deveria no decorrer da semana (minhas jacas), para que eu tenha noção do quanto estou me alimentado de forma errada, então no final do post coloco as JACAS.

Mas como o título do post é substituição, vamos a ele. As pessoas pensam que fazer uma dieta de baixo carboidratos é muito difícil, pois não conseguem viver sem os doces, bolos e guloseimas que estão habituadas a ingerir diariamente; na verdade isso é verdade em parte, pois precisamos é substituir o que queremos comer por um similar com menos carboidratos, era o que eu fazia até um mês atrás, depois que parei de fazer isso simplesmente estagnei. Então hoje estou retornando as receitas que eu deveria ter substituído para matar a vontade de comer guloseimas e não comprometer a dieta. Fui visitar os blogs de minhas amigas que fazem exatamente isso, postam receitas com baixo carboidratos e vou recomeçar a substituir minhas receitas. Dê uma olhada lá:  http://sandraleid.blogspot.com.br e http://diarioconstante.blogspot.com.br exitem outros blogs de receitas, mas vou olhar com calma pois tem muitos desatualizados. 

Quanto ao meu peso esta semana, eu havia eliminado meio quilo, contudo fiquei menstruada e no dia seguinte as 500 gramas estavam de volta, acredito que seja por causa do período menstrual, pois sempre fico mais inchada mesmo, portanto irei postar o mesmo peso de semana passada e na semana que vem reavaliamos.

Bom, vamos as jacas da semana:

Até quinta-feira nada de jaca. Em compensação....

sexta-feira: 1 salgado e refresco de caju com açúcar (almoço), 1 pedaço bem pequeno de mousse de limão + 3 bombons (lanche da tarde), 1 pedaço grande de bolo de laranja com calda de chocolate (jantar).

sábado: 1 pedaço grande de bolo de laranja com calda de chocolate(café da manhã), creme de milho verde (almoço), 2 fatias de pizza (jantar).

* Como vocês puderam ver, a única coisa que comi na rua foi o almoço de sexta o restante foi em casa mesmo, portanto coisas que eu poderia ter evitado ou substituído pela versão com menos carboidratos. 

* Outro erro que eu poderia ter evitado: não ter em casa tanta coisa que eu dificilmente resistiria em comer ao mesmo tempo, na sexta tinha chocolate, mousse de limão e bolo, nem a minha família que não faz dieta deveria ingerir tudo isso num só dia.

Espero que essas minha reflexões sirvam tanto pra mim quanto pra vocês, então só pra recapitular: 1. substitua alimentos por versões com menos carboidratos; 2. não tenha em casa muitos alimentos que só fazem engordar.

Tenham uma ótima semana!   

domingo, 3 de junho de 2012

Recomeçando


Olá pessoal

Como falei semana passada, estava comendo errado e continuei comendo errado, principalmente à noite. Como toda ação demanda uma reação (papo de professor rsrsrrs) recuperei um quilo já eliminado, acredito que isso seja a força de vontade que estava faltando (srrsrr), não se espante por eu levar na brincadeira por haver engordado um quilo, faço isso com tudo na vida, não costumo considerar meus problemas maiores que o meu bom humor, e como já estou nesta caminhada a um bom tempo (6 anos), sei que isso é consequência de minha má alimentação e assim que corrigi-la as coisas entrarão nos eixos novamente.
Mas o que me fez engordar? Comi um doce todos os dias da semana passada com exceção da segunda-feira e de ontem. Sei que existe duas coisas que me engordam: pão e doce e confesso que ainda tenho muito prazer em come-los e esse prazer em comer coisas que não precisamos (doces) ou que não conseguimos controlar a quantidade ingerida (pão) é que nos faz engordar.

Vou recomeçar a dieta, faz um mês que estou tentando recomeçar a partir da indução (é o que o Dr. Atkins aconselha), mas confesso que não estou conseguindo fazer nem por 3 dias seguidos, preciso focar mais nisso e, desta vez irei iniciar hoje mesmo, pretendo com isso retomar com força total. E outra coisa, pra que eu fique bem constrangida a comer esses “benditos” alimentos que me engordam irei postar todos os dias o meu cardápio, é bom pra vocês e bom pra mim, mas já vou avisando não como coisas muito diferentes nem variadas, pois quem trabalha todos os dias e em lugares diferentes não tem muito tempo de inovar não.

Uma outra novidade neste recomeço é que irei ficar na indução somente por duas semanas ai retorno a PPC ok? Então amanhã falo o que comi hoje e assim sucessivamente, sempre no dia 
posterior.

Bom Final de Semana a todos!