quinta-feira, 29 de março de 2012

Variedade Alimentar

Eu estava a pensar sobre um comentário, alguém se espantou por eu estar há 3 meses na indução,  e realmente é um tempo bem longo e, comecei a perceber que as semanas em que eu não perdi peso foi porque eu comi algum alimento que eu não deveria comer. Na verdade somos ensinados a gostar de carboidratos desde criança, portanto sentimos muita falta dos alimentos que gostamos. Eu por exemplo, adoro bolos desde criança lembro-me que quando brincava na rua de minha casa e sentia o cheiro de bolo eu corria em casa para saber se era minha mãe que estava fazendo o bolo, a coisa é tão séria que toda vez que vou visitar minha mãe ela me espera com um bolo.
O que quero dizer com tudo isso, aprendi que é impossível seguir a dieta da proteína sem alternativas aos alimentos que gostamos de ingerir. No início eu não sabia que existia pão de indução ou bolo que poderia fazer com farelo de trigo ou aveia, depois que comecei a descobrir estas receitas com minhas amigas blogueiras, relutei muito para testar as primeiras receitas por dois simples motivos: o primeiro era puro preconceito, pensava que esses alimentos eram ruins, o outro motivo: como estou trabalhando bastante, tenho pouco tempo e ainda tenho que fazer a comida do pessoal aqui em casa, como postei uma vez não estão de dieta, às vezes era por pura preguiça mesmo. Só que tudo isto desencadeou numa compulsão alimentar, toda vez que sinto vontade de comer bolo, não sossegava enquanto não comia e como todas vocês sabem compulsão não se cura com uma única fatia. Porém esta semana dei um basta nisto e toda vez que sinto vontade de comer bolo faço um no micro-ondas que eu posso comer.
Vocês podem estar pensando que aprendi tudo isso sem pagar um preço né? Mas como diz minha filha: “nada a ver.” Semana passada eu não eliminei peso algum e pra variar enfiei o pé na jaca no final de semana, que por sinal iniciou-se na sexta e terminou no domingo e quase que se estende até a segunda (rsrsrsr) então vamos ao confessionário das culpas: na sexta-feira estava eu na pós-graduação quando uma amiga me chamou para ir lanchar como o instituto em que estudo é federal tem lanche gratuito para os alunos, mas como estava meio friozinho, eles resolveram servir um risoto, e eu comi o bendito risoto às 20h, chegando a casa por volta das 23h meus pupilos haviam feito pão de queijo, como já havia comido o que não devia resolvi comer unzinho e mais unzinho, e outro e outro e quando me dei por conta havia comido 8 pães de queijo (que espetáculo né), mas só estamos na sexta né? No sábado tive aula de 8 às 12 h e quando cheguei em casa por volta das 13 h, faminta diga-se de passagem, encontrei uma canjica quentinha que meu digníssimo  esposo havia preparado ai resolvi comer um pouco e comi aproximadamente 1 xícara (chá) e pra arrematar no domingo tomei café da manhã com a canjica novamente.
Depois desta jaca enorme morrendo de medo fui pesar-me na segunda-feira, o que para minha surpresa não havia mudança do meu peso (ufa!), mas como a justiça tarda, mas não falha (rsrsrs) na terça-feira quando fui me pesar a consequência estava lá, um quilo a mais (eu que pensava que iria sair impune desta). Resolvi erguer a cabeça e continuar como se nada houvesse acontecido, quando sentia vontade de comer algo comia um bolo permitido na indução e recebi um presente: hoje quando subi na balança já havia eliminado o quilo ganho no final de semana (Deus é Pai!).
Bom Pessoal, por hoje é só, no domingo conto a vocês se conseguirei eliminar mais alguma coisa até lá, prometo que postarei a receita do bolo que tem salvado minhas tardes também.
Beijinhos!

sábado, 24 de março de 2012

Auto Imagem!

Fase de Indução (89º dia)

Olá Pessoal!

Resolvi postar meu peso no final de semana, no sábado ou domingo, então esta semana irei postar hoje mesmo. Bom esta semana não eliminei nem recuperei peso algum, acredito que seja reflexo da semana anterior, pois perdi bastante peso ou pode ser também porque ainda não fez uma semana desde a última pesagem, mas não estou preocupada com isso, sei que terão semanas sem eliminação ou com recuperação de peso. Confesso que estou tão satisfeita com meus resultados que até aceito que uma vez ou outra aconteça de não eliminar nada, mas uma vez ou outra tá? Porque ainda faltam 7 quilos para eliminar e não vou parar no meio do caminho.

Algum tempo atrás comentei que não percebemos quando engordamos ou quando emagrecemos infelizmente nossa autoimagem é construída por falas de outras pessoas seja boa ou más falas.  Em minha experiência como educadora vez ou outra me deparo com adolescentes ou pré-adolescentes com um complexo de inferioridade imenso, lembro-me de uma aluna que eu ministrava aulas particulares, que no primeiro dia de aula, após eu ter explicado o conteúdo pela terceira vez, ela me disse a seguinte frase: “professora não precisa explicar novamente não, porque eu não vou aprender mesmo, a minha professora lá da escola disse que eu sou burra e que não vou aprender”. É lamentável a atitude dessa professora! Antes de ensiná-la qualquer conteúdo tive que trabalhar a autoestima para que ela se sentisse um pouco confiante para construir uma autoimagem positiva demorou um mês para conseguir quebrar a barreira do aprendizado que ela tinha.

Através deste pequeno depoimento, quero enfatizar que devemos construir nossa imagem da melhor maneira possível independentemente de como estamos por fora (gorda, magra, quase magra, etc.) somos pessoas que merecem respeito e jamais devemos permitir que outras pessoas venham nos menosprezar por estarmos acima do peso ou por qualquer outra coisa.

Infelizmente vivemos numa época em que as pessoas são reconhecidas pelo que possuem e não pelo que realmente são. Algumas aprendem uma futilidade tão grande que são capazes de pagar uma fortuna por uma simples bolça da “marca tal”, pagam para ser outdoor.

Somos pessoas, mulheres, esposas, filhas, companheiras, trabalhadoras, mães, guerreiras, não devemos aceitar palavras negativas principalmente as do tipo: “Você não vai conseguir”. Podemos tudo o que queremos o que desejamos bata somente agirmos em prol de nosso ideal.
Tenham Um Ótimo Final de Semana!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pesagem, Dicas, de tudo um pouco!

Fase de Indução (84º Dia)

Boa Tarde!
Olá Pessoal desculpem a demora no post, estou muito atarefada (emprego novo),  ontem iria mudar meu dia de pesagem para postar meus resultados no domingo, fiquei sem internet e descobri que não havia pago (rsrsrsr) problemas de esquecimento, mas hoje tudo voltou ao normal, então a partir de hoje irei postar minha pesagem aos domingos e os outros posts farei se conseguir um tempo para isso, caso contrário publicarei somente os comentários e as respostas, o que considero muito produtivo. Portanto pessoal não se acanhem podem perguntar que eu respondo, abro o blog todos os dias, só não tenho horário fixo.
Bom, vamos aos resultados: semana muito produtiva eliminei 1,5 quilos é recuperei o pique novamente e hoje estou com 77 quilos, estou extremamente feliz nem da outra vez que emagreci consegui chegar a este peso, meu marido me disse que até aos 78 quilos eu estava correndo atrás do prejuízo, pois eu já havia eliminado e recuperado, então este é o primeiro quilo de lucro que tenho. Tem aproximadamente 15 anos que não chego a este peso, vocês podem imaginar né como estou me sentindo. Este ano faço 17 anos de casada, me casei com 70 quilos e em um ano engordei 10 quilos, e somente 7 quilos me separa da minha meta, parece muito né? Mas se pensar que quando iniciei a dieta da proteína faltavam 18 quilos, e isto faz menos de 3 meses, então não falta muito pra alcançar minha meta não.
Apesar de ser filha única, odeio egoísmo e não suporto pessoas egoístas, pessoas que encontram uma coisa legal e guardam para si como se fosse pedra preciosa, aprendi na minha profissão que conhecimento não perdemos quando dividimos e sim multiplicamos, quando te ensino algo, não deixarei de saber, mas agora são duas pessoas que aprenderam sobre alguma coisa ao invés de uma. Mas por que estou falando tudo isso, pelo simples fato de que me comprometo a postar tudo o que dá certo comigo pra vocês testarem com vocês, sem contar os blogs legais que visito sempre coloco aqui pra vocês, então se tiver algum blog pra divulgar pode fazer propaganda nos comentários que postarei com maior prazer. Por falar em blog hoje gostaria de deixar um endereço bem legal de uma seguidora, o nome dela é Geórgia e o blog dela é sobre receitas de dietas low carb o endereço: http://meudiariogege.blogspot.com.br/ copiei um monte de receitas, e irei testar todas sempre que possível, pois já estava enjoada do que como e a criatividade já estava zero tem receitas para a indução e para a PPC. Fica ai a dica e visitem o blog, vale a pena.

Para que está chegando agora sejam bem vindos espero que gostem do blog, se está começando a dieta Atkins dê uma olhada nos posts de Janeiro.

Uma boa semana a todos!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia de Pesagem!

Fase de Indução (77º dia)
Bom Dia!

Publiquei como resposta a um dos comentários de uma leitora do blog que a dieta quando não é cumprida nos fins de semana acarretam em resultados negativos, não adianta cumprirmos toda a semana e enviarmos o pé na jaca no fim de semana e acharmos que isso não será cobrado. Na semana passada no post dia de pesagem, comentei que havia eliminado um quilo, contudo não estava satisfeita porque eu havia saído da dieta na sexta, no sábado e no domingo. E sabe o que me aconteceu? Na terça-feira o quilo que eu havia eliminado simplesmente desapareceu, fui punida pelos meus erros do final de semana a punição demorou, mas veio. Resultado; na terça eu estava de volta aos 79 quilos, passei a semana tentando recuperar o tempo perdido, no sábado eu havia retornado aos 78 e vocês acham que aprendi a lição que nada, no sábado a tarde comi um pedaço de pudim (o pior e que nem estava tão bom assim, rsrsrsr), comi uns biscoitinhos de polvilho que meu marido estava comendo. Parece que terminou né, coisa nenhuma, no domingo eu já estava atacada por carboidratos, comi praticamente sozinha um pacote de biscoito recheado (escondida), e pra fechar o caixão comi um pão francês a tarde, sem necessidade alguma, pois havia feito meu pão da indução. Depois desta comilança toda fui me pesar hoje pela manhã e estava com 78,5 Kg isso mesmo recuperei 500 gramas somente no final de semana. É isso ai pessoal espero que o preço tenha sido todo pago e agora irei retornar tudo do zero, pois acredito que depois de tudo que comi tenha saído da cetose, sei que tenho dificuldade em perder peso, e se burlo a dieta ai é que as coisas não andam mesmo. Contudo depois do misere todo o negócio agora é prosseguir, pois sentimento de culpa nunca levou ninguém a lugar algum. Fica ai o alerta pra vocês!
Mas deixa-me falar de boas notícias também né, pra começar a semana um pouco melhor, como comentei acima fiz o pão da indução, bom o achei gostosinho, não é um pão francês, mas é bem parecido com o pão integral, estou comendo duas fatias à tarde que é quando sinto falta de carboidratos e também dá pra levar quando saímos e isso é muito bom. Encontrei várias receitas, todas diferentes, então segui o princípio de todas e adaptei a minha (rsrrsrsrs) sério vou postar 3 receitas pra vocês tá?

1ª Receita:
Ingredientes:
- 3 ovos; - 1 colher (sopa) de manteiga derretida; -1 colher (sopa) de requeijão; - 1 colher (sobremesa) de sal; - 2 colheres (sopa) de linhaça de molho por algumas horas; - 1 xícara (chá) de farelo de trigo fino (lavar o farelo deixar de molho e depois peneirar); - ½ colher (sopa) de fermento químico em pó (o mesmo que se põe em bolo);

Preparo:
Bater os ovos acrescentar a linhaça com a água que ela ficou de molho, acrescente a manteiga, o requeijão, coloque o farelo de trigo e o fermento (semelhante quando fazemos um bolo). Coloque numa forma untada com manteiga e leve ao forno baixo, por aproximadamente 40 minutos. Enfie um palito se sair limpo estará pronto.

2ª Receita:
Ingredientes:
- 200 ml de água; - 4 ovos; -2 colheres (sopa) de manteiga; - 2 colheres (sopa) de linhaça; - 4 colheres (sopa) de fibra de soja; -1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Preparo:
Bata muito bem os ingredientes, coloque numa forma retangular de plástico resistente e asse por seis minutos em potência alta no micro-ondas. Não precisa untar. Rende 8 fatias

3ª Receita (esta é a que eu adaptei)
Ingredientes:
-2 ovos; - 200 ml de água; - 2 colheres (sopa) de manteiga; - 2 colheres (sopa) de linhaça; - 1 xícara (chá) de farelo de trigo; - 1 colher (sopa) de fermento químico em pó; - uma pitadinha de sal (não gosto de muito sal na comida).

Preparo:
Num copo de liquidificador coloque todos os ingredientes na ordem dos líquidos para os sólidos e bata bem. Unte com manteiga uma forma de plástico ou de vidro pequena (500 ml) e despeje a mistura do liquidificador, leve ao micro-ondas por 6 minutos, abra e espete um palito no cento se estiver limpo estará pronto, mas se o palito sair sujo coloque mais alguns minutos e vá testando, pois cada micro-ondas possui uma potência, o meu é bem velhinho (13 anos de uso) e leva 12 minutos pra ficar pronto. Depois de pronto fatie (fatias de 1 cm) e conserve na geladeira num pote tampado.

OBS: não se deve comer mais que duas fatias (um centímetro de espessura) por dia.

Espero que tenham gostado das receitas a que eu adaptei rende 8 fatias (ou seja dá para comer por 4 dias). O Farelo de trigo encontrei em loja de produtos naturais bem baratinho, R$ 3,00 o pacote de 300 gramas, um pacote rende 3 receitas. Vou experimentar fazer com a fibra de aveia, depois conto pra vocês como ficou.

Tenham Uma Ótima Semana! 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Emagrecer ou Continuar como está?

Fase de Indução (74º dia)
Bom dia!

Olá pessoal desculpe minha ausência eu fui convidada a trabalhar em outra escola e ai o tempo está ficando cada vez mais escasso preciso rever também meus dias de postagens, mas por enquanto vou deixar como está.
Mas vamos ao que interessa ontem eu estava pensando em quanta gente que inicia uma dieta e para no meio do caminho, já relatei aqui outras vezes que não existe dieta de emagrecimento, porque as pessoas acreditam que depois que emagrecem não precisarão mais de dieta e ai acabam engordando tudo novamente, é óbvio que após o emagrecimento poderemos acrescentar a ao nosso cardápio algumas coisas que não comíamos, mas a maioria dos alimentos que nos fazem engordar só poderemos comer esporadicamente por isso elaborei uma tabelinha para pensarmos nas vantagens de emagrecer e de ficarmos como estamos.
FICARMOS COMO ESTAMOS
EMAGRECER
Poder comer tudo o que gosto sem culpa.
Visualmente o nosso corpo ficará melhor
Não haverá mudanças em nossa rotina, mudanças geram medos.
Problemas como hipertensão, dores nas articulações, poderão diminuir ou simplesmente desaparecer (aconteceu comigo).
Minha família não precisará comer algum alimento que gosto escondido.
Aprenderemos a diferenciar fome de vontade de comer.
Poderei comer tudo o que quero nas festas e saídas com amigos.
Entrar naquele jeans que sempre sonhei.
Minha família e amigos gostam de mim como sou.
Ficarei mais jovem, a gordura envelhece.
Apesar de estar acima do peso sou bonita, tem tanta gente magra feia.
Poderei usar roupas que jamais iria usar acima do peso.

É pessoal esta tabela é para quem está na dúvida se vale apena continuar ou entrar numa dieta fazer o balanço e analisar o que é melhor, tem muitas outras coisas que poderiam entrar nesta lista e você também pode pensar em outras coisas que são importantes.
O alerta é simplesmente porque tem tanta gente que fica infeliz na dieta que acredito que a vontade de ficar como estar é maior do que a de emagrecer, talvez a primeira lista tenha mais valor do que a segunda pra estas pessoas, devemos saber o que queremos.
Outra coisa que normalmente acontece quando estamos de dieta e emagrecemos muitos quilos é que começamos a achar que quem está acima do peso é fraco ou não tem força de vontade, na verdade não é isso, romper esta barreira é muito difícil, mas parece que esquecemos quando a rompemos e acusamos os outros de covardes, mesmo que seja em nosso pensamento. Mudar a rotina de nossa vida, quebrar hábitos e deixar vícios é extremamente difícil, devemos ser solidários com quem ainda não conseguiu. Para quem ainda não conseguiu o conselho que dou é: viva um dia de cada vez, sabe o que os alcoólicos anônimos dizem? Só por hoje. Faça exatamente isto, só por hoje não coma açúcar, só por hoje não coma “alimentos lixo”, e você verá que as coisas ficarão mais fáceis e quando menos você pensar já estará na dieta por um mês, dois, três.
Tenham um Ótimo Dia!

·         Próximo post segunda-feira dia 12/03/12

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia de pesagem!

Fase de Indução (70º dia)
Bom Dia!
Hoje como sempre gosto de frisar além de dia de pesagem também é dia de reflexão semanal, mas então vamos por partes. Resultados: eliminei mais um quilo esta semana (excelente para o que eu desejo, não eliminar mais de um quilo na semana), contudo minha alimentação de sexta-feira até ontem foi um fiasco, na sexta comi um pacotinho de club social integral, eu estava na pós e a salinha que uso para comer estava ocupada e acabei por ficar constrangida em comer linguiça no pátio da instituição (o que é uma bobagem, mas...), então uma amiga me deu o tal do biscoitinho. No sábado também comi algo que não devia, fiz pastel de carne e comi 3 unidades dos pequenos, sei que a massa é bem fininha e que quem faz Atkins não deve se preocupar com a gordura mas mesmo assim não deveria ter comido e para arrematar no domingo comi uma colher de macarrão.

Sei que emagreci nesta semana, mas estes deslizem não são bons porque acabam por criar um hábito de comer mais carboidratos do que o permitido na indução, além de que com exceção do biscoito ser integral, o restante era tudo “alimento lixo”.

Esta semana tentarei me policiar com respeito a quantidade de carboidrato que consumo, o problema é que na quarta-feira ou quinta-feira normalmente já elimino o quilo semanal então, como não quero eliminar mais do que um quilo na semana acabo por acrescentar mais carboidratos na sexta, sábado e domingo e é ai que mora o perigo pois acabo por comer o que gosto e não o que deveria, eu poderia aumentar a salada, mas acabo por comer um biscoito ou uma colher de arroz ou qualquer outra coisa que não deveria. Preciso analisar e pensar no que fazer.
Aceito sugestões, estou meio sem saber o que fazer. O que você faria?

·         Próximo post quinta-feira dia 08/03/12

sábado, 3 de março de 2012

Dicas para todas as Dietas.

Fase de Indução (68º dia)
Bom Dia!
Olá pessoal hoje irei postar algumas dicas que são úteis para todas as dietas, coisas simples que às vezes até sabemos mas sempre é bom frisar. Então lá vão elas:
1.     Mantenha a calma e evite a autocobrança, pois a ansiedade compromete o resultado de qualquer dieta.
2.    Pratique um esporte pelo menos três vezes por semana. E no dia-a-dia vale tudo, desde subir escadas até levar o cachorro para passear.
3.    Siga um cardápio variado. Varie molho e temperos.
4.    Coma devagar e mastigue bem. Além de favorecer o processo de digestão, você come menos, pois dá tempo do organismo “perceber” o que está consumindo alimentos e sentir a sensação de saciedade.
5.    Procure não sentir culpa se consumir algum alimento “proibido”. Continue a dieta normalmente evitando pensamentos negativos.
6.    Aumente o consumo de fibras, enriquecendo seu cardápio diário com verduras e legumes e grãos integrais. Além de saciar o apetite, eles auxiliam o funcionamento intestinal.
7.    Não use açúcar, substitua-o pelo adoçante de sua preferência para adoçar sucos, café e chás e também para cozinhar.
8.    Se você tiver uma festa, não sai com fome. Tome uma sopa ou coma uma salada (para quem está na Atkins pode ser um bife, ou 1 ovo, ou umas fatias de presunto), assim você evita de atacar os salgadinhos.
9.    Diminua o sal da comida, pois ele retém líquido e você pode inchar.
10. Evite bebidas alcoólicas. O álcool é um açúcar que se transforma em gordura.
11.  Evite pular refeições. Coma como um passarinho, aos poucos, sem se ficar cheio, tente descobrir quando é fome ou quando é vontade de comer.
12. Jamais vá ao supermercado com fome, provavelmente você comprará alimentos que não necessita ou como diz Atkins “alimentos lixo”.
13. Beba água 2 litros por dia. Muitas vezes não estamos com fome e sim com sede, além de hidratar, também ajuda a eliminar resíduos desnecessários ao nosso organismo.

Obs:
Para quem faz Atkins o consumo de gorduras é importante, pois te ajuda a eliminar mais peso,  isto não acontece com quem come muito carboidratos, porque a gordura possui muita energia juntando a energia presente no carboidrato irá gerar uma sobra energética e o que nosso corpo faz quando tem energia sobrando? Exatamente guarda, acumula, ou seja, engordamos.
Nem preciso dizer que quem faz Atkins necessita de muita água, isto é necessário para a eliminação dos resíduos metabólicos das proteínas consumidas e da mobilização dos lipídios que estavam acumulados nos nossos pneuzinhos.
Bom pessoal, fico por aqui até a próxima.

·         Próximo post segunda-feira dia 05/03/12

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vitórias Alcançadas!

Fase de Indução (66º dia)                                                  
Bom Dia!
Ontem estava em casa fazendo uma redação para a pós-graduação e pensei que iria levar o dia inteiro, pois sabe como é né dona de casa sempre deixa de fazer as suas tarefas para priorizar as tarefas domésticas ou resolver algum problema de filho ou marido, pelo menos eu sou assim. Mas terminei a bendita redação meio dia e meia, que maravilha, ainda tinha metade do dia, então almocei, resolvi passar uma vassoura na casa, um pano molhado para tirar a poeira e quando terminei ainda era 16h. Aproveitei que não precisava fazer jantar, pois havia sobras do almoço e fui dá uma olhada nas roupas que guardei no guarda-roupa de minha filha, pois algumas precisavam de consertos e outras estavam não davam mais em mim, por causa dos benditos 12 quilos que engordei na faculdade. E sabe, resolvi experimentar as roupas que não entravam e que maravilha todas coube em mim (eba!) tinha uma calça jeans que eu adorava só por causa de uma foto, é isso mesmo eu tirei uma foto junto com umas amigas e eu estava com esta calça, a foto ficou linda, eu estava com um corpo bom, ai fiquei tão feliz.
Ai gente! São pequenas bobagens como estas que nos fazem tão felizes né?
Na verdade são pequenas vitórias, que conquistamos a cada dia. Lembrei-me que quando eu comecei a fazer a dieta que emagreci há alguns anos atrás, eu tinha muita vontade de comer doces então eu criei uma estratégia para ajudar a resistir aos doces era assim: cada vez que eu queria um doce seja ele qual for, eu pegava o dinheiro que iria compra-lo (é porque nunca tenho doces em casa, quem quiser tem que ir comprar, rsrsrsr) eu colocava em uma caixinha e no final do mês eu comprava alguma coisa para mim, uma blusa, um creme novo, qualquer coisinha, era um agrado que eu fazia a mim mesma.
Então querido (a)s se presentei a cada quilo perdido, pode ser coisinhas baratinhas, um brinco, um batom qualquer coisinha, só um agradinho é estimulante tente.

     Próximo post sábado dia 03/03/12
·