segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia de Pesagem!

Fase de Indução (35º dia)
Bom Dia!

Bom vamos aos resultados continuo com o mesmo peso de semana passada nem emagreci nem recuperei nenhuma grama, como postei anteriormente eu havia acrescentado em minha alimentação 2 biscoitos cream cracker diário. Pensei que ao acrescentar este alimento eu iria emagrecer pelo menos 500 gramas, mas infelizmente não foi isto que ocorreu.
Como esta é uma dieta pessoal porque cada organismo reage de uma forma particular, então só experimentando para saber e só errando para aprender, portanto biscoito suspenso. Pensei também em acrescentar um sanduíche de pão integral na sexta-feira onde passo todo o dia na rua, mas esta semana não farei isto preciso voltar à alimentação anterior por uma semana para acrescentar o pão integral uma vez na semana. Na semana que vem acrescento o pão e vamos ver o que ocorre.

  • Próximo post quinta-feira dia 02/02/12

sábado, 28 de janeiro de 2012

Dias de Postagens!

Fase de Indução (33º dia)
Bom Dia!
As minhas aulas da pós-graduação retornaram ontem, portanto mais algumas tarefas foram agregadas à minha semana, então resolvi que deixarei dias fixos para postar no blog, pois não gosto de deixar nada em aberto em minha vida, porque se eu deixar para o dia que puder postar acaba por não ter um comprometimento, nem comigo mesma nem com os leitores que acompanham meus posts. Os dias de postagens serão: as segundas-feiras (dia de pesagem), quinta-feira e sábado (onde postarei as reflexões da semana), retirei o dia de reflexão do domingo, pois vou a Igreja neste dia pela manhã e acabo tendo que acordar bem mais cedo para postar.

Como hoje é sábado vou fazer as reflexões da semana:
Semana tranquila como sempre tem acontecido, acrescentei ao meu cardápio dois biscoitos cream cracker por dia, ou seja, mais 8 gramas de carboidratos diários, vamos ver se isto irá refletir em meu emagrecimento. Como minhas atividades voltaram ao normal preciso de alguma coisa para o lanche da tarde principalmente as sextas-feiras porque é o dia mais puxado para mim, trabalho pela manhã e tenho aula das 13h30min às 22h00min H. não dá para ficar até às 22h30min horário que chego a casa sem comer nada desde o meio dia. Confesso que ontem fiz isso e me arrependi cheguei a casa com fome e muita dor de cabeça. Foi horrível, estou pensando em levar um polenguinho ou outra coisa, para enganar o estômago até o jantar.
  •  Próxima postagem: segunda-feira dia 30/01/12

    

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Não Percebemos Quando Emagrecemos.

Fase de Indução (32º dia)
Bom Dia!
Ontem foi meu primeiro dia de retorno ao trabalho como postei anteriormente, quando minha chefa chegou e veio falar comigo a primeira coisa que ela comentou foi: “O que você fez para emagrecer?”, perguntei a ela: “já dava para perceber?” e ela disse que sim, interessante que não percebo mudança em meu corpo, eu sinto que algumas calças estão largas e vejo também que o peso na balança mudou é claro, mas meus olhos não me veem mais magra.
É importante ressaltar isso, pois não é só quando emagrecemos que não percebemos mudanças em nosso corpo, quando engordamos também não nos achamos diferentes. Lembro-me quando cheguei a pesar 103 quilos, fiquei um ano sem me pesar, e  meu esposo me dizia: “você está engordando muito.” Eu achava que era implicância dele e não me via gorda, até que um dia estávamos passando em frente a uma farmácia e ele me disse: “Sobe, pesa, pra você ver o quanto está engordando.” Foi um choque para mim, eu não esperava estar tão gorda assim, eu nunca em minha vida havia chegado aos 100 quilos, sabia que estava acima do peso, mas nem imaginava o quanto acima estava.
Só consigo ver as mudanças de emagrecimento quando comparo fotos. Por isso sempre me deixo fotografar, ao contrário de muita gente que está acima do peso, pois somente assim consigo visualizar minha imagem real e comparar com o antes do emagrecimento.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Problemas Técnicos

Fase de Indução (31º dia)

Boa Tarde!

Olá pessoal desculpe o atraso na postagem, estou com problemas em minha internet durante todo o dia somente agora consegui acessar o blog. O dia também foi cheio hoje, pois as minhas férias acabaram e voltei a minha rotina. Preciso organizar a forma que irei postar n blog, pois sei que a partir deste momento não poderei publicar postagens todos os dias, quem trabalha fora e ainda cuida dos filhos, marido e de todos os afazeres domésticos sabe bem do que estou falando. Ainda estou pensando como vou postar, talvez 3 vezes na semana, tipo segunda, quinta e domingo, pois são os meus dias mais folgados. Aceito sugestões! Mas não deixarei de postar nem que seja uma vez na semana. Por enquanto ainda estou na folga porque o trabalho só começa a engrenar realmente na semana que vem. Estava pensando em como seria minha volta ao trabalho com a dieta da proteína, porque não é uma dieta que se pode levar muita coisa para comer no trabalho, imagino eu levando um bife para o lanche ou um ovo cozido, até explicar a história toda leva tempo e confesso que não estou a fim de explicar até mesmo para não despertar a inveja de outras pessoas, que sabemos que isto acontece com frequência principalmente no meio de mulheres que estão acima do peso, todas querem uma fórmula mágica que não existe, e quando alguém começa a emagrecer não acreditam que seja somente com dieta. Querem um emagrecimento rápido e sem esforço.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

30 Dias de Dieta.

Fase de Indução (30º dia)
Bom dia!

Hoje fazem 30 dias de dieta initerruptamente, confesso que já havia pensado em fazer a dieta da proteína outras vezes, mas pensava que seria uma dieta muito difícil. Apesar de ter amigos que já fizeram, ainda assim ficava com receio e somente resolvi iniciar após um período muito grande de outras dietas sem perca de peso.
Balanço deste mês: 6 quilos eliminados (Que felicidade!), fome zero (que maravilha), autocontrole no extremo (fazia tempo que não conseguia isto), diminuição da vontade de comer doces (um mês sem ingerir qualquer tipo de doce, uma conquista maravilhosa), aprendendo a me conhecer melhor.
Em fim mês de vitórias, somente ganhei este mês, nada de derrotas, mesmo na semana que estava utilizando adoçante com carboidrato em sua composição, ainda assim eliminei 500 gramas.
Estava lendo sobre uma nova versão da dieta da proteína onde se faz por um mês e dá uma pausa de uma semana e reinicia a dieta, contudo não farei desta forma, farei a dieta da proteína da forma tradicional, pois como dizem em time que está ganhando não se mexe.
Estou muito Feliz!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dieta da Proteína e Reeducação Alimentar

Fase de Indução (29º dia)
Bom Dia!

Li recentemente um artigo num site falando sobre a dieta da proteína, o autor do referido artigo argumentava que a dieta da proteína não educa as pessoas a comerem de forma saudável, portanto não reeduca o indivíduo que faz tal dieta. Estava refletindo sobre este argumento e não concordo com o autor, ele provavelmente nunca fez a dieta da proteína e, portanto não sabe que acabamos por nos policiar o tempo todo, também aprendemos a criar o habito de ler os rótulos dos alimentos, além é claro de beber aproximadamente 2 L de água ou mais durante o dia.
O referido autor também disse que em consequência da não reeducação alimentar as pessoas que emagrecem com a dieta da proteína acabam por engordar tudo novamente, na verdade todas as pessoas que emagreceram sejam com a dieta da proteína ou com qualquer outra dieta sabem que sua alimentação jamais poderá ser igual a que era antes da dieta, pois recuperará todo o peso eliminado. Acredito que pessoas que retomam o peso eliminado são aquelas que não aceitam que para manterem o peso conquistado, é necessária uma nova alimentação equilibrada para o resto da vida e, não somente para o período que se deseja emagrecer. Por falar nisso me lembrei de que um dia minha filha me perguntou: “mãe quando você vai acabar com a dieta?” na verdade a dieta nunca acaba ela torna-se menos restritiva. Devemos aprender a comer para viver e não viver para comer

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dia de Pesagem!

Fase de Indução (28º dia)
Bom Dia!

Hoje é segunda-feira dia de pesagem, eliminei esta semana 1 quilo, não é um resultado tão bom quanto o da semana passada, mas o importante é que eliminei, mesmo sendo a semana de período menstrual. Não sei se ainda estou inchada e eliminarei mais na semana que vem em decorrência do inchaço, mas não estou me preocupando com isso no momento não costumo contar com coisas que ainda não aconteceram.
Então: resultado positivo e bola pra frente que a caminhada ainda é longa ainda faltam 12 quilos para minha meta. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Reflexão sobre a 4ª semana

Fase de Indução (27º dia)
Bom Dia!

Esta semana embora tenha sido semana de período menstrual, não tive fome nem muita ansiedade. Contudo tive inchaço nas pernas, pois retenho muito líquido nestes períodos. Quanto mais tudo ocorreu bem, nada de comer doces, açúcar, bolos, chocolates, salgados, ou seja, nada que atrapalhe o andamento de minha dieta.
Amanhã é dia pesar vamos ver como estará nesta semana fatídica de inchaço e retenções de líquidos.
Bom Domingo a Todos!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Nossa Família não está de Dieta!

Fase de Indução (26º dia)
Bom Dia!
Ontem foi sexta-feira e como minha filha diz: “dia de comer besteira” (kkkk), aqui em casa tento fazer com que todos tenham uma alimentação saudável, mas nas sextas e sábados as besteiras são liberadas. E como ontem foi dia de comer besteira e eu estava devendo a eles um bolinho de aipim, fiz e confesso que não foi nada fácil pra mim, pois adoro bolinho de aipim com recheio de carne moída e um molhinho de pimenta, contudo tive que me conter e não comi nenhum pedacinho. Foi difícil nem fiquei por perto quando eles estavam comendo e fiz uma quantidade que sei que eles comeriam tudo para não haver sobras. Sobrevivi ao bolinho de aipim!
Sempre quando estou em situações como esta, costumo tentar conscientiza-me que eu já comi tudo isto e não gostei dos resultados que este tipo de comida fizeram com meu corpo e que haverá outras oportunidades para comer um pedacinho ou uma pequena porção, mas agora não é o momento. Sei que ficaria com a consciência pesada se houvesse comido um pedacinho que fosse ou acabaria por não me conter e comer mais do que deveria. Então é melhor nem provar.
Muita força nestas horas! 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TPM e Dieta

Fase de Indução (25º dia)
Bom Dia!
Como relatei há alguns dias atrás eu estava bem próxima de meu período menstrual, lembro-me que comentei que iria postar no blog qualquer sintoma que houvesse e que pudesse ser causado pela dieta que estou fazendo. Contudo quero em primeiro lugar destacar alguns pontos:
Ø  TPM ocorre alguns dias antes do período menstrual e sessa assim que ocorre o sangramento, portanto algumas mulheres classificam o desconforto menstrual (cólicas, sangramentos excessivos, etc.) como TPM isto é um equívoco;
Ø  Os anticoncepcionais orais (pílulas) normalmente eliminam a TPM, portanto mulheres que fazem uso destes anticoncepcionais dificilmente tem TPM.
Então, como sou usuária há muitos anos de pílula, não tenho sintomas pré-menstruais, mas sim sintomas menstruais, tais como: cólicas, inchaço e dores nas pernas em consequência da retenção de líquidos.  Normalmente durante o período menstrual fico de 500 gramas a um quilo mais pesada. Em princípio a dieta não alterou nada meu período menstrual muito menos os sintomas. Estou com cólicas normais, dores e inchaço nas pernas, mas nada anormal, quanto à variação do peso, saberei na próxima segunda, mas como não houve mudanças nos outros aspectos, acredito que também não haverá neste também.
E vocês meninas tem problemas em cumprir a dieta no período menstrual ou pré-menstrual?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pré-diabetes um Alerta.

Fase de Indução (24º dia)
Bom Dia!

No início do ano passado eu fiz alguns exames de sangue para investigar minha obesidade, fiz os exames de tireoide, resistência a insulina, curva de glicose, colesterol, etc. A maioria dos exames deram normais, somente minha glicemia em jejum deu um pouquinho acima do normal deu 117 mg é o que os médicos chamam de pré-diabetes de uma olhada no trecho abaixo:
O exame de sangue é o primeiro passo para a identificação do problema. Quando a pessoa faz o teste em jejum de oito horas, o nível de glicemia não pode ser maior que 99. Acima de 125, significa que tem diabetes melito. “E aí fica essa turminha da coluna do meio, que é chamada de pré-diabética. Por ano, 10% dos pré-diabéticos desenvolvem diabetes melito. No total, 70% terão a doença. Então, não se pode dizer que eles não têm nada”, defende Saulo Cavalcanti.” (fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes).

A médica na ocasião me pediu para aumentar as atividades físicas e diminuir a ingestão de açúcar, mas nem tocou nesta expressão: pré diabetes. Como ela não fez nenhum alarde não me preocupou e continuei com minha vida normal, somente hoje quando fui procurar meus exames anteriores para levar ao médico foi que me lembrei da tal da glicose um pouco acima. O que a médica não me explicou foi que eu posso desenvolver a doença já que não estava me cuidando. Agora vou pedir novamente ao médico para repetir este exame, vamos ver como meu organismo se comporta, pois estou há quase um mês sem ingerir açúcar.
Fica ai o alerta para todos!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Blog para emagrecer por quê?

Fase de Indução (23º dia)

Bom Dia!

Muitas pessoas perguntam qual a finalidade de quem escreve um blog sobre emagrecimento ou durante seu emagrecimento, o fato é que cada um possui seus motivos, mas os meus objetivos com este blog são de relatar minha experiência com a dieta da proteína, aprender com as experiências de outras pessoas e falar sobre alimentação, dieta, etc. Este último motivo é muito importante para mim, visto que em minha casa somente eu preciso controlar meu peso, pois os outros estão na sua faixa de peso “ideal”, então é muito chato pra quem não faz dieta ficar ouvindo o tempo todo sobre dieta, alimentação. E sem contar que vivo tudo que faço muito intensamente então, se estou fazendo um curso novo, falo o tempo todo sobre este curso, se conheço uma pessoa nova também comento sobre tudo que conversei com essa pessoa, agora imagine quando começo uma nova experiência com uma dieta. Por esses motivos resolvi escrever este blog. Além do mais acabamos por criar um compromisso de mostrar resultados, fato que não ocorre quando temos compromisso somente conosco. Quando temos que publicar o peso no blog, acabamos por ficar constrangido quando não emagrecemos ou emagrecemos pouco, pois isto é consequência de burlar a dieta, porque não existe dieta errada, existe dieta mal feita, mal adaptada. O emagrecimento é possível, todas as pessoas podem emagrecer, mas isto exige determinação, força de vontade, paciência e observação para aprender com os próprios erros.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que comer na casa de outras pessoas?

Fase de Indução (22º dia)


Bom Dia!

Estar na dieta da proteína possui suas vantagens e desvantagens como em qualquer outra dieta, uma desvantagem é não ter muita opção de comida fora de casa, num desses finais de semana passados fui visitar um casal de amigos, era um sábado à tarde, e desde que o mundo é mundo as pessoas sempre se confraternizaram ao redor de uma bela mesa bem recheada de comida, e nesse dia não foi diferente a tão temida frase por mim foi dita: “vamos fazer um lanchinho”. Como explicar para as pessoas com quem convivemos há anos que não estamos comendo pão, bolo, açúcar, doce, etc. a primeira pergunta que nos fazem é a seguinte: “então o que você come?” confesso que é bem constrangedor, porém temos que passar por esses embaraços, explicações dadas comi duas fatias de queijo e dois dedinhos de café com açúcar (com muito remoço, pois não havia adoçante), mas sobrevivi para contar a experiência (kkkkk).
Outra que também passei recentemente foi na casa de minha cunhada, fui fazer umas compras e no retorno tive que passar na casa dela para entregar algo, como sai logo após o almoço e já ia dar 17h eu estava faminta, tenho liberdade na casa dela, assim como ela tem na minha, pois somos muito amigas, contudo fiquei muito constrangida em abri a geladeira alheia para procurar o que comer (rsrsrsrsr). Resultado: não fiquei nem vinte minutos, fiz uma verdadeira visita de médico, minha filha estava comigo e me disse assim: “mãe por que você está correndo pra ir para casa?” Eu respondi estou com fome. E ela riu muito de mim.
Acredito que eu não seja a única a passar por essas situações. E você já passou por alguma?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Experiência: A dieta da proteína causa desânimo?

Fase de Indução (21º dia)
Bom Dia!

Hoje é dia de registrar o peso, esta semana eliminei 1,5 quilos, estou muito feliz com a eliminação, não é tão extraordinária como foi a da 1ª semana, mas é bem melhor do que da semana passada. Acredito que o adoçante realmente me tenha atrapalhado na semana passada, que bom que pude perceber a tempo, pois se eu ficasse muitas semanas perdendo pouco ou não perdendo nada com certeza iria me desanimar.
Não tenho burlado a dieta e estou me sentido muito bem. Como vocês podem observar pelos horários dos posts acordo muito cedo, isto por opção, pois estou de férias. Não gosto de dormir até tarde, gosto de acordar junto com o sol, me dá a sensação de vitalidade, de saúde, já passamos um terço da vida dormindo, não é necessário passamos mais do que isso. Rsrsrsrs. Portanto minha disposição para os afazeres domésticos e os não domésticos continua, a mesma a dieta nem acrescentou, tão pouco tirou, considero isto bom, não gostaria que houvesse interferido em minha disposição.
Se as coisas continuarem a correr da mesma maneira, eu perdendo cerca de 1,5 quilos por semana, daqui a aproximadamente 3 semanas estarei na casa dos 70. Vocês não sabem o quanto isto é importante para mim, fazem 4 anos que não consigo sair dos 80 e tantos, somente quem está passando por isto ou já passou consegue compreender. Sei também que não posso criar muitas expectativas, pois nosso corpo sofre algumas variações hormonais ao logo do mês e ainda não passei pelo período de TPM nesta dieta (estou bem próximo), por isso é mais um ponto a ser observado, será que irei eliminar menos nestes períodos? Será que a compulsão por doces irá aumentar? Vou reter menos ou mais líquidos nesta fase? Essas perguntas só poderão ser respondidas depois e, com certeza relatarei aqui no blog.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Reflexão sobre a 3ª semana da dieta da proteína

Fase de Indução (20º dia)


Bom Dia!

Hoje é domingo, dia de reflexão sobre toda a semana que passou. Bom lá vai: não comi nenhum alimento que não fosse permitido na fase de indução (quase não resisti a um pão de queijo ontem, ele estava tão cheiroso, mas pensei bem e analisei que não iria ficar satisfeita somente com uma unidade, então resolvi não comer); efeitos colaterais sentidos: hálito cetônico (tenho amenizado este problema escovando com mais frequência os dentes, e quando estou na rua compro um drident, que está liberado na fase de indução); não usei açúcar, como tive problemas na semana passada com o açúcar, esta semana troquei de adoçante, pude perceber que o gosto que o adoçante deixa nos alimentos, é questão de habituar-se a ele, independente de qual composição seja o adoçante desde os feitos com sacarina e ciclamato ao feito com estévia, já usei todas as composições, todos ao meu paladar deixa resíduo e acabo por me acostumar depois de uns 3 dias.
Bom amanhã é dia de pesagem irei postar meu peso, veremos se realmente era o adoçante que me fez diminuir a perca de peso na semana passada ou se meu organismo já se adaptou a condição de cetose.
Então bom domingo a todos!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Açúcar e Dependência

Fase de Indução (19º dia)


Bom dia!

Estava lendo recentemente sobre o açúcar e é incrível o quanto se pesquisam sobre essa substância, e quanto mais se pesquisam mais se descobre que o açúcar causa dependência química semelhante a qualquer droga que existe. Tenho um amigo que mora sozinho, e me relatou que não utiliza açúcar para adoçar, nem adoçante e que consome os alimentos da maneira como são e com o teor de doce que já existe neles, achei fantástica a experiência. Sabemos que este pozinho branco adorável por muitos, é completamente dispensável de nossa alimentação, somente nos fornece energia, energia esta que podemos retirar de outros alimentos muito mais saudáveis e que nos forneça outros nutrientes além da energia.
Quando fiz outra dieta há seis anos não retirei o açúcar de minha alimentação, emagreci é claro, mas lembro-me que tinha sérias crises de ansiedade às vezes até chorava quando queria comer algum alimento que não podia e me perguntava por que que eu tinha que sofrer tanto para emagrecer. Não sei se estas crises de ansiedade eram pelo fato de ter diminuído a ingestão de açúcar, mas ainda está consumindo-o em pequenas doses. Na dieta da proteína que hoje completam 19 dias, não tive nenhuma crise dessas, e o pior é que já passei por testes de fogo, pois meu marido adora comprar chocolates, normalmente compra quase todos os finais de semana e confesso que não senti desejo de comê-los. A dieta da proteína tem que ser muito bem administrada, pois a ingestão de um simples doce ou pão pode te tirar do estado de cetose, ai o recomeço é inevitável, a fome dos dois primeiros dias retornarão, embora pesquisas relatem que quem está na dieta a muito tempo entra em cetose mais rápido.
Não vou dizer que não sinto vontade de comer carboidrato, sinto sim principalmente do pãozinho francês no café da manhã, mas quando esta vontade aperta vou ao banheiro subo na balança e me pergunto quer voltar aos 88 quilos? A resposta obviamente é não, então me esqueço do pão.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Experiência: Dieta sem Fome.

Fase de Indução (18º dia)


Bom Dia!

Relatei em alguns posts que não sinto fome e, sei que isto não é privilégio meu, todas as pessoas que fazem a dieta da proteína possui mais saciedade isto é consequência do estado de cetose (queima de gordura armazenada no tecido adiposo para servir de combustível) que ocorre durante o período de escassez de carboidrato. Além da falta de apetite outros sintomas são sinais de cetose como por exemplo: perca da vontade em comer doces e um gosto de metal na boca (também tenho este sintoma).
É importante conhecer estes sinais para que se identifique quando seu corpo entrou em cetose (início da dieta) ou se você está ingerindo mais carboidrato do que o recomendado, identificar quando seu corpo não está mais utilizando a queima de gordura como fonte de energia.
Para pessoas que como eu passava muita fome e quase não emagrecia, além da vontade incontrolável por comer doces, esta é uma dieta excelente.
Hoje deixarei mais uma receitinha que está liberada na dieta de indução.
Berinjela Refogada
Ingredientes:
-1 berinjela;
- ½ cebola pequena picada;
- 1/3 de pimentão médio picado;
- 1 tablete de caldo de legumes;
- 1 tomate grande picado s/ pele nem sementes;
- 2 colheres (sopa) de óleo;
- cominho ou pimenta do reino a gosto;
- sal a gosto.

Preparo:
Descasque a berinjela, pique em cubos e coloque em uma tigela com água salgada por 15 minutos (processo para diminuir o amargor da berinjela).
Numa panela aqueça o óleo, refogue a cebola, acrescente o pimentão, o tomate, a berinjela e o caldo de legumes. Tempere com cominho ou pimenta do reino e vá refogando até a berinjela amolecer se  o refogado for ficando muito seco, acrescente água aos poucos só para umedecer. Assim que a berinjela estiver cozida a receita estará pronta.

OBS: Eu não gostava de berinjela até aprender a prepara-la desta maneira.

Bom Apetite!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como pouco e engordo assim mesmo...

Fase de Indução (17º dia)


Bom Dia!

Quem está acima do peso já deve ter pensado desta maneira: “eu como tão pouco por que engordo tanto.” Pois é talvez a maioria  já fez esta pergunta, embora as pessoas magras não acreditam nisso, dizem que estamos acima do peso porque comemos demais. Sabemos que não é bem assim, com exceção é claro de pessoas que são viciadas em comida e geralmente consomem entre 5.000-10.000 calorias diárias, essas normalmente estão em obesidade mórbida e precisam de tratamento médico. Mas estou falando de quem come normalmente e engordam mais do que os demais, é obvio que nossa alimentação veio piorando com o passar dos tempos e isso se deve a nosso tão sonhado progresso. Contudo algumas pessoas mesmo no passado quando morando ainda no campo e tendo uma alimentação bem natural ainda assim eram obesas, estavam acima 20 ou 30 quilos de seu peso. O fato é que nem os médicos e cientistas conseguem explicar tudo isso e que a famosa “lei das calorias” (comendo muito=ganho de peso; comer pouco=perca de peso) não funciona para algumas pessoas. O fato é que o nosso organismo acaba por se acostumar com a quantidade que comemos e aí por menos que comemos paramos a perda de peso (passei por isso diversas vezes). A verdade é que o organismo de algumas pessoas é facilmente adaptável às mudanças calóricas fazendo com que o metabolismo caia e passando a ter menos necessidades calóricas, se não soubéssemos que estamos falando do ser humano (digo isto porque alguns consideram ofensivo dizer que o homem é um animal como os outros.) e cientistas estivessem estudando este organismo tão adaptado as diminuições da oferta de alimentos diria: “que animal bem adaptado, este animal deve ser mais evoluído que os demais.” Com certeza nosso organismo é sim mais adaptado a privações que os organismos de outras pessoas, mas como vivemos numa sociedade que está na era da ditadura da magreza, não enxergamos este fato como algo bom, pelo contrário sofremos com isso.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A dieta da Proteína e Vitaminas.

Fase de Indução (16º dia)


Bom Dia!

Estava preocupada com minha saúde, pois leio muito na internet sobre a dieta da proteína, e o fato é que não existem estudos suficientes que acompanham as pessoas que se submetem a dieta por um período longo, na verdade os médicos não sabem quais são os efeitos desta dieta em longo prazo. E percebi que em algumas coisas os médicos são unânimes dizem que a dieta da proteína não possui vitaminas suficientes para a manutenção das funções normais do organismo. Então, como sou bióloga fui dar uma revisada em meus livros sobre as vitaminas e destacarei o seguinte conceito:
“Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em quantidades relativamente pequenas, mas que exercem grandes efeitos em nosso organismo.” (Fonte: AMABIS. Biologia dos Organismos. Vol. 2 p.472).
Portanto necessitamos de vitaminas para manter a funcionalidade de nosso organismo e em pequenas quantidades, precisamos adquirir estas substâncias de nossa alimentação, pois nosso organismo não pode fabrica-las. A dúvida era a seguinte será que uma alimentação sem frutas, mas com ovos, carne e verduras são fontes de vitaminas?  Para sanar esta minha dúvida resolvi pesquisar uma tabela de vitaminas juntamente com suas principais fontes.

Vitaminas
Fontes
Doenças provocadas pela carência (avitaminoses)
Funções no organismo
A
fígado de aves, animais e cenoura
problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais
combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
D
óleo de peixe, fígado, gema de ovos
raquitismo e osteoporose
regulação do cálcio do sangue e dos ossos
E
verduras, azeite e vegetais
dificuldades visuais e alterações neurológicas
atua como agente antioxidante.
K
fígado e verduras de folhas verdes, abacate
deficiência na coagulação do sangue, hemorragias.
atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
B1
cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja
beribéri
atua no metabolismo energético dos açúcares
B2
leites, carnes, verduras
inflamações na língua, anemias, seborréia
atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5
fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais
fadigas, cãibras musculares, insônia
metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6
carnes, frutas, verduras e cereais
seborréia, anemia, distúrbios de crescimento
crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12
fígado, carnes
anemia perniciosa
formação de hemácias e multiplicação celular
C
laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga
escorbuto
atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
H
noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral
eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite
metabolismo de gorduras
M ou B9
cogumelos, hortaliças verdes
anemia megaloblástica, doenças do tubo neural
metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3
ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado
insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão
manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue 

Pode-se observar que todas as vitaminas na tabela acima possui alguma fonte na alimentação de quem faz a dieta da proteína, isto me deu um tremendo alívio, porque quero emagrecer sim, contudo não quero perder minha saúde. 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tempo de Permanência na Fase de Indução

Fase de Indução (15º dia)


Bom Dia!

Estive lendo o livro do Dr. Atkins e destaquei este trecho:
“Embora a taxa à qual queira perder peso seja assunto seu, acho que deve se sentir muito contente com esse estado de coisas. Enquanto os quilos estiverem desaparecendo, e estiver se aproximando ininterruptamente de sua meta, por que se preocupar? Vamos supor, porém, que está chegando rapidamente à conclusão de que os 10 g extras de carboidratos não significam tanto para você quanto a perda de meio quilo extra por semana. Você talvez resolva permanecer em um nível mais baixo de carboidratos e ficar satisfeito com o conhecimento de que poderia ter mais, se quisesse. Simplesmente, lembre-se de usar uma fase de Pré-Manutenção ao aproximar-se de seu peso ideal.” (fonte: A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins pág. 105).
Hoje eu deveria passar para a segunda fase na dieta, contudo estou no grupo das pessoas que Atkins relata acima não faz diferença para mim 10 g extras de carboidrato, estou me sentindo bem, não tenho fome, portanto ficarei na fase de indução até chegar aos 75 quilos, quando entrarei então na fase de pré-manutenção onde permanecerei nela até atingir meu objetivo que é chegar aos 70 quilos. Quero deixar muito claro que se ocorrer algum efeito colateral mudarei imediatamente minha postura e com certeza relatarei aqui no blog, para que fique registrada minha experiência com a dieta, afinal de contas é uma experiência pessoal, portanto possui suas particularidades, além de eu estar conhecendo e reconhecendo as reações de meu organismo frente esta mudança de hábitos. Embora minha experiência seja pessoal, e existirão particularidades que só funcionarão para mim, a essência e alguns fatos servirão para outras pessoas que estão seguindo a dieta da proteína.
Mudei de adoçante estou utilizando agora um a base de estévia, ainda estou me acostumando ao sabor, porque o outro era melhor principalmente no café, por que será né? Rsrsrsrsrs.
Ah pessoal, sei que tem muitas pessoas visitando o blog, deixem seu comentário para que eu as conheça, críticas e sugestões são bem vindas também, desde que não sejam ofensivas é claro.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cuidado: Adoçantes com Carboidratos em sua Composição

Fase de indução (14º dia)


Bom Dia!

Pesei-me hoje pela manhã e não gostei do resultado eliminei somente 500 gramas, ou seja, estou com 84,500 kg, parece satisfatório para algumas dietas, mas para a dieta da proteína na fase de indução isto não é nada satisfatório, principalmente em comparação com a 1ª semana. Eu não estava esperando o mesmo resultado da 1ª semana (3 kg), contudo esperava que houvesse eliminado no mínimo 2 quilos. Após a pesagem comecei a refletir sobre o que me alimentei nesta última semana que foi diferente da anterior, visto que não burlei a dieta, o que poderia ter acontecido era ter ingerido algum alimento diferente que não fosse “tão liberado” assim. Após muita reflexão não constatei nada, não fiquei satisfeita e fui reler a parte do livro que contêm os alimentos permitidos para esta fase, e também não encontrei nada que justificasse este resultado.  Resolvi dá uma lida num blog também da dieta da proteína, em um dos post a autora  relatou que havia descoberto o porquê ela não estava emagrecendo era por causa do adoçante que ela estava usando que continha açúcar na fórmula, em outro post ela também relatou que devíamos tomar cuidado com o creme de leite que só poderia ingerir 2 colheres por dia. Pronto a minha ficha caiu lembrei-me que meu adoçante acabou e comprei um em pó, corri para pegar o pote do adoçante e ler seu rótulo e ai está: maltodextrina é um dos componentes da fórmula do adoçante que usei durante toda semana, é um carboidrato e como o usei em suco, chá e café todos os dias, acabei por aumentar minha cota de carboidrato diária. E o creme de leite também usei mais de 2 colheres diárias e o resultado está aí. Tenho que agradecer a pimentinha que postou isso no blog dela (blog na lista), pois sem isso eu ia continuar errando, fica aí o aviso não só para que está fazendo dieta da proteína, mas também quem é diabético e usa adoçante em pó.
Bola pra frente que a dieta continua e tenho muito peso pra eliminar, não posso ficar chorando o leite derramado.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Reflexão sobre a 2ª semana da dieta da proteína

Fase de Indução 2ª semana (13º dia)


Bom Dia!

Amanhã é dia de pesagem, na 1ª semana pesei-me todos os dias e, isto estava me deixando ansiosa, então resolvi me pesar somente as segundas-feiras, portanto amanhã é a hora da verdade. Além de saber quanto emagreci, amanhã também é o último dia da fase de indução, na terça-feira passarei para a segunda fase da dieta e vamos ver como meu organismo se porta ingerindo mais carboidrato, confesso que estou com receio da fome retornar e acabar por perder o controle, porém não posso continuar com a fase de indução até emagrecer tudo que preciso e acabar voltando a comer todos os carboidratos ao mesmo tempo e, em grandes quantidades e, com certeza esta atitude me fará recuperar todo o peso eliminado.
Dica:
Uma amiga me ensinou como cozinhar ovos no micro-ondas, é bem simples e rápido. Veja só:
Quebre os avos e coloquem em um prato, fure a película da gema (se não fizer isso a gema irá estourar e sujar tudo), tempere como desejar e leve ao micro-ondas, por aproximadamente 2 minutos, mas este tempo depende da potência de cada micro-ondas, então aconselho ir colocando de minuto em minuto até que esteja cozido. Isto também pode ser feito com omelete.    

sábado, 7 de janeiro de 2012

Fase de Indução 2ª semana (12º dia)

Bom Dia!
Dieta ocorrendo bem sem nenhum deslize ou escapadela, realmente retomei meu foco, quase duas semanas sem ingerir nenhum alimento que pudesse atrapalhar meu emagrecimento. Como ainda estou tendo dificuldades em saber o que comer à tarde, estou ficando na gelatina diet na maioria das vezes, então para variar um pouco às vezes faço uma “falsa mousse” , bem semelhante com a tradicional, porém sem açúcar, facílima de preparar. Se alguém souber de alguma sugestão para o lanche da tarde, fique a vontade para me enviar.
Receita:
Mouse diet
Ingredientes:
-2 cx de gelatina diet sabor de sua preferência
-1 cx de creme de leite
-2 claras em neve
Preparo
Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e, coloque no liquidificador, acrescente o creme de leite e bata bem; Transfira a mistura do liquidificador para uma tigela e incorpore as claras em neve delicadamente. Prove para sentir se está doce, caso deseje pode-se acrescentar um pouco de adoçante.
Dica: Para quem faz outras dietas pode-se substituir o creme de leite tradicional pelo light e aproveitar esta receita também.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fase de Indução 2ª semana (11º dia)

Bom Dia!
A dieta continua tranquila, nada de fome exagerada nem tão pouco nenhum efeito colateral. Como encontro problemas na hora de preparar minha refeição, afinal de conta é uma mudança de hábito, eu nunca em minha vida havia ingerido tão pouco carboidrato, resolvi procurar em meio minhas receitas (adoro cozinhar e possuo muitas receitas) algumas que poderia fazer nesta dieta para variar um pouco o tempero e não enjoar. Então hoje postarei uma receita que é maravilhosa e de autoria da saudosa Ofélia.
Receita:
Bife à Pizzaiola
Ingredientes:
½ quilo de contrafilé ou alcatra cortado em bifes; Sal; Pimenta do reino; 2 dentes de alho amassados; Óleo para fritar
Para o molho:
3 tomates maduros (sem pele nem sementes) picados; 1 cebola picada; 2 colheres de sopa de óleo; 1 tablete de caldo de carne; orégano.

Modo de preparo
Tempere os bifes com sal, pimenta e alho. Frite os bifes em pouco óleo e reserve.
Molho: na mesma frigideira, coloque as duas colheres de óleo refogue a cebola e junte os tomates tempere com o caldo de carne, pimenta do reino e orégano, prove para saber se está bom de sal.
Arrume os bifes numa forma refratária. Despeje o molho por cima  e salpique mais orégano. Leve ao forno por alguns minutos.
Bom Apetite!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alimentos Permitidos na Fase de Indução

Fase de Indução 2ª Semana (10º dia)


Bom Dia!

Como relatei ontem não tenho sentido nenhum efeito colateral com a dieta da proteína, mas como nosso organismo não é estático e essa é uma experiência individual comprometo-me a postar qualquer efeito colateral que por ventura vier a sentir.
Como já se passaram alguns dias e estou caminhando para o término da 1ª fase (fase de indução), e esta é a fase mais restritiva de carboidratos, acredito que posso relatar uma reação positiva do meu organismo; antes da dieta eu estava com um cansaço extremo, além de uma sonolência excessiva, eu estava atribuindo estes sintomas ao estresse do dia-a-dia, pois estava em uma fase conturbada: monografia, último período da graduação, estágio, trabalho, além de todos os afazeres domésticos, porque sou esposa e mãe e infelizmente não possuo ajudante para estes afazeres. Contudo me formei em agosto de 2011, meus afazeres caíram praticamente pela metade, agora trabalho duas vezes na semana e continuo com os afazes domésticos, o problema é que o cansaço não havia acabado, estou descansando desde agosto e nada, além do mais comecei a observar que toda vez que comia algum alimento com excesso de carboidrato como uma pizza ou uma macarronada esta sonolência aumentava muito, semelhante aquele sono que temos após o almoço (um pouco mais acentuado). Porém desde que inicie a dieta da proteína o cansaço e a sonolência desapareceu, será isso uma coincidência? Vou continuar alerta sobre este fato, pois é cedo demais para afirmar qualquer coisa.
Hoje postarei os alimentos permitidos na fase da indução.

CARNES PEIXES AVES CRUSTÁCEOS OVOS
Bife - Atum – Frango – Ostras – Porco – Salmão – Peru – Mexilhão – Carneiro Linguado - Pato – Camarão – Bacon – Truta – Ganso – Mariscos - lagosta
QUEIJOS:
Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contêm algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. (Ver Contagem de Gramas de Carboidratos).
Nada de queijo de dieta, queijos pastosos ou queijos feitos de soro de leite.

VERDURAS PARA SALADAS:
Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radicchio, Chicória, Azedinha, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Ervas para salada, endro tomilho, manjericão, coentro, alecrim, orégano, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas. Aspargo, Ruibarbo, Brotos de feijão, Feijão-verde, Cebolinha verde, Castanha-d'água, Repolho, Folhas de beterraba, Couve- flor, Acelga, Berinjela, Couve, Couve-rábano, Tomate, Cebola, Alho-poro, Espinafre, Abóbora, Abobrinha, Quiabo, Abóbora-moranga, Nabo, Abacate, Broto de bambu, Vagem de ervilha de neve, Chucrute, Couve, Folhas de dente-de-leão, Brócolis, Abóbora-espaguete, Raiz de aipo.

TIRA-GOSTOS E ANTEPASTO:
Galantina, Baken-ets com queijo, queijo tipo parmesã, Coxinhas de galinha, Ovos à la diable, Almôndegas, Patê, Sardinha, Salsichas tipo coquetel, Camarão. Água, Água mineral, Café ou chá descafeínado A cafeína não é permitida, Diet Soda, Chá gelado com adoçante, Os produtos de soda-laranja naturais e artificiais contêm um pouco de carboidrato e podem ser uma de suas opções para uns poucos gramas, Chá de ervas, (mas não cevada, tâmara, figo, açúcar), Bebidas à base de grãos (isto é, imitação, substituto do café), não permitidas, Crystal Light ou outro tipo de pó sem, carboidrato para bebidas com sabor de frutas, Creme de leite.

GORDURAS E ÓLEOS:
São permitidos todos os óleos vegetais.
A manteiga é permitida; a margarina, não. A maionese é permitida, a menos que você tenha alergia a leveduras. A gordura contida na carne ou nas aves é permitida.
Para tempero de salada, use o óleo desejado e vinagre, suco de limão e especiarias. Queijo ralado, ovos picados, bacon e torresmo de porco podem ser acrescentados.